
A Indy realizou nesta semana, em Sebring, o primeiro treino coletivo para a temporada 2012 da categoria. Evidentemente, a grande estrela das atividades foi Rubens Barrichello, que teve a rotina acompanhada de perto pelos figurões da categoria.
Só que não era apenas a presença do brasileiro que importava. Na realidade, todo mundo queria ver o desempenho do ex-piloto da Williams. Afinal, até agora, Barrichello havia participado de testes nunca com mais de dez pilotos, mas dessa vez ele teria a oportunidade de andar com casa cheia, já que praticamente todos os pilotos confirmados para 2012 estiveram presentes.
Para os treinos, a Indy propôs um regulamento esquisito. Na segunda e na terça-feira, cerca de metade do grid foi à pista. Esse primeiro grupo foi composto praticamente pelos pilotos da Penske e da Andretti, além de gente como Simona De Silvestro e Simon Pagenaud. Na quarta-feira houve um descanso, com os carros da Indy Lights entrando em ação, enquanto o segundo grupo de competidores tiveram quinta e sexta-feira para testar.
Com isso, Barrichello, Tony Kanaan e os carros da Ganassi ficaram apenas com os dois últimos dias e, portanto, jamais encontraram a pista nas mesmas condições que os rivais de Penske e Andretti.
Mesmo assim, é possível tirar algumas conclusões desse primeiro treino coletivo da Indy em 2012. Levando em conta a melhor volta de cada piloto ao longo dos quatro dias, Barrichello ficou com o quarto melhor tempo. O novo contratado da KV só ficou atrás da dupla principal da Ganassi – Scott Dixon e Dario Franchitti –, além de Helio Castroneves.
O ex-piloto da F1, portanto, superou Will Power, Ryan Briscoe, Graham Rahal e todos os carros da Andretti e da KV. Também foi o melhor estreante, evidentemente.

É natural que com um resultado desses, a expectativa com relação a Barrichello para a temporada aumente. Se havia dúvidas quanto à adaptação do brasileiro à nova categoria, elas foram sanadas nessa semana. Afinal, competindo de igual para igual com todos os grid, o paulista conseguiu estar sempre entre os primeiros colocados.
Talvez a referência mais óbvia para Barrichello, ainda mais por causa desses primeiros resultados, seja Nigel Mansell. O inglês foi o último piloto do grande escalão da F1 a deixar a categoria para correr no mercado norte-americano. Mas para quem já começou a tecer essa comparação é preciso tomar cuidado a alguns fatores.
O primeiro deles é que Barrichello não é Mansell. Os dois certamente estão presentes na história da F1 como alguns dos pilotos mais talentosos da categoria, mas há uma clara diferença de habilidade entre eles. Outro fator é que apenas o inglês conseguiu chegar ao título no certame europeu.
Quando Mansell deixou a F1, ele era o atual campeão da categoria e acertou com a Newman/Haas, que tinha sido o melhor time da Indy nos últimos dois anos. Michael Andretti conquistara o título de 1991 pelo time e perdera o do ano seguinte para Bobby Rahal por causa da inconsistência nos resultados, embora o carro da NH tenha sido superior ao da Rahal.
Barrichello, por sua vez, acertou com uma equipe que ainda busca a primeira vitória na Indy. É lógico que os torcedores do brasileiro querem vê-lo brigando por vitórias e até mesmo pelo título, por que não? Mas falar em taça para um time que jamais venceu me parece um passo muito grande.

A própria KV sabe das suas limitações estruturais. Em 2009, por exemplo, eles só inscreveram um carro na temporada toda, para Mario Moraes. Agora, três anos depois, são três máquinas, para Kanaan, Barrichello e E.J. Viso.
E os dirigentes do time – Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven – reconhecem que a contratação de cada um desses atletas (principalmente os brasileiros) elevou o nível da equipe. Então não é só Barrichello que precisa se adaptar à categoria, os integrantes da equipe também vão precisar se acostumar à pressão de trabalhar em alto nível na luta pela vitória em uma semana sim e em outra também.
Em termos práticos, eles serão obrigados a definir coisas como tática nos boxes e estratégia de combustível em cima da hora, no calor do momento. Na etapa do Anhembi do ano passado, foi uma dessas decisões – errada – que custou uma possível vitória de Takuma Sato. Na ocasião, o japonês vinha na liderança, mas acabou obrigado a fazer o reabastecimento em bandeira verde, enquanto os principais rivais aproveitaram o safety-car.
