Pilotando um Camaro de número 42, Adriano Medeiros se tornou o terceiro brasileiro a vencer na Nascar

Depois de Pietro Fittipaldi e Nelsinho Piquet, mais um brasileiro conseguiu a façanha de vencer na Nascar. Neste final de semana, em Brands Hatch, Adriano Medeiros conquistou a vitória na divisão Open da Euro Racecar, a Nascar Europeia.

No início do ano, eu já tinha feito um post aqui no World of Motorsport explicando como é essa Euro Racecar. Basta, apenas, clicar aqui para relembrar. Como o campeonato é, sim, reconhecido pela Nascar e tem o mesmo peso dos certames do México e do Canadá, então o triunfo de Adriano vale como qualquer outro.

Voltando à categoria europeia, cada final de semana é composto por uma rodada dupla de longa duração. Basicamente, metade da prova competem os pilotos da divisão principal –Elite Division – e metade os gentleman drivers da Open Division, onde o brasileiro compete. A classificação e os resultados de cada divisão são contabilizados separadamente.

Assim, Medeiros entrou no carro número 42 que divide com Carole Perrin, saindo na segunda colocação. Duas voltas depois, ele ultrapassou o então líder David Perisset para seguir rumo à bandeira quadriculada. O curioso do triunfo é que essa foi a estreia do brasileiro no certame. O piloto já havia terminado na sexta colocação na prova do sábado, e assim ocupa o 18º lugar na classificação.

Após o bom resultado, Medeiros busca patrocinadores para disputar o restante da temporada do certame. A próxima etapa da Nascar Europeia acontece nos dias 9 e 10 de junho em Spa-Francorchamps. Na divisão principal, as vitórias ficaram com Ander Vilariño e Javier Villa (o mesmo ex-GP2 e que chegou a ser especulado na HRT para esse ano).

Depois de tudo isso, só faço um adendo. Nascar em Spa-Francorchamps? Acho que em poucos anos as equipes da Nationwide devem olhar com atenção para esses pilotos na hora de arrumar alguém para as etapas em circuitos mistos.