
Quando a Nascar anunciou no início do ano que iria fazer um oval temporário na reta oposta de Daytona para as competições da Speedweek, o primeiro questionamento, claro, era saber como iriam fazer para montar a pista por lá, já que há um lago nessa parte do autódromo.
Embora talvez alguém tivesse esperança de uma corrida com carros anfíbios, obviamente não é isso que vai acontecer. Nesta quinta-feira, dia 31, a Nascar deu mais detalhes sobre a pista.
Já se sabia que o oval ia ter 0,4 milha, mas agora o formato do traçado foi finalmente revelado. Trata-se de um grampo, parecido com a pista de Martinsville, que não é lá muito maior. Outra novidade é o uso do restante da reta oposta como área de boxes.
Talvez você esteja se perguntando por que a Nascar decidiu fazer um oval curto dentro da pista de Daytona. Eles não pretendem que as próximas 500 Milhas sejam disputadas por lá. Na verdade, o novo oval vai sediar o que está sendo chamado de UNOH Battle at the Beach. Embora o nome sugira, também não se trata de uma corrida de Fiat Uno em Daytona. UNOH é a Universidade do Norte de Ohio, então se um dia você estiver em dúvida sobre onde fazer a graduação, você pode considerar a UNOH, assim como Harvard, USP, UFRJ…
Ok, piada à parte, a Battle of the Beach é um evento criado pela própria a Nascar para integrar as demais categorias – Nascar East/West, Modifieds e Late Models – às semanas que antecedem a Daytona 500 e já contavam com Arca, Nationwide e Truck Series, além do próprio evento principal.
A corrida, na realidade, surgiu para substituir o antigo Toyota All-Star Showdown, que era disputado na pista de Irwindale, na Califórnia, e reunia os pilotos desses campeonatos menores. Em 2011, o evento da Toyota foi bruscamente cancelado e coincidentemente – ou não – a Battle of the Beach foi anunciada em seguida.


A BoB será composta por três corridas. Uma de Late Models, outra de Modified, além do evento principal, com os carros da Nascar East/West. Assim como o Toyota Showdown, não é todo mundo que vai participar da competição. É preciso cumprir alguns requisitos para se classificar.
Para começar, todos os vencedores de corridas na Nascar East, West, Modified e Southern Modified estão garantidos, assim como os campeões dessas categorias. É claro que você imagina que o campeão de um desses certames tenha vencido ao menos uma vez para conquistar a taça, mas com o filho do Matt Kenseth fazendo carreira, é cogitar o contrário.
Os dez primeiros colocados no ranking americano da Nascar All American – Late Models – também estão garantidos. Por fim, os campões da Nascar do Canadá, México e Europa também tem participação assegurada. Eles só precisam escolher em qual das três corridas (Late Models, Modifieds ou East/West) desejam correr.
As demais vagas serão definidas por corridas preliminares e treinos classificatórios. Nada muito diferente para quem já estava acostumado com o Toyota Showdown.
A Nascar até criou uma página bonitinha para mostrar os pilotos que já garantiram vaga no evento – para ver basta clicar aqui. Falando apenas do evento principal, da Nascar East/West, não há muitas dúvidas que a expectativa será por um confronto entre Dylan Kwasniewski (imagina se ele chegar às categorias maiores e tivermos que escrever o nome dele sempre) e Chase Elliott. Ambos têm apenas 16 anos e são os líderes da West e da East, respectivamente. Além deles, o outro nome de peso aguardado é o de Ryan Blaney, que ainda não garantiu classificação.
E também sempre tem a possibilidade de algum piloto desconhecido aparecer e roubar a cena. Quem não se lembra da atuação de Sergio Peña no Showdown de três anos atrás, quando o então desconhecido piloto quase tirou a vitória de Joey Logano?
No final, vai ser sensacional ver como uma pista dentro de uma pista se comporta, ainda mais com um traçado estilo Martinsville, as confusões devem acontecer.
E ainda podemos colocar o Pietro Fittipaldi na conta. Aliás, como anda o desempenho dele este ano nos Late Models?
CurtirCurtir