Profissão: jogador de videogame

Playstation
Kart? Que nada, começar a carreira jogando videogame é o que há

Uma dúvida muito comum para garotos e garotas no mundo todo – e alguns mais crescidinhos também – é o que precisam fazer para se tornar pilotos profissionais. Afinal, deve ser difícil ter 12 anos de idade, nunca ter dirigido e ir pedir alguns milhões de euros para os pais para tentar fazer uma carreira na Europa.

Geralmente, todo piloto começa do mesmo lugar, no kart.  Mas isso é besteira e não serve para nada. Um bom jeito de iniciar a carreira é jogando videogame, principalmente o jogo Gran Turismo, de Playstation 3.

Ok, não estou falando sério. O melhor jeito para qualquer garoto realmente é o kart, mas alguns executivos da Sony e da Nissan resolveram se juntar para mudar um pouco as coisas e, assim, em 2008 a Playstation GT Academy foi lançada.

Jann Marderborough
Enquanto os pilotos 'comuns' gastam milhões de euros na carreira, nosso amigo Jann Marderborough passa o tempo jogando videogame

A ideia dessa programa é bem simples. Todo mundo que se inscrever para participar de um evento on-line no Gran Turismo está participando. No jogo, é a velha corrida contra o relógio. Controlando um carro da Nissan, os 20 jogadores que fizerem as voltas mais rápidas em uma determinada pista estão classificados para a fase seguinte. Fácil, não?

Esses garotos, então, são levados a Silverstone, onde têm o primeiro contato com um carro de verdade e passam a ser orientados por pilotos reais. No final de uma maratona de treinos, videogame e competições, alguém leva a taça, a bolsa e a vaga no programa. Em quatro anos, a Playstation Academy já premio quatro garotos: Lucas Ordoñez, Jordan Tresson, Bryan Heitkotter e Jann Mardenborough. Todos tinham menos de 25 anos na época que conquistaram a chance de participar da GT Academy.

Com o programa já relativamente estabelecido, a grande dúvida é se um garoto que começou a carreira no Playstation pode ter bons resultados na pista. A resposta é, sim, ele pode.

Entre os vencedores, Lucas Ordoñez rapidamente se tornou um dos principais nomes da equipe Signatech na Le Mans Series nos últimos anos. O desempenho do espanhol foi tão bom que, para 2012, aos 26 anos, ele foi contratado pela equipe Greaves para dividir um protótipo da Le Mans Series europeia com a família Brundle. Nas corridas normais, o garoto terá Alex como parceiro, enquanto Martin Brundle se junta ao duo nas 24 Horas de Le Mans.

Playstation GT Academy
Os quatro pilotos da Playstation GT Academy, em Dubai: Jordan Tresson, Jann Mardenborough, Bryan Heitkotter e Lucas Ordoñez

Como o trabalho com Ordoñez deu certo, a Signatech resolveu repetir a dose e assinou com Tresson, de 23 anos, para substituir o colega de Playstation. Caçula do grupo, o inglês Jann Mardenborough, de apenas 20 anos, vai competir pela Nissan pela equipe de fábrica na Blancpain Endurance Series, um campeonato de endurance europeu razoavelmente valorizado.

Com os garotos devidamente apresentados, você pode até argumentar que esses anúncios não provam o talento deles. Afinal, eles devem ter contado com um lobby de peso da Sony e principalmente da Nissan para fechar com essas equipes. Verdade. Mas na pista eles têm correspondido bem.

Na metade de janeiro, foram disputadas as 24 Horas de Dubai. A Nissan inscreveu um carro na GT4 para os quatro meninos do programa, sem o auxílio de um piloto experiente. O carro não só terminou a prova intacto como o quarteto subiu ao pódio graças ao terceiro lugar na categoria, mostrando que a transição do virtual para o real é, sim, possível.

Depois de tudo isso, eu só tenho uma dúvida: quando vão lançar a Mario Kart Academy?

P.S.: Jann Marderborough fez um post no blog dele sobre como ele chegou à Playstation Academy. É curtinho, mas até interessante. Você pode clicar aqui para ler. Está em inglês.

Um comentário sobre “Profissão: jogador de videogame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s