A frustração de Sebastian Vettel com o GP da Espanha

Sebastian Vettel
A falta de uma performance dominante na F1 parece começar a incomodar Sebastian Vettel, que tem procurado desculpas para justificar os erros dele e principalmente da Red Bull

Sebastian Vettel tem surpreendido na hora de dar entrevistas em 2012. Talvez a falta de vitórias e as incertezas quanto ao tricampeonato estejam incomodando o piloto da Red Bull.

Primeiro, no Bahrein, o alemão havia dito que ir ao país asiático – movido por uma guerra civil de cunho principalmente religioso – não é diferente de vir ao Brasil, por exemplo, onde por mais que haja problemas de segurança pública, exército nas ruas, prisões arbitrárias, emboscadas e bombas não fazem parte da nossa rotina.

Depois, nesta quarta-feira, em Mônaco, o alemão voltou a derrapar na hora de dar algumas declarações. Em uma entrevista, o germânico afirmou que não consegue entender o problema da Red Bull, pois em algumas provas o carro é dominante – como aconteceu no Bahrein – e em outras sequer consegue chegar no pódio, que foi caso na última etapa no GP da Espanha.

Para tentar justificar o desempenho, Vettel disse que a Red Bull, em Barcelona, começou muito bem o final de semana, mas viu as outras equipes melhorarem surpreendentemente para o treino classificatório. Isso é verdade. O bicampeão terminou os dois treinos livres da sexta-feira na segunda colocação e foi o mais veloz no sábado, poucas horas antes da definição do grid de largada.

O que o piloto esquece é que as outras equipes não deram um pulo mágico na classificação. Os seus adversários fizeram apenas o que parece óbvio: deram a volta mais rápida possível no momento de definição do grid de largada.

Aliás, essa parece uma tática bastante inteligente para falar a verdade. Em cinco corridas até o momento neste ano, em três o vencedor largou da pole-position. Nas outras duas, Jenson Button saiu em segundo para superar o companheiro de equipe, Lewis Hamilton, e triunfar na Austrália, enquanto a intempérie na Malásia mudou toda a ordem da corrida e deu a vitória a Fernando Alonso, que havia sido o nono no grid. Assim, não é absurdo falar que em condições normais o vencedor largou sempre na primeira fila.

E o que isso tem a ver com Vettel? É que ele não treinou na Espanha. Naquela frescura que as equipes têm, a Red Bull optou por não participar do Q3 no circuito catalão para poder escolher com qual tipo de pneu iriam começar o GP. Assim, o alemão foi obrigado a largar na sétima posição.

Obviamente, em uma temporada como a de 2012, em que a distância do primeiro colocado para os demais concorrentes pela vitória está cada vez menor – em que não há uma equipe dominante – não me parece uma boa ideia sair apenas da quarta fila. Sério mesmo que depois de ver Lotus e Sauber (isso para não falar da surpreendente Williams) com ritmo de prova tão bom quanto o das grades equipes, a Red Bull achou mesmo que o germânico conseguiria ultrapassar seis adversários para ficar com a vitória na pista catalã?

Para piorar, o próprio alemão reclamou de largar tão atrás do grid. O piloto disse que por ter saído apenas da sétima posição em momento algum conseguiu brigar pela vitória, tendo chegado ao máximo no quinto lugar. Novamente, isso é verdade, mas foi uma escolha da própria Red Bull. Ninguém impediu que a equipe austríaca participasse do Q3 na Espanha.

Portanto, dá para chegar a duas conclusões. Ou o piloto esqueceu tudo o que aconteceu no treino classificatório e agora está procurando alguma desculpa para justificar a falta de resultados, ou ele está mandando uma mensagem para o próprio comando da Red Bull, via imprensa, de que ele não gostou da tática em Barcelona. Imagino que independentemente da alternativa, ele já está errado.

Embora não tenha se encontrado com as palavras, Vettel obviamente é um dos melhores pilotos do grid. Caso contrário, ele não seria o líder do campeonato. Mas é curioso ver o que acontece em uma equipe grande – e principalmente na capacidade de verbalizar de seus pilotos – que começa a enfrentar um jejum de vitórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s