Além disso, vale lembrar que era o argentino Esteban Guerrieri que estava negociando com a KV para ficar com a terceira vaga. Barrichello apenas apareceu do nada e se tornou uma oportunidade irrecusável para o time americano. Então, os engenheiros e mecânicos que vão trabalhar com o brasileiro não são necessariamente os top de linha contratados para lutar pelo título, mas funcionários de Sato na temporada passada e que imaginavam Guerrieri como piloto.
Isso tudo não quer dizer que Barrichello não possa ser campeão nesse ano de estreia. Ele pode. Mas é preciso ficar claro que será uma tarefa muito mais difícil que a de Mansell, há 19 anos.
P.S.: a soma dos tempos dos treinos da Indy em Sebring você pode ver clicando aqui.
E quanto à equipe, ele não acertou com uma equipe de ponta. Mesmo porque nem Penske nem Ganassi tem lugares vagos. A Andretti já fechou todas suas 3 vagas pra pilotos não-pagantes e pra uma 4ª vaga já tem dois na fila, e mesmo assim só vão correr algumas corridas. De qualquer jeito, a Andretti tem a estrutura de Penske e Ganassi, mas nos últimos anos seus resultados foram fracos. A maior equipe fora do trio de ferro atualmente é a KV. Vi várias corridas ano passado e na maioria eles fizeram corridas boas. Embora Tony Kanaan tenha levado a equipe nas costas, Takuma Sato e Viso fizeram algumas corridas boas, e faziam outras boas antes de baterem. Posso garantir que ano passado a KV não ganhou nenhuma corrida mais por erros estratégicos ou dos pilotos ou falta de sorte do que por incompetência. Aliás, vale lembrar que qualquer equipe da Indy é capaz de ganhar corridas, como quando o Ed Carpenter ganhou uma corrida pela Sarah Fisher em cima do Dario Franchitti e Oriol Serviá no último ano da decadente Newman-Haas teria ganho uma corrida não fosse pela canetada do Barhndat depois do Will Power ter feito gestos obscenos após sair da corrida.
CurtirCurtir
Vale lembrar que Nigel Mansell foi campeão da F1 simplesmente porque tinha um carro perfeito e totalmente controlado eletronicamente. A vantagem técnica era maior do que a da Red Bull. Ele sempre foi como um Lewis Hamilton, veloz, mas estabanado. Na Indy sim, ele se encontrou. Rubinho tem um grande desafio pela frente, mas que não é maior do que os obstáculos que enfrentou pra chegar onde chegou. Ele sobreviveu aos carros capengas da Jordan, à sua demissão da equipe, à falta de estrutura da Stewart, aos jogos de equipe da Ferrari, à sede de ganhar a qualquer custo do Schummacher, aos projetistas meia-boca da Honda, à extinção repentina da equipe e ainda deu a volta (mais rápida) por cima, e agora está provando que sobreviverá à saída pela porta dos fundos da Williams. Toda sorte do mundo a ele. E ao Felipe Massa e o Bruno Senna, eles vão precisar. Em todo caso, se a sorte faltar a um ou aos dois, eles terão em quem se inspirar para darem a volta por cima.
CurtirCurtir
Você tocou num ponto certo , rubinho esqueceu de acertar com a equipe certa por mais que seja tudo novo , não se compara a estrutura da Penske , Ganassi e Andretti . Campeonato eu acho dificl ele ganhar , mas um aprova ou outra e bons desepenhos ele vai ter , imagina so o Rubinho ganhando uma 500 milhas , ia ser foda de mais kkk
CurtirCurtir
Segundo a tabela de tempos anexa, só 3 pilotos estão sendo considerados rookie:
Pagenaud, Simon (R)
Newgarden, Josef (R)
Legge, Katherine (R)
Porque o Barrichello não? só porque passou 19 anos na F1?
CurtirCurtir
Perfeito! A KV está longe de ser a Newman-Haas, temporalmente falando, e as comparações perdem um pouco de sentido. No entanto, os carros com pouco desenvolvimento (todo mundo começando do zero) podem nivelar por baixo o desempenho e Rubinho pode surpreender. Contudo, um staff técnico experiente e grana devem prevalecer e as grandes é quem devem mandar.
CurtirCurtir
quero mais informações sobre o dalara que o rubinho vai pilotar, quais são suas especificações? e resultados?
CurtirCurtir