Contabilizando as perdas

Medical car
O carro-médico precisou trabalhar nesse final de semana

O primeiro final de semana de junho não foi uma data muito boa para o automobilismo. Como a F1 não foi à pista, uma série de categorias aproveitou para disputar suas etapas e dar prosseguimento aos respectivos calendários.

O problema é que, coincidentemente, as etapas foram marcadas por alguns acidentes graves. Richie Stanaway, Victor Franzoni, Geraldo Piquet e Guillaume Moreau deixaram as pistas amparados pelo carro-médico e passaram a conviver com uma nova rotina: a do hospital.

Aos poucos, a situação desses pilotos vai ficando mais clara. Em alguns casos, a batida não passou apenas de um susto, mas em outros será um momento de reavaliar a carreira.

Geraldo Piquet:

O brasiliense foi protagonista de um dos acidentes mais espetaculares da F-Truck nos últimos anos. Na última etapa, em Goiânia, o piloto acabou tocando em José Maria Reis, e o caminhão Mercedes capotou em seguida.

Para piorar, a direção de prova não acionou o safety-truck, e o resgate de Piquet foi feito com os demais caminhões em ritmo de corrida. Ou seja, qualquer um que errasse no mesmo ponto poderia fazer um strike de médicos, fiscais e piloto.

O lado bom é que Geraldo não deve ter problemas na recuperação e deve estar de volta na etapa de Interlagos, marcada para o dia 8 de julho.

Victor Franzoni:

O piloto mais jovem a vencer uma corrida top no Brasil, Franzoni não fez uma boa estreia na F-Renault Europeia. Competindo na chuva, em Spa-Francorchamps, o piloto não viu Dan De Zille rodar logo à frente e acabou catapultado pelo adversário. Na aterrissagem, ainda acertou Norman Nato e Stefan Wackenbauer.

O vídeo da batida mostra uma das piores cenas do automobilismo, que um piloto se contorcendo de dor dentro do carro. Apesar da imagem triste, Franzoni não sofreu fraturas e anunciou que apenas a perna está inchada. Assim, ele deve passar o mês de junho fazendo fisioterapia.

A próxima etapa da F-Renault Alps (o campeonato em que o brasileiro se dedica de forma integral) acontece apenas no final do mês, nos dias 23 e 24. Assim, Franzoni ainda não informou se vai estar na disputa. Coincidentemente, as corridas serão justamente em Spa-Francorchamps.

Guillaume Moreau
Guillaume Moreau está fora das 24 Horas de Le Mans em 2012

Guillaume Moreau:

O francês da OAK talvez tenha sido o caso mais grave. Moreau sofreu um forte acidente em Le Mans no dia de treinos coletivos que antecede as atividades oficiais das 24 Horas. Assim que foi resgatados, os médicos constataram que o piloto tinha uma fratura na 12ª vértebra da coluna.

Por causa da lesão, as vértebras seguintes passaram a comprimir a coluna do piloto, que precisou ser operado em emergência, correndo o risco de perder os movimentos das pernas. A operação foi um sucesso, e a equipe médica já informou que o francês reagiu a estímulos nos membros inferiores.

Ainda assim, a recuperação do piloto deve demorar meses e, obviamente, ele está fora das 24 Horas de Le Mans. Franck Montagny entra em seu lugar.

Richie Stanaway:

O último acidentado foi Richie Stanaway, apontado como um dos favoritos ao título da World Series by Renault. A exemplo de Franzoni, o neozelandês de carreira meteórica também se acidentou por causa da chuva em Spa-Francorchamps. Sem ver nada pela frente, o piloto acertou Carlos Huertas e decolou na Les Combes.

Stanaway teve fratura em duas vértebras, mas não tão graves quanto a de Moreau. Assim, a equipe médica acabou decidindo não operar o piloto. Por isso, havia a expectativa que ele se recuperasse a tempo da etapa de Nürburgring, marcada para o dia 30 de junho.

No entanto, o próprio piloto, via Facebook, deu a notícia nesta sexta-feira, dia 8: ele está fora do resto da temporada. A previsão médica é de três a seis meses de recuperação, o que praticamente inviabiliza um retorno ainda em 2012.

Se tudo der certo, eu não ficaria surpreso em ver o piloto de apenas 20 competindo em torneios de inverno, no final do ano, para recuperar a forma física e os reflexos. Agora, resta saber o quanto o acidente vai prejudicar o desenvolvimento e a carreira do protegido da Lotus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s