Guia da Nascar Camping World Truck Series 2012

Nascar Truck Series 2012 preview
Quem levantará essa taça no final de 2012? Nelsinho Piquet? Miguel Paludo? James Buescher? Um novato? Ou um velho veterano?

Chega de campeonato de verão disputado em dois ou três finais de semanas por garotos que ainda tentam se firmar, a temporada 2012 do o automobilismo de verdade começou. A Nascar dá a largada aos grandes certames nesta semana em Daytona.

Para comemorar o retorno das corridas, como já é tradição por aqui, o World of Motorsport faz os guias da temporada 2012 das três principais divisões do turismo americano. Mais uma vez, com a presença de Nelsinho Piquet e de Miguel Paludo, a Truck Series abre a série especial aqui no blog. Nos próximos dois dias, será a vez dos guias da Nationwide e da Sprint Cup para que você saiba tudo sobre as novas temporadas.

Quem acompanha a Nascar Truck Series há algum tempo certamente vai estranhar as mudanças pelas quais a categoria passou. Ao longo dos últimos anos da década passada, o campeonato foi marcado por duelos entres pilotos veteranos, que já estavam na casa dos 50. Ron Hornaday garantiu dois títulos, assim como Todd Bodine. Johnny Benson levantou uma taça e Mike Skinner ficou sempre ali na briga.

Em 2011, no entanto, isso acabou. Os veteranos perderam a batalha e viram surgir uma nova geração de pilotos, que entraram para valer na briga. Na última temporada, Austin Dillon, Johnny Sauter, James Buescher e Timothy Peters desbancaram os clássicos guerreiros e duelaram pelo campeonato até a última prova.

James Buescher
Será que o jejum de vitórias de James Buescher termina em 2012?

A situação deve se manter em 2012. Sauter, Buescher e Peters renovaram com as equipes Thorsport, Turner e Red Horse, respectivamente. E desde já são considerados favoritos para o novo campeonato. Na temporada, os três vão ter boas chances para conseguirem se firmar como grandes nomes do esporte, afinal terão mais oportunidades de brigar pelas vitórias.

Isso porque, até 2011, a Truck Series foi marcada pela presença dos pilotos da Sprint Cup, em particular Kyle Busch e Kevin Harvick. Enquanto Busch foi proibido pelo chefe Joe Gibbs de participar da categoria, o californiano vendeu a equipe depois de engravidar a mulher, DeLana, e optou por focar as atenções apenas na divisão principal, na Cup. Sem os dois na pista, a chance dos demais pilotos se sobressair é muito maior. Para você ter uma ideia, em todas as corridas que Harvick e Busch estiveram presentes na Truck, apenas em três oportunidades um dos dois não foi o vencedor.

Mas nem tudo é perfeito. Em 2012, a categoria vai continuar com a presença dos pilotos da Sprint Cup. Enquanto Brad Keselowski vai estar em dez temporadas pela própria equipe, David Reutimann vai competir em 12  pela RBR – que não tem nada a ver com certo energético. Felizmente, ambos contam com estruturas menores que a Kyle Busch Motorsport e que a Kevin Harvick Inc, então as chances de triunfos são menores.

Se os pilotos da Sprint não estarão presentes em peso, o mesmo não pode ser dito dos antigos veteranos. Com o fechamento da KHI, Ron Hornaday assinou com a equipe do lotérico Joe Denette. Todd Bodine entrou na vaga de Miguel Paludo na Red Horse e Mike Skinner correrá a etapa de Daytona pela Eddie Sharp. Embora o sucesso deles ao longo das carreiras não possa se questionado, o momento do trio passou. Não é por acaso que todos precisaram mudar de equipe – e assinando com times de médios para pequenos – para seguir competido.

Com favoritos e veteranos apresentados, vamos falar a verdade. Embora esses sejam os pilotos com maiores chances de vitória, o duelo que todo mundo quer ver na Truck Series em 2012 é a batalha entre novatos e segundanistas (sophmores). Valorizada, pelo segundo ano seguido a categoria terá um grupo de novatos fortíssimo, de primeiríssima qualidade. Assim, o confronto entre esses jovens pilotos – que não deixam de fazer parte da mesma geração mesmo com a diferença de um ano – é bastante aguardado.

Nelsinho Piquet Nascar Truck Series 2012
Nelsinho Piquet terá equipe nova na Truck Series em 2012. O brasileiro vai competir pela Turner, ao lado de Miguel Paludo e James Buescher

Obviamente, ao menos deste lado do mundo, o grupo dos segundanistas é o favorito, justamente pela presença dos dois brasileiros: Nelsinho Piquet e Miguel Paludo. Curiosamente, dessa vez eles não só fazem parte da mesma geração, mas competem pela mesma equipe. Com o fim da KHI, o ex-piloto da F1 assinou com a Turner para 2012, no final do ano passado. Alguns dias depois, foi a vez de Paludo anunciar a ida para o novo time, depois de enfrentar problemas internos na Red Horse.

Nelsinho e Paludo têm boas chances de vitória, embora o filho do tricampeão leve alguma vantagem, devido às exibições em 2011 – principalmente nos ovais de 1,5 milha. A dupla brasileira, no entanto, terá um duelo dentro da própria casa, afinal, o terceiro piloto da Turner – James Buescher – não só é mais do que favorito ao título, como também genro do dono da equipe. Será que não vai acontecer algum protecionismo?

