Felipe Nasr na GP2 2012

Felipe Nasr GP2 2012 Dams
No final, a ida de Felipe Nasr para a GP2 é uma boa. Aliás, viram os patrocínios novos do rapaz? Eike, Banco do Brasil, Governo... nada mal hein?

O mistério enfim acabou. Nesta quarta-feira, dia 15, Felipe Nasr anunciou para o Brasil todo, com direito à matéria no Jornal Nacional, que vai disputar a temporada 2012 da GP2 pela equipe francesa Dams, a mesma pela qual Romain Grosjean conquistou o título na temporada anterior.

Até então, o brasileiro vinha mantendo um suspense sobre onde iria correr, embora muitas vezes tivesse admitido que a preferência era tomar parte da World Series by Renault. Apesar disso, com a chegada de investidores de peso, Nasr conseguiu fechar o orçamento necessário para competir na categoria de acesso direto da F1.

O brasiliense, que passou boa parte da temporada 2011 com o carro na F3 sem qualquer adesivo de patrocinador, já exibe no site oficial os logos das empresas de Eike Batista e do Banco do Brasil.

No final das contas, a ida do brasileiro para a GP2 até que pode dar certo. Em primeiro lugar, Nasr já afirmou que o objetivo é chegar à F1 em 2014, portanto ele cogita disputar duas temporadas no campeonato de acesso. Ou seja, esse ano ele chega para aprender e, no próximo, competirá para valer.

A estratégia é boa e vem num timing muito bom. Até o momento, levando em conta os pilotos já confirmados, o grid da categoria parece ser um dos mais fracos dos últimos anos, com garotos de qualidade questionável assumindo as vagas nas principais equipes. Dessa forma, chamar a atenção no primeiro ano não parece uma tarefa tão difícil para Nasr. Com tantos adversários menos habilidosos, o brasiliense tem boas chances de terminar constantemente na zona de pontos. Assim, no ano que vem, ele pode se transferir para uma equipe maior e lutar para conquistar o caneco.

Outro ponto positivo é ter se afastado da World Series by Renault. É bem verdade que o grid da categoria rival parece muito mais forte para 2012, principalmente com gente como Robin Frijns, Kevin Korjus e Jules Bianchi já confirmados. Ficar longe da atenção pode ser uma boa para evitar a pressão extra por resultados. E não falo aqui da cobrança em cima do brasileiro, mas de todos os pilotos, no geral. Afinal, quanto mais pressionados, maior o risco de errarem.

Se envolver em uma série de acidentes no primeiro ano em um campeonato – com acesso tão restrito à F1 como é a World Series – é uma das piores coisas que pode acontecer a um jovem piloto, especialmente um tão em evidência quanto Felipe, independe de quem for a culpa das batidas. Nessas circunstâncias, a chance de queimar a carreira é muito grande e é uma tarefa muito árdua – Romain Grosjean que o diga – reconstruir uma boa imagem perante às equipes da F1.

Dams GP2
Felipe Nasr será o substituto de Pal Varhaug em 2012. E essa é a máquina que o norueguês usou no ano passado

Por outro lado, a GP2 também traz algumas armadilhas para o brasileiro. Nasr assinou com a Dams, onde substitui o norueguês Pal Varhaug. A antiga vaga de Grosjean foi ocupada pelo italiano Davide Valsecchi, que já havia sido anunciado, e isso precisa ficar claro. Aliás, em 2011, todos os pontos da equipe foram marcados pelo francês. Será que os dois pilotos tinham equipamento igual na época e a diferença foi apenas a habilidade de cada um? Difícil dizer.

Ainda falando sobre Valsecchi, o italiano é bom piloto e é o favorito ao título da temporada 2012 da GP2, justamente pela experiência que tem na categoria. Davide estreou no campeonato em 2008, pela Durango. A efeito de comparação, Nasr disputou a primeira corrida da carreira nos monopostos no final daquele mesmo ano, na F-BMW Americas. Ou seja, o europeu tem mais tempo na GP2 do que o brasileiro fora do kart.

A consequência disso é óbvia. Enquanto Nasr vai ter que se adaptar ao carro, às pistas, à equipe e à categoria, o italiano já conhece tudo e mais um pouco. Tomar tempo nesse momento, não é o fim do mundo para Felipe. Só não pode cometer erros bobos na pista.

Valsecchi, aliás, tem um desempenho muito bom contra brasileiros na GP2. Foi companheiro de Alberto Valério, em 2008, e de Luiz Razia, na temporada passada. Sempre terminou na frente e com direito a vitórias. O italiano, no entanto, é um piloto bastante irregular. Costuma começar bem a temporada e terminar tremendamente apagado. É por isso que ele está na categoria faz tempo e jamais foi cogitado na F1.

