A Indy invade a USAC

Bryan Clauson
Bryan Clauson se tornou o novo queridinho da organização da Indy

Quando a Indy começou a se reestruturar, há dois anos, ainda antes da chegada de Randy Bernard, uma das medidas tomadas pela categoria foi criar uma bolsa para o campeão da USAC competir na Indy Lights.

O objetivo era revelar o novo Sam Hornish Jr, afinal, os americanos estavam perdendo para os adversários não só nos circuitos mistos, mas também nos ovais, onde em tese deveriam dominar.

O primeiro – e único – ganhador do prêmio até agora foi Bryan Clauson. Com experiência de já ter participado da Nascar, o piloto de apenas 22 anos venceu a USAC em 2010 e ganhou o direito de competir na Indy Lights no ano seguinte. Clauson dividiu um dos carros da Sam Schmidt com Conor Daly, conquistou uma pole-position e a terceira colocação em Iowa como melhor resultado.

Enquanto competia na Indy Lights, o americano também disputou a USAC, onde voltou a ser campeão, ganhando novamente a bolsa para competir nos monopostos.

Só que ao mesmo tempo, a presença dos ovais na Indy passou a ser questionada desde o acidente fatal de Dan Wheldon, em Las Vegas. Por conta disso, o calendário da categoria de 2012 só terá quatro etapas nesse tipo de pista: Indianápolis, Iowa, Texas e Auto Club. Na Indy Lights, por sua vez, serão apenas três, com a corrida de Fort Worth não acontecendo.

Ou seja, a bolsa ganha por Clauson diminuiu. Se na última temporada ele disputou seis etapas da categoria de acesso, na próxima só poderá correr na metade.

Mas ao invés de esquecer o garoto, Randy Bernard anunciou que a bolsa dada ao piloto será usada para disputar as 500 Milhas de Indianápolis em 2012. O que parece bastante justo, já que, com cada vez menos provas em ovais na Indy, passou a não fazer sentido revelar um piloto somente para esse tipo de circuito.

Até aí, tudo bem. O curioso da história é que a Indy resolveu continuar investindo em Clauson. Não sei se é para compensar a diminuição da bolsa ou para gerar interesse dos pilotos da USAC pela categoria, mas a Indy anunciou que vai patrocinar Clauson na disputa do Chili Bowl, uma tradicional prova de carros estilo Midget, os mesmos usados pela USAC.

Clauson, que compete para Tony Stewart na categoria, levará as cores e o logo da Indy em seu carro durante a competição.

Não tenho certeza, mas acredito que essa seja a primeira vez que uma grande categoria decide patrocinar um piloto para competir em outro campeonato, que não tem nada a ver com o primeiro.

Além de toda essa situação única, é curioso ver como isso reflete o momento da Indy. Se antes a categoria parecia viver uma contagem regressiva para a extinção, agora já começa a penetrar em domínios quase exclusivos da Nascar. Ainda que a USAC não tenha nenhuma ligação oficial com o turismo americano, é inegável que o campeonato esteve muito mais próximo da Nascar que da Indy nos últimos anos.

Apesar disso, é muito cedo para falar se essa incursão da Indy vai render algum interesse para a categoria. O que é uma pena, na verdade. Com a Nascar cada vez mais competitiva e atraindo nomes de fora dos Estados Unidos, não seria uma opção ruim para alguns pilotos mais jovens deixarem o turismo de lado para tentar a carreira nos monopostos. Certamente, algo muito melhor que ser considerado aposentado aos 19 anos de idade.

Abaixo você confere o carro de Clauson nas cores da Indy:

Bryan Clauson USAC

Um comentário sobre “A Indy invade a USAC

  1. Não sei até que ponto era patrocínio mas o Fábio Fogaça quando correu no TRV6 na Argentina corria com um adesivo (bem grande por sinal) em seu carro. Idem para o Giuliano Lossaco quando correu as duas provas da NASCAR West Series (com o logo da Stock Car Brasil) e do Beto Monteiro quando correu em Martinsville na NASCAR East (também com o logo da Formula Truck), neste caso adesivos bem menores.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s