O Ano Novo de Lucas Foresti

Lucas Foresti
Pela segunda vez em três anos, Lucas Foresti é o primeiro piloto brasileiro a vencer

Lucas Foresti é um piloto precoce. Não digo no sentido de pular etapas na carreira, mas o brasiliense tem conquistado os melhores resultados logo nos primeiros meses do ano.

Nesta penúltima semana de janeiro, o F3 Brazil Open está sendo disputado em Interlagos, como parte das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo. Foresti, que já havia sido campeão do evento em 2011, voltou à competição com um carro da Cesario e logo se mostrou um forte candidato ao título, andando na frente desde a primeira corrida, ainda na sexta-feira.

Com a vitória na primeira corrida classificatória, Foresti se tornou o primeiro piloto brasileiro a vencer em 2012. Curiosamente, essa é a segunda vez que o brasiliense alcança essa marca. Em 2010 – quando eu comecei a contabilizar as vitórias – ele foi o primeiro atleta nascido por aqui a vencer. Na ocasião, Foresti havia terminado a terceira corrida da etapa de Teretonga da Toyota Racing Series na frente – você pode clicar aqui para relembrar o post que fiz na época.

Agora, quer algo ainda mais curioso? O primeiro piloto brasileiro a vencer em 2011 foi Vinícius Perdigão, no torneio de inverno da USF2000. A corrida foi deveras atípica: era a estreia do brasileiro nos monopostos e em uma prova que os dois carros da Andretti, os favoritos, tiveram problemas de câmbio na mesma volta.

Ao final do pequeno certame da USF2000, Perdigão não disputou mais nenhuma categoria nos monopostos. Assim, não é absurdo considerar essa vitória como um ‘acidente de percurso’, embora o brasileiro tenha todos os méritos de estar no lugar certo e na hora certa para terminar na frente. Então, sabe quem foi o segundo brasileiro a vencer em 2011? Pois é, Lucas Foresti.

E as coisas não param por aí. Ainda em 2010, Lucas competiu na GP3, conquistando o melhor resultado – um segundo lugar – justamente na primeira etapa, em Barcelona. Depois disso, o piloto não pontuou mais.

No ano seguinte, na F3 Inglesa, o piloto alcançou três vitórias ao longo do campeonato. Todas aconteceram nas dez primeiras provas (de um total de 30). Depois disso, o brasiliense só voltaria a subir ao pódio – sempre em segundo – em mais duas oportunidades apenas.

Eu não sei o que Lucas Foresti faz no Natal e Ano Novo, mas ele é o tipo de pessoa que já começa o ano com tudo. Por outro lado, há uma queda brusca no desempenho conforme os meses vão se passando. Pode ser resultado da preparação física, afinal, enquanto ele já está 100% em janeiro, outros pilotos são vão alcançar o auge em abril/maio – no início da temporada europeia –, o que acaba adiantando o desgaste, ou pode ser falta de motivação ao se ver longe da briga pelo título.

Seja lá qual for a causa, Foresti pode encontrar na própria carreira algumas exceções. Ele conquistou a primeira vitória da carreira, em 2009, quando ainda corria na F3 Sul-americana, no mês de novembro, em Campo Grande, na penúltima etapa do campeonato. No ano seguinte, na F3 Inglesa, o primeiro pódio veio na rodada de Silverstone, em agosto, a ante-penúltima.

Não sei quanto a você, mas acho que devemos ficar de olho no desempenho de Foresti nas primeiras etapas da World Series by Renault em 2012. Talvez apenas nas primeiras

7 comentários sobre “O Ano Novo de Lucas Foresti

  1. Bernard,Carlos,vcs falaram que o Nars pulverizou e etc…expliquem para todos entao,o que aconteceu com ele depois que ele ganhou o titulo da F3 que e ele nao andou mais nada!!!
    No pit da F3 dizem que foi porque a equipe Carlin parou de trabalhar so para ele e resolveu dar condicoes iguais para todos,e ai o Nars SUMIU meus caros amigos,essa e a realidade,sei que doi pois sou Brasileiro e torco muito por ele ,mas acho que temos que parar de colocar pressao no garoto que nada mais e que um piloto normal e nao o que voces querem colocar nele.
    Deixem ele seguir o caminho dele e mostrar resultado.

    Curtir

    1. Caro Lúcio, bom dia;

      Resumidamente falando, a “fatura” foi devidamente quitada, e com antecedência e eficiência do NARS e Equipe, uma mente sana não vae colocar em risco a performance de seu piloto, Campeão! os outros pilotos do time precisavam melhorarem no “score final” sua pontuacao, creio q a Equipe pensou nisso,mas é so minha opniao, quanto ao talento do Nars é desnecessario dizer, os resultados por si mostram, me parece q vc nao viu os resultados dele em Daytona este ano??? Vae enfrenar pedreira este ano na GP2, mas tem todas as condicoes de fzr ma excelelnte temporada, lembrado q o companheiro dele na DAMS vae para sua quinta temporada no certame, vamo ver. Valeu

      Curtir

  2. Concordo que ele anda muitooo e pena não termos forte investimento de uma Globo para fazer a carreira dele decolar.
    Mas quem anda mais ainda é o Filipe Nars, pois esse sim ganhou tudo ano passado e competindo com o Lucas.

