Festival de erros na TRS em Timaru

Bruno Bonifácio
É impressão minha ou o Bruno Bonifácio tava dando uma conferida na grid girl antes da largada?

Depois de enfrentar a tormenta no primeiro final de semana de automobilismo do ano, a Toyota Racing Series chegou à cidade de Timaru para a disputa da segunda rodada da temporada 2012 da competição.

No caso de você não saber o que é a Toyota Racing Series, basta clicar aqui e ver o post que fiz antes do certame começar. Em Timaru, Damon Leitch – que recebeu esse nome porque os pais eram fãs de Damon Hill – chegou como líder do campeonato, seguido pelo compatriota Nick Cassidy e por Josh Hill, filho de Damon, que coisa não?

Dessa vez com sol, os primeiros treinos livres tiveram o próprio Hill, além de Jordan King na frente, mas a equipe Gilles melhorou o desempenho nas últimas atividades, com Hannes Van Asseldonk, Lucas Auer e Bruno Bonifácio em grande fase. O trio levou o bom momento ao treino classificatório, quando Van Asseldonk garantiu a pole-position. Bonifácio, Leitch e Cassidy completaram as duas primeiras filas do grid de largada.

Nick Cassidy
Corrida 1: Nick Cassidy precisou se defender de Damon Leitch e Josh Hill para ficar com a vitória

Apesar de se classificar na primeira fila, o brasileiro Bruno Bonifácio não teve um bom final de semana. Na primeira corrida, ele ficou parado no grid e, para seu alívio, viu os adversários conseguirem desviar sem maiores problemas. Sem o piloto, a briga pela primeira colocação continuou na curva 1, com Leitch, Cassidy e Felix Seralles fazendo a ultrapassagem sobre o pole Hannes Van Asseldonk.

O carro de Bruno, no entanto, forçou a entrada do safety-car. Quando a corrida foi liberada, Cassidy foi fortemente pressionado por Leitch, que não conseguia a ultrapassagem. Um pouco mais atrás, Josh Hill seguia alucinado rumo à ponta. O inglês passou Van Asseldonk e Serralles, colando em Leitch, que precisou adotar uma trajetória defensiva.

Melhor para Cassidy, que pôde ir rumo à bandeira quadriculada. Leitch terminou em segundo e Hill, em terceiro. Serralles e Van Asseldonk completaram o top-5.

Raffaele Marciello
Corrida 2: mesmo sendo piloto da Ferrari, Raffaele Marciello não ficou livre dos erros em Timaru

A segunda corrida da rodada, a principal do fim de semana, foi realizada na manhã de domingo, com a pista secando devido às chuvas que caíram na madrugada neozelandesa. O chamado Timaru Herald Trophy – troféu dado ao vencedor pelo jornal local ‘Timaru Herald’ – teve o mesmo grid de largada da primeira corrida, com Hannes Van Asseldonk e Bruno Bonifácio largando na primeira fila, seguidos por Damon Leitch e Nick Cassidy.

Dessa vez, Bruno se redimiu do erro na primeira corrida, tracionou melhor e assumiu a liderança. Apesar disso, com um melhor desempenho na pista molhada, Van Asseldonk conseguiu retomar o comandologo na terceira volta. Enquanto os companheiros de equipe seguiam nas duas primeiras colocações, Cassidy apostava em uma tática de economia de pneus para se aproximar dos adversários.

Enquanto o neozelandês tirava a diferença para o brasileiro, alguns pilotos se eliminavam da disputa. Chris Vlok e Tanart Sathienthirakul (eu copiei e colei) se acidentaram logo nas primeiras voltas, enquanto Hill e Raffaele Marciello rodaram, mas conseguiram seguir na prova, lá no fim do pelotão.

Na batalha pela liderança, Cassidy conseguiu ultrapassar Bonifácio e Van Asseldonk para assumir a ponta. Com os pneus mais velhos, o holandês tinha um desempenho mais lento que os demais, se tornando presa fácil para o brasileiro. Entretanto, quando foi fazer a ultrapassagem, Bruno se enroscou no adversário e foi parar fora da pista na curva 3 com a asa dianteira danificada.

Sem os dois rivais, Cassidy seguiu tranquilo para receber a bandeira quadriculada pela segunda vez no final de semana. Felix Serralles herdou as posições dos adversários para terminar em segundo, enquanto Jordan King completou o pódio. Bonifácio ainda cruzou a linha de chegada em 12º após o incidente, enquanto Van Asseldonk foi o 14º.

Nick Cassidy
Corrida 3: tudo errado nessa foto. Lembra da grid girl lá do início? Então, ela saiu toda molhada e não foi por conta da chuva. E o patrocinío do Nick Cassidy também não ajuda..

Na terceira corrida, os seis primeiros da prova anterior largaram de acordo com a regra do grid invertido. Assim, o russo Dmitry Suranovich saiu na pole-position, seguido por Damon Leitch e Jono Lester.

A prova em si foi sem maiores emoções. Leitch tomou a ponta de Suranovich logo no início para vencer quase que de ponta a ponta. O russo terminou em segundo, enquanto Cassidy conseguiu fazer três ultrapassagens para finalizar em terceiro. Bonifácio foi o 11º, depois de perder algumas colocações ao longo da prova. O brasileiro, no entanto, foi beneficiado pelas rodadas de Hill, Van Assenldonk e Lucas Auer.

Com duas das cinco rodadas já no passado, Nick Cassidy lidera a temporada 2012 da Toyota Racing Series, com 383 pontos. Damon Leitch aparece em segundo, com 372, e Felix Serralles é o terceiro, mas com apenas 295 pontos. Bonifácio é o décimo, com 196. A classificação completa você pode ver clicando aqui.

Depois dessas duas rodadas, para ser franco, o desempenho do piloto brasileiro é impressionante. Quando saiu a lista de inscritos da TRS, em dezembro, eu achava que Bruno poderia ficar satisfeito, caso conseguisse andar no top-10, deixando para trás os pilotos pagantes e também aqueles que estão vindo do kart. Mas o paulista está andando no ritmo dos líderes. Tanto em Teretonga quanto em Timaru, ele esteve em condições de brigar pelo pódio contra gente como Hannes Van Asseldonk e Lucas Auer que tem muito mais experiência e certamente estão em todas as lista de jovens promissores.

É claro que o brasileiro tem cometido alguns erros, tanto que nas quatro corridas em que esteve em condições de brigar pelo pódio, só conseguiu terminar uma vez entre os três primeiros. Só que isso é um problema geral, salvo Felix Serralles, todo mundo tem errado bastante, então dá para deixar isso passar caso haja uma evolução ao longo das próximas semanas. A terceira rodada da TRS é em Taupo no próximo final de semana, a partir do dia 26 de janeiro.

2 comentários sobre “Festival de erros na TRS em Timaru

  1. Quem não iria dar pelo menos uma olhadinha praquela grid girl do começo do post. Essa TRS só realiza corridas na Nova Zelândia ou eles correm em outros países?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s