O Corvette DP

Corvette DP
O novo Corvette DP é sensacional. Não acho absurdo chamá-lo de protótipo mais bonito de todos

A Chevrolet lançou no início dessa semana republicana o modelo que marca a estreia da montadora na GrandAM como fabricante de protótipos. Até 2010, a Chevy estava na categoria apenas como fornecedora de motores na divisão DP. Além de correr com os Camaro na GT.

O carro escolhido foi o Corvette, esse aí de cima. Digo sem dúvida nenhuma que é o protótipo mais bonito que eu já vi em todas essas categorias de endurance. A inspiração veio dos carros de rua e, por alguns momentos, é possível esquecer que se trata de um protótipo.

Cinco equipes terão o Corvette DP em 2012. A Bob Stallings – de Alex Gurney – alinhará um modelo, assim como a SunTrust – de Ricky Taylor e Max Angelelli – e a Spirit of Daytona. Já a Action Express – de David Donohue – terá dois carros. O curioso dessa equipe é que eles abandonam a Porsche, carro com o qual fizeram história quando defendiam a bandeira da Brumos.

A GrandAM não chega a ser uma categoria totalmente rival da ALMS nos Estados Unidos. Como o atento Lui George disse nos comentários, as duas categorias vieram da antiga IMSA e partilharam o que a categoria tinha de melhor. Enquanto a ALMS ficou com as 12h de Sebring – e adicionou a Petit Le Mans no calendário -, a GrandAM conta com a tradicional 24 Horas de Daytona.

A GrandAM acabou optando por ser uma categoria de custo muito menor que a ALMS, o que possibilitou a manutenção de grids relativamente cheios, mas com qualidade inferior que a adversária. A ALMS, por sua vez, manteve o pesado investimento de fábricas como a Chevrolet, a Ferrari, a BMW e, até pouco tempo atrás, Honda, Porsche e Audi.

Embora o nível dos pilotos na GrandAM não seja dos melhores, é bastante interessante ver a mescla de gente consagrada como Scott Pruett e Oswaldo Negri com filhos das lendas americanas, como Gurney, Donohue e Taylor (ok, o pai é sul-africano) citados acima.

Nunca tive muito tempo para assistir à GrandAM, mas quem sabe com o novo Corvette DP eu não seja o impulso que faltava.

P.S.: o World of Motorsport andou meio abandonado nesses últimos dias. Não é que eu fui aproveitar o feriado republicano e ignorei os leitores, mas é que eu estava em cima do prazo para terminar minha monografia e precisei deixar o automobilismo de lado por alguns dias. Agora acabou, e o blog vai voltando ao normal. Agradeço a compreensão de todos.

Corvette DP

António Garcia Corvette DP

4 comentários sobre “O Corvette DP

  1. Felipe, a equipe que herdou os DPs da Brumos e utilizará 2 Corvettes DP é a Action Express. Quanto a Grand Am ser mais antiga que a ALMS, a primeira teve sua temporada inaugural em 2000, e a segunda em 1999. As duas séries de “sports car” nos EUA surgiram devido a uma separação que ocorreu no antigo IMSA GT, algo que lembra a cisão CART/IRL.. Enquanto a IMSA substitui o IMSA GT criando a ALMS, aqueles que decidiram sair da IMSA criaram a Grand Am. Por curiosidade o IMSA GT tinha as 24 horas de Daytona e as 12 horas de Sebring no seu calendário, com a separação cada série ficou com uma prova. Essa cisão IMSA/Grand Am é um ótimo tema pra um post, pois esse caso também é um bom exemplo de como essas cisões não ajudam em nada as categorias, visto que Grand Am e ALMS não estão tendo vida fácil para manter seus grids.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s