O grande problema para Nasr nesse caso é acontecer o mesmo que aconteceu com Razia, em 2010. Na ocasião, o baiano assinou com a Rapax, onde foi companheiro de Pastor Maldonado. Embora não tivesse feito uma temporada tão ruim, Luiz ficou bastante apagado justamente pelos excelentes resultados do parceiro, que conquistaria o título. Cabe a Nasr não deixar que Valsecchi se destaque tanto, ou então consiga ter seus momentos de brilho mesmo em uma eventual conquista do italiano.

Eu não acredito em título de Felipe Nasr em 2012, mas acho que será possível vê-lo brigando pelas vitórias, principalmente a partir da segunda metade da temporada. Caso isso aconteça, ele se coloca em uma boa posição para o mercado de pilotos de 2013, visto a fragilidade dos planteis das principais equipes da categoria.

Para encerrar, um detalhe curioso. Lucas Foresti também foi anunciado como piloto da Dams nesta quarta-feira. Ele, porém, vai competir pela equipe francesa na World Series by Renault. Nasr e Foresti, portanto, voltam a ser companheiros de equipe mesmo que em equipes difrentes. Você sabe dizer quando, onde e qual equipe eles haviam dividido anteriormente?

17 comentários sobre “Felipe Nasr na GP2 2012

  1. Prezados Amir, Samir, Munir e toda a família NASR,

    Parabéns por todo o sucesso alcançado pelo Felipinho, pois todos foram e continuam sendo importantes na carreira deste brilhante piloto!!
    Para mim, independentemente das questões automobilísticas, vocês são um exemplo de pessoas bem resolvidas e formam uma família bem estruturada e coesa! Isto, com certeza, também cooperou para os resultados do Felipe…!!

    Que Deus continue abençoando vocês e que realmente o Felipe Nasr possa chegar e brilhar na F1, pois talento sabemos que ele tem !!

    Grande abraço,

    Marco Antônio Rodrigues da Cunha Jr.
    Brasília – DF

    Curtir

  2. podem falar o que quiserem , mais prestem a atenção no que eu vou falar ,, marquem bem a data de hoje 23 de fevereiro de 2012… o próximo brasileiro campeão mundial de formula 1 sera esse felipe nasr , então meus amigos não se iludem com esse fraco felipe massa e o inesperiente bruno senna pois se ele tivesse a metade do talento do tio poderiamos ter alguma esperança por isso digo a vcs fanaticos por velocidades como eu esse cara é o proximo brasileiro campeão da formula 1 esperem pra ver o cara é foda

    Curtir

    1. Fernando,Acho que Voce Nao deveria apostar nisso,pois ele Nasr save os que e um piloto mediano que sempre andou porque estava no melhor carro!
      Temos o Razia,Cesar Ramos e outros com muito mais talento.
      Abs

      Curtir

    2. Fernando,como disse voçe não deveria apostar…no Nasr todas as sua fichas!!!

      Voçe viu o resultado do treino hoje na GP2?

      Valsechi P1 na DAMS,Nasr P22 na DAMs.

      Muito ruim não e mesmo.

      O Razia ja foi melhor.

      Mas tudo bem,cada e dono do seu dinheiro e sabe onde apostar não e mesmo.

      Abs,

      Celso

      Curtir

  3. O pai do NASR deve ser milhonario pois teve mais dinheiro ue a MCLAREN e os donos da GOL para colocar o filho no carro 31 . O NASR deve ser o novo SENNA , pois com 13 anos ja andava de F-RANAELT e F-3 .

    Curtir

  4. Acredito que o Felipe Nasr tá no caminho certo,nós todos sabemos que chegar na GP2 não é nada fácil,e ainda mais numa equipe como a Dams,isso já é um bom caminho andado.Claro ele vai ter que mostrar resultados nas temporadas de 2012/2013,pra entrar na F1 por uma boa equipe(ou seja,que não seja a Hispania ou a Marrusia).Acredito que o cara têm um bom futuro,e já mostrou que é muito bom em outras categorias,e têm bons patrocinadores,acredito que ele têm futuro e irá pra a F1.Só espero que o destino não seja tão cruel,como foi com o Razia,Di Grassi e Piquet.

    Curtir

  5. Acho que o Nasr mesmo com a melhor equipe do campeonato a Dams e atual campea da Gp2,e agora cheio de novos patrocinadores nao ira dar Conta do recado!
    Na BMW num grid cheio de criancas inexperientes e ele com 20.000km rodados em Brasilia treinando num F Renault e F 3 da equipe Nasr foi muito facil vencer no meio de tanta crianca,no BF3 foi so a Carlin dar carro igual ao dos companheiros de equipe apos ele ter vencido campeonato que ele nao andou mais nada…
    Acho que mesmo a GP2 desse ano ter o grid mais fraco de qualidade de pilotos ele nao ira bem.
    Torco para estar errado,so resta agora esperar para ver.
    Abs
    Celso Andrade

    Curtir

    1. Celso, olá! Agradeço muito o comentário aqui no blog. Fico feliz em ver as pessoas debatendo o que eu escrevo.

      Só que eu não concordo com você. Não é a primeira vez que eu ouço esse argumento de que o Nasr passou 2009 inteiro treinando por isso ele começou tão em vantagem no início da carreira. Então eu já tive tempo para pensar sobre e tenho uma opinião sobre isso.