    Curtir

  3. Nao duvido do talento do Foresti que vem de uma temporada mediana da F3 inglesa com todo gas e precisava mesmo mostrar serviço pra convencer seus patrocinadores a o apoiarem este ano na WS, muito menos de seu treinador no qual admiro muito e sou fã, Pupo Moreno. Mas no que acompanhei pelos noticiários, o baixo indice de competidores, o nível técnico parecia abaixo da media ao da F3 Inglesa, creio que se o Nash estivesse aqui, teria pulverizado todo mundo.Mas to torcendo pelo sucesso do rapaz, mas o titulo deste ano na WS já tem dono. Nash.

    Curtir

  4. Estive em Interlagos nesse final de semana e pude comprovar o quanto esse garoto tem de talento,garra,velocidade e concentração.

    O garoto esta sendo bem treinado pelo seu amigo e ex piloto da F1 Roberto Pupo Moreno.

    Para terem uma ideia a pole dele na quinta feira com um F3 foi de apenas 1.29s378 comparando com a melhor volta durante a corrida do GP Brasil de F1/2011 do time Marusia/VirginF1 pilotado por Timo Glock 1.21s773 a marca dele ficou a apenas 7segundos e 6 decimos de um carro da F1.

    Marca essa que estabeleceu o novo recorde da pista de Interlagos com um F3!!!

    O garoto ganhou tudo,foram 4 corridas de ponta a ponta,não teve para ninguem!!!

    O garoto e FERA quem estava la viu ele fazendo a curva laranjinha dava medo de ver de tanta velocidade e habilidade com o carro.

    Na ultima corrida no domingo,essa então foi muito emocionante pois foram 2 safety car, e duas largadas,ou seja pressão total na final e nada abalou o garoto.

    Quanto a carreira dele que acompanho desde a epoca do kart onde como voçe mesmo disse ganhou tudo de forma meteorica o garoto ja se lançou para um carro da F3 Sul americana/2010 na cat A e la aprendeu a passar marcha num carro e a dirigir….rs,quanta loucura.

    No ano seguinte/2011 a 15 dias de começar o campeonato Ingles da F3 o garoto estreou com a equipe Carlin pela primeira vez tendo 6 carros na equipe onde o 6 carro foi o dele,imaginem o tanto que foi dificil!

    Mesmo assim na ULTIMA etapa do ano em Silverstone subiu no Podium.

    Nesse mesmo ano fez 4 corridas com a mesma equipe no campeonato da GP3 onde ate hoje a sua segunda colocação na corrida de Barcelona foi o melhor resultado da equipe Carlin na GP3.

    Inclusive sendo o melhor resultado de um Brasileiro na Gp3 ate hoje.

    Em 2011 correu pela pequena equipe Fortec que nunca ganhou um titulo da F3 Inglesa.

    Nesse ano foram 10 Podiuns e dos 38 pilotos que correram o BF3 em 2011 Lucas Foresti foi o unico que quebrou recorde de pista e logo na pista mais dificil do PLANETA a de Outhon Park!!!

    Foram 3 podiuns como o melhor piloto do final de semana,Outhon Park,Brands Hacht e NA ULTIMA CORRIDA DO ANO EM SILVERSTONE!!!

    3 Podiuns de primeiro lugar,Outhon Park,Brands Hacht e Sneterdom.

    4 Podiuns de segundo lugar,Monza,Outhon Park,Brans Hacht e Silvestone.

    1 Podium em Macau P7

    8 Lugar no Master Series em Zandvort

    Todos esses resultados em apenas no seu segundo ano na Europa,nada mau não e mesmo,para um garoto de apenas 19 anos e 2 anos na Europa.

    Curtir

    1. Sem dúvidas, você está vendendo o peixe dele e não quero entrar no mérito disso.
      Mas duas coisas me chamam a atenção e gostaria que você me explicasse:
      Por que Oulton é a pista mais difícil do planeta? E como e esse pódio em Macau para o sétimo colocado?

      Curtir

      1. Não se trata de vender o peixe e sim falar o que eu vi em Interlagos durante esse final de semana.

        Sobre a pista de Outhon Park achei esse video on board http://www.youtube.com/watch?v=A8bSBueMV5Y de muitos anos atras,não sei nem quem esta pilotando, mas da para voçe ter uma ideia o tanto que e dificil,com muitas subidas,decidas,pista sem area de escape com grandes arvores em volta da pista.

        Media horaria muito alta!

        Para informação os 10 primeiros colocados dos 30 que largaram em Macau esse ano ganharam trofeu!

        Abs.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s