2012: Gustavo Menezes, entre os Estados Unidos e a Europa

Gustavo Menezes
Gustavo Menezes disputou tanto a Star Mazda quanto a F-Renault Europeia em 2011

O início do ano é a época em que as equipes começam a preparar o plantel para a nova temporada. Um bando de novatos aparece nas tabelas dos treinos coletivos querendo ganhar espaço e garantir uma das vagas para o novo ano.

Nessas horas, quem vê o nome de Gustavo Menezes pode logo pensar que se trata da mais nova revelação brasileira no automobilismo. Ledo engano. Gustavo, de 17 anos, é uma promessa para a próxima temporada, mas o garoto nasceu bem longe do hemisfério sul. Ele, na realidade, é americano, natural da cidade de Coto de Caza, no sul da Califórnia.

Apesar de a família ser de origem brasileira, o piloto é americano e por isso escolheu defender os Estados Unidos nas pistas. Gustavo é, portanto, mais um californiano nos monopostos, seguindo os conterrâneos AJ Allmendinger, Scott Speed e Alexander Rossi.

O garoto, aliás, tem muito em comum com os antecessores. Por exemplo, assim como Allmendinger e Speed, Menezes conta com o apoio da Red Bull desde o kart. Embora não seja um piloto oficial do Red Bull Junior Team, ele tem todo o suporte dos rubro-taurinos da mesma forma que acontece com gente como Stefano Coletti, Robert Wickens e Daniel Abt.

Por conta desse bom número de investidores e patrocinadores, Gustavo Menezes fez a transição do kart para os monopostos em 2011. Ao invés de disputar categorias como a USF2000 e a F-Ford, assim como a maioria dos americanos da mesma idade, o garoto optou por um pulo direto para a Star Mazda, equivalente a uma F3.

Correndo pela Juncos, equipe que havia conquistado o título do ano anterior com Conor Daly, o californiano conquistou apenas um terceiro lugar em Iowa como melhor resultado, finalizando o ano na oitava colocação somente. Pouco perto da expectativa criada antes da temporada, mas compreensível devido à inexperiência do atleta.

Gustavo Menezes
O piloto conta com alguns patrocinadores para seguir a carreira

Enquanto corria no certame americano, para facilitar a adaptação aos monopostos, o piloto assinou com a Interwetten para disputar também a temporada da F-Renault Europeia, onde os resultados foram mais modestos. Apesar de andar no mesmo ritmo dos companheiros de equipe, a melhor posição de chegada foi o 18º posto, na etapa final de Barcelona.

E por ter competido tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, existe uma dúvida sobre onde o garoto vai continuar com a carreira. Embora ele tenha declarado que o objetivo é ser campeão da Indy – assim como das 500 Milhas –, também já falou que o campeonato favorito é a F1, tendo Sebastian Vettel como ídolo e exemplo para a carreira.

Só que esse impasse quanto ao futuro parece ter sido resolvido. No fim do ano passado, Gustavo anunciou que vai competir pelo Team Pelfrey na Star Mazda, em 2012, em busca do título. Por outro lado, o piloto, no entanto, não informou se também vai seguir na Europa competindo sempre que possível nos dois continentes.

Sendo o próximo nome de uma promissora geração de pilotos americanos que está cada vez mais inserida no mercado europeu do esporte a motor, Gustavo Menezes terá em 2012 um ano decisivo. Não podendo se esconder mais na desculpa de que ainda está se adaptando aos monopostos por conta da precoce saída dos karts, o americano precisará brigar por vitórias e títulos se quiser justificar o investimento feito pela Red Bull.

A tarefa, no entanto, não será fácil, já que Gustavo será obrgado a vencer gente como Zach Veach e Sage Karam, da Andretti, que dominaram os treinos da pós-temporada de 2011.

Para ler os demais textos da série Promessas de 2012, que aponta os jovens pilotos que terão um ano decisivo na próxima temporada, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s