      Ele passou o ano todo treinando. Isso é verdade. Mas do jeito que você fala, parece que todos os outros 19 pilotos da F-BMW cruzaram os braços e assistiram ao brasileiro treinar. Isso é mentira. Todo mundo ali treinou mais ou menos a mesma coisa que o Nasr quando fez a transição do kart para os monopostos. Por exemplo, imagina se a Red Bull não ia preparar toda a transição do Daniel Juncadella? Quem não testou, ou foi por preguiça, ou por falta de dinheiro. Treinar faz parte do desenvolvimento do piloto.
      E isso acontece até hoje. Você acha que Nyck De Vries conquistou o bicampeonato mundial de kart no ano passado e agora está sentadinho na casa dele ou na sede da McLaren esperando o próximo treino coletivo da F-Renault? Claro que não. Está testando. Aqui no Brasil isso também acontece, Felipe Fraga, que um menino badaladinho que tem, também testou com o carro da F3 o ano ano. Olin Galli participou de treinos em Campo Grande com um carro da F-Renault faz duas semanas. Tá tudo mundo treinando. Nasr não fez nada diferente do que acontece no automobilismo mundial.

      Eu também não entendi o que você chama de criança no grid da F-BMW. Você fala de pilotos menos experientes? Em 2009, tinha gente indo para o segundo ano na categoria. Os novatos, por outro lado, também tinham quilometragem parecida em teste. Ou você está dizendo de idade? Nasr estreou no campeonato aos 16 nos. Juncadella já tinha 17 e Michael Christensen, 18.

      Sinceramente, eu acho que você ouviu esse argumento dos treinos de alguém que conhece um poquinho mais de automobilismo, mas que tenta justificar o fracasso de outros pilotos ao tentar mostrar como Nasr era privilegiado perto deles, o que não é verdade.

      Curtir

      1. Felipe.
        O que eu quis dizer sobre treinar,nao me referi a um unico treino,nem a um unico ano, mas sim durante 3 anos antes de estrear na BMW como estreante…,o que certamente ninguem fez!
        No BF3 e so ler as declaracoes do Magnusem,Huertas e outros do time Carlin,onde o favoritismo da equipe ao piloto que senta no carro 31 e evidente no pit lane…foi assim com o Ricciardo,Verne e por ultimo com o Nasr e no futuro com o Fantim…
        E do tipo do contrato que pagou,sentou no carro 31,levou o titulo!
        Sao os fatos,meu caro amigo Felipe Giacomelli,isso ninguem pode negar.
        Sou brasileiro e Torco por todos eles imparcialmente.
        Grande abraco,
        Celso.

        Curtir

  6. Depois reveja seus comentarios sobre o felipe. Anda falando muita coisa errada sobre ele.
    Resposta da sua pergunta:
    Dibo Racing ainda no Kart ate 2008
    Amir Nasr Racing na estreia dos dois no GP do brasil, participando como convidados na Formula BMW Americana em 2008

    Curtir

  7. Felipe, você não acha que seu xará perdeu uma ótima oportundidade ao não assinar com a Red Bull na época da F-BMW? Se hoje estivesse no Junior Team da equipe dos energéticos o Nasr seria um dos próximos na linha sucessória da Toro Rosso. Além do fato de que, ao estar ligado à equipes de F1, é mais fácil conseguir vagas nos poucos testes que acontecem ou participações nos treinos de sexta, que são umas das poucas formas para um piloto em formação ganhar experiencia na F1.

    Curtir

    1. Nao acredito que seria uma boa coisa. A Red Bull tem muitos pilotos, tanto que ela não sabe quem colocar na F1, e Red Bull é ilusão….

      Curtir

  8. Felipe Nasr e Lucas Foresti, correram a vida inteira na mesma equipe de kart, Dibo Kart Racing, que por sinal pertence ao meu pai. E correram na equipe do pai e do tio de Felipe Nasr a Amir Nasr Racing, na FBMW Americas e treinaram de F3 e F. Renault juntos. Acompanhei a carreira dos dois, desde a primeira vez que sentaram em um kart, os dois tem grande talento. Destaco no Lucas sua capacidade de adaptação e é um piloto extremamente arrojado e agressivo, já no Felipe sempre foi um piloto muito consciente, centrado, oportunista e muito rápido. Acredito no sucesso dos dois pilotos nesse ano 2012, como aprendizagem e acredito sim pódios e vitorias de ambas partes. #GOGO NASR FORESTI.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s