As vitórias do Brasil em 2011

Felipe Nasr
Felipe Nasr conquistou sete vitórias na primeira metada da temporada 2011 da F3 Inglesa. Levou o título e ainda terminou em segundo em Macau

O ano de 2011 foi bastante decepcionante para os pilotos brasileiros, de uma forma geral. Na F1, Felipe Massa e Rubens Barrichello não conseguiram conquistar bons resultados, enquanto Bruno Senna teve um início bastante promissor, mas também acabou frustrando os fãs.

Na Indy, Helio Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira e Bia Figueiredo também não venceram. Nem Luiz Razia, na GP2, ou Pedro Nunes e Leonardo Cordeiro na GP3.

O resultado foi uma queda no número de vitórias em relação ao 2010, como aponta este levantamento feito pelo World of Motorsport. Ao longo de 2011, e sem contar o Mini Challenge da Argentina, os pilotos brasileiros venceram em campeonatos internacionais 40 vezes contra 52 alcançadas em 2010 – que você pode clicar aqui para relembrar.

O primeiro triunfo, aliás, veio logo cedo no terceiro dia de janeiro, quando Vinícius Perdigão surpreendeu a todos ao receber a bandeira quadriculada em uma etapa do campeonato de inverno da USF2000. Esse, na realidade, foi o único triunfo do piloto no ano. A vitória veio logo na estreia nos monopostos.

Depois de Perdigão, nomes consagrados do automobilismo brasileiro, como Jaime Melo, Augusto Farfus e João Paulo de Oliveira chegaram ao lugar mais alto do pódio.

Fabio Gamberini
Fabio Gamberini no alto do pódio foi uma cena bastante comum na F3 Espanhola, na divisão Copa. O piloto, aliás, também venceu na classe principal

Mas as conquistas não ficaram apenas com os pilotos já conhecidos. Em 2011, as futuras promessas também tiveram espaço. Fabio Gamberini, Felipe Nasr e Pietro Fittipaldi foram campeões da F3 Espanhola (divisão Copa), F3 Inglesa e Limited Late Models e, no caminho para a taça, lideraram o país nas vitórias internacionais. Juntos contabilizaram 21 triunfos, mas vale lembrar que nove das conquistas de Gamberini foram apenas na divisão Copa. Contando também os carros da divisão principal, o paulista venceu apenas uma vez.

Por fim, Pietro Fantin, Yann Cunha e JV Horto conquistaram a primeira vitória da carreira no exterior em 2011.

Abaixo você pode conferir cada uma das vitórias internacionais em 2011, lembrando que há distinção, sim, de triunfos em categorias diferentes que dividem a mesma pista. Como carros protótipos e GTs, por exemplo.

Fabio Gamberini 10 F3 Espanhola Spa 1 geral 9 vitórias F3 Espanhola Copa
Felipe Nasr 7 F3 Inglesa Monza 1 F3 Inglesa Monza 3 F3 Inglesa Oulton 3
Pietro Fittipaldi 4 Hickory LLM 4 vitórias
Augusto Farfus 3 24 Horas de Dubai ILMC Zhuhai 24 Horas de Nürburgring (cat)
Lucas Foresti 3 F3 Inglesa Oulton 1 F3 Inglesa Snetterton 2 F3 Inglesa BHatch 1
João Paulo de Oliveira 3 F-Nippon Motegi F-Nippon Fuji SuperGT Okayama
Jaime Melo 2 ALMS Road America LMS Imola
Victor Corrêa 2 F3 Espanhola França 1 F3 Espanhola BHatch 2
Yann Cunha 1 F3 Espanhola Portugal 2
Victor Carbone 1 Indy Lights Las Vegas
JV Horto 1 Star Mazda Mosport
Vinícius Perdigão 1 USF2000 Winter Sebring 1
Pietro Fantin 1 F3 Inglesa Rockingham 1
Victor Guerin 1 F3 Italiana Monza
Fabiano Machado
Mas em 2011 ninguém venceu tanto quanto Fabiano Machado. Foram 17 triunfos em 25 corridas

No Brasil, sem contar Mini Challenge, Audi DTCC e Mercedes Challenge, os pilotos brasileiros conquistaram 175 vitórias em 2011. O número foi maior que o de 2011 devido ao aumento de corridas na F3 Sudamericana e a criação do Brasileiro de Marcas. E foi justamente desses dois certames que vieram os maiores ganhadores do ano.

Fabiano Machado aproveitou a falta de concorrência na F3 para vencer 17 vezes em 25 etapas. Uma marca sensacional, mas bastante relativa devido à falta de adversários competitivos. Valdeno Brito apareceu na segunda colocação com 13 triunfos no ano. O paraibano triunfou sete vezes – ao lado de Matheus Stumpf – para garantir o título do GT Brasil e ainda abocanhou cinco conquistar no Brasileiro de Marcas. A última veio na sensacional etapa de Brasília da Stock Car.

Bruno Bonifácio poderia ter encerrado o ano com mais que 12 vitórias, mas o paulista decidiu deixar a F3 Sudamericana – onde competia na divisão Light – para correr na Itália depois de assegurar o título por antecipação. Campeão do Brasileiro de Marcas, Thiago Camilo venceu nove vezes também contando com os êxitos na Stock Car, assim como Constantino Junior que levantou a taça da Porsche Cup.

Cacá Bueno (Stock Car e Trofeo Linea), Guilherme Silva (F-Futuro) e Matheus Stumpf (GT Brasil) foram outros campeões que se destacaram por vitórias.

Abaixo você pode conferir os principais vencedores no Brasil em 2011. Lembrando que eu posso ter esquecido alguém em ambas as relações. Caso você perceba um nome faltando, pode avisar que será alterado.

Fabiano Machado 17 F3 Sudam 17
Valdeno Brito 13 Brasileiro de Marcas 5 Stock DF GT Brasil 7
Bruno Bonifácio 12 F3 Light 12
Thiago Camilo 9 Brasileiro de Marcas 6 Stock Curitiba Stock Corrida do Milhão Stock Salvador
Constantino Junior 9 Porsche Cup 9
Cacá Bueno 8 Stock Interlagos Stock Rio Stock Londrina Linea 5
Guilherme Silva 7 F-Futuro DF 1 F-Futuro Velopark 2 F3 Sudam Velopark 1, 2 e 3 F3 Sudam Santa Cruz do Sul 1 e 2
Matheus Stumpf 7 GT Brasil 7
Ricardo Landucci 6 F3 Light 6

4 comentários sobre “As vitórias do Brasil em 2011

  1. Voçes não falaram nada do Lucas Foresti!

    Esse ano ele foi o unico dos 38 pilotos que correram no BF3 a bater um recorde de pista…

    3 vitorias,4 segundo lugares,3 vezes o melhor piloto do final de semana.

    Sou fã de corridas e do site Grande Premio tambem sei o tanto que e dificil para um brasileiro chegar na F3 Inglesa e apenas no seu 2 ano na Europa fazer o que ele fez.

    Gostaria de pedir ao site Grande Premio uma isonomia nas materias.

    Acompanho a carreira desse grande piloto desde os seus 5 anos correndo de motocross e agora no automobilismo.

    Um feliz Natal a todos.

    Antonio Neto

    Curtir

    1. Você está reclamando no lugar errado. Aqui não é o site Grande Prêmio.

      No site, tem um botão do menu da esquerda chamado ‘Fale Conosco’. Você pode fazer a reclamaçaõ por lá, que ela vai ser enchaminhada a uma equipe preparada para atendê-la, caso considerem pertinente.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s