O novo Ford Fusion 2013 na Nascar

Nascar Ford Fusion 2013
A Ford apresentenou o novo Ford Fusion que será utilizado na Nascar em 2013. Bonito, mas comum

Em 2013, caso o mundo não acabe até lá, a Nascar vai estrear um novo carro na Sprint Cup, uma espécie de evolução em relação ao carro padrão atual, que já foi chamado de CoT.

A principal modificação será a possibilidade de as montadoras não precisarem seguir um padrão em todos os componentes. Algumas áreas do carro poderão ser personalizadas para dar uma maior identificação de marca para marca. Esse, aliás, já era um pedido antigo das fabricantes para dar aquela alavancada nas vendas.

Assim, toda as janelas laterais do banco de trás e praticamente toda a lateral poderá ser personalizada. Em termos técnicos, são as seguintes áreas: quarter windows, side panels, door sides, quarter panels e fenders. Já a frente do carro, o capô, o assoalho e a região das rodas deverão permanecer padrão para todos. Lembrando que até a temporada de 2012 a única diferença de uma marca para a outra são os adesivos que simulam os faróis e entrada de ar.

Quem saiu na frente na apresentação dos novos modelos foi a Ford. A montadora aproveitou o lançamento do novo Ford Fusion 2013 para lançar apresentar também o carro que irá às pistas da Nascar no ano que vem.

Ford Fusion 2013
A comparação entre o Ford Fusion da Nascar e o carro de rua

Falando sobre o carro de rua, a impressão que fica é que é mais do mesmo. A parte da frente do novo Ford Fusion lembra bastante uma mistura entre o Mitsubishi Lancer com a entrada de ar do Aston Martin Vantage. O restante segue o padrão do mercado, sendo bastante similar ao Honda Civic, que deve ser o concorrente – assim como o Toyota Corolla – ao menos no mercado da América Latina.

Quanto ao carro da Nascar, as mudanças são um pouco mais visíveis. Os adesivos o deixaram muito parecido com o Dodge Charger, embora a frente típica da Dodge dê lugar a um adesivo da entrada de ar do tamanho de uma churrasqueira. No restante, algumas linhas do carro de rua são bastante notáveis nesse processo de diferenciação entre as montadoras.

Na realidade, somente quando as próximas fabicantes apresentarem os novos carros que será possível ver exatamente como vai funcionar a personalização dos modelos de 2013. Até lá, as maiores diferenças são realmente em relação ao CoT. O novo modelo tem uma proporção muito mais parecida às dos carros de rua que o antecessor, principalmente quanto à altura em relação ao solo e a parte traseira.

Abaixo você pode ver as diferenças entre o atual carro da Nascar e o novo modelo:

Nascar CoT x 2013
O esquema de cima é o carro de 2013, enquanto o debaixo é o CoT. Se clicar na imagem para ampliar, melhora um pouco. Um pouco..

No final, acho que a única grande novidade nesse lançamento é a mudança de conceito do Ford Fusion. A primeira geração foi apresentada de uma maneira sóbria, com tons escuros predominantes – lembra aquela propaganda “O novo é lindo”? – e que tinha um público alvo de pessoas sofisticadas com um poder aquisitivo decente.

Com um visual bem mais agressivo, o novo Fusion foi apresentado totalmente branco. Assim, o objetivo da Ford deve ser diminuir a faixa etária do público consumidor.

Quanto ao carro da Nascar, sem poder comparar com as demais montadoras, não tem mudanças significativas. É um carro bonito, como qualquer outro citado neste post.

P.S.: dando uma nova olhada nas fotos, parece que a Nascar tentou dificultar o draftlock – aquele trabalho de parceria nos super-ovais – já que a frente e a traseira do carro não são mais tão simétricas.

2 comentários sobre “O novo Ford Fusion 2013 na Nascar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s