O grupo dos segundanistas não se resume apenas aos dois brasileiros. Quem também está de volta é Joey Coulter, Novato do Ano de 2011 e que mais uma vez vai competir pela equipe de Richard Childress, maior escuderia e atual campeã do campeonato. O quarto representante dessa geração é Parker Kligerman, que mais uma vez defenderá as cores da Penske. O garoto também vai disputar algumas etapas da Nationwide, pelo vitorioso carro número 22, já se preparando para a mudança de categoria.

Esses quatro pilotos são cercados de grande expectativa. Como nenhum deles venceu em 2011, há um duelo interno para ver qual deles chegará antes ao Victory Lane. Sem Busch e Harvick, as chances – incluindo uma possível vitória brasileira acontecer – são grandes. Da mesma forma, eles também estão bem cotados para surpreender e entrar na briga pelo título.

Os segundanistas, no entanto, vão começar o ano com outra tarefa igualmente importante: colocar os novatos no lugar deles. Afinal, nada pode ser mais desastroso para uma carreira que ser colocando em segundo plano por alguém ainda mais jovem e promissor. Essa é a chamada crise do segundo ano, que o quarteto será obrigado a lidar.

Austin Dillon Ty Dillon
Ty Dillon, irmão mais novo da Austin, pode conquistar o bicampeonato da Truck Series para a família

Em 2012, o grupo dos novatos novamente conta com incríveis 11 representantes. Alguns são megacampeões nas categorias menores, outros ainda estão em busca de reconhecimento e de uma possibilidade de seguir carreira na Nascar. Entre eles, um nome chama a atenção: Ty Dillon. O novo piloto do truck número 3 é neto de Richard Childress e irmão menor do atual campeão, Austin Dillon. Quem acompanhou os irmãos nas categorias menores não tem dúvidas na hora de cravar Ty como o mais talentoso. O garoto foi campeão da ARCA em 2011 e tentará bater os recordes estabelecidos por Austin, quando estreou na Truck Series há duas temporadas.

Outro campeão na categoria é Max Gresham, que venceu a Nascar East em 2011. O piloto assinou com a equipe de Joe Denette, mas além de contar com um equipamento apenas mediano, o garoto ainda não conseguiu emplacar uma boa corrida, nem em algumas provas da Truck no último ano, nem na ARCA.

Sem títulos, mas também bastante prestigiado, Dakoda Armstrong estreia no campeonato. O piloto já fez parte dos programas de desenvolvimento de Ken Schrader e da Penske e agora vai competir pela Thorsport de forma integral, depois de dois anos na ARCA. Cale Gale, que durante muitos anos correu na equipe de Kevin Harvick, principalmente em etapas que o piloto da Sprint não pôde estar presente por conta de compromissos da divisão principal, é o quarto integrante do numeroso grupo de novatos. Agora, com uma oportunidade em tempo integral na equipe de Eddie Sharp, ele quer mostrar que aprendeu tudo.

Paulie Harraka, que fez carreira na Nascar West e foi um dos mais vitoriosos representantes do programa Driver 4 Diversity (uma bolsa dada a atletas vindos de minorias), fechou com a estreante equipe Wauters e mesmo muito promissor deverá enfrentar todos os problemas de um time com baixo orçamento.

O grupo de 11 novatos ainda conta com Jeb Burton (filho de Ward e sobrinho de Jeff Burton), Ross Chastain (com o patrocínio das melancias), Dusty Davis (que fez algumas boas provas em 2011), John King, Bryan Silas, JR Fitzpatrick (um promissor canadense, que fez algumas etapas da Nationwide) e Caleb Holman. O último integrante é John Wes Townley, que não participará das primeiras etapas, pois foi suspenso pela equipe RAB ao ser preso dirigindo embriagado. Ele será substituído por Travis Kvapil – que já foi campeão da categoria – em Daytona.

Para encerrar, dois outros pilotos merecem destaque: Matt Crafton e Jason Leffler. Crafton deveria ser considerado um dos favoritos ao título. O americano esteve na briga pela taça nos últimos anos, mas a falta de vitórias fez com que o tempo passasse e a consagração não chegasse. A dúvida é se o piloto ainda tem condições de seguir na briga pela taça ou se, assim como Bodine e Skinner, a época dele já passou.

Leffler, por sua vez, vai correr pela equipe de Kyle Busch. A princípio, o novo contratado não vai disputar a temporada completa, mas a situação pode mudar caso ele esteja na briga pelo título. O americano tem um currículo longo com passagens por Sprint e Nationwide, mas foram poucas as vitórias ao longo da carreira. Carro favorito Leffler terá, mas a dúvida é se ele vai conseguir manter o bom desempenho de Busch no equipamento ou se vai ficar para trás.

P.S.: antes que eu termine, vamos à parte burocrática. Se você quiser ver todos os pilotos confirmados, clique aqui. Para as especificações técnicas da Truck Series, aqui é o seu lugar. Já para o calendário da temporada 2012, clique aqui.

P.S.2: para ver o guia da Nationwide em 2012, basta clicar aqui. O guia da Nascar Sprint Cup 2012 está aqui.

Um comentário sobre “Guia da Nascar Camping World Truck Series 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s