F1 2011 em Abu Dhabi

GP da F1 em Abu Dhabi
É extremamente injusto que um dos circuitos mais legais da F1 tenha uma das piores pistas da história do automobilismo

A F1 chega a Abu Dhabi para mais uma corrida que não vale absolutamente nada para a temporada 2011 da categoria. O campeonato há muito tempo já foi definido em favor de Sebastian Vettel, enquanto a Red Bull levou o Mundial de Construtores. Enquanto o alemão rubro-taurino segue cumprindo tabela e vencendo corridas, outros times disputam colocações de menor importância.

A principal disputa, evidentemente, é em função do vice-campeonato. Para Fernando Alonso, terminar mais uma temporada da F1 na segunda colocação não significa muito, principalmente após o fiasco do ano passado, quando perdeu o título justamente em Abu Dhabi ao não conseguir ultrapassar Vitaly Petrov.

Jenson Button, por outro lado, tem tudo para comemorar o vice. Para um piloto que tem na carreira ‘apenas’ o título de 2009, não seria nada mal engordar o currículo (como se ele precisasse) com a medalha de prata. Por fim, Mark Webber tem uma questão moral de terminar com a segunda posição, afinal o companheiro de equipe teve uma facilidade monstruosa para conquistar o título. O australiano, assim, precisaria mostrar que também tem condições de conseguir bons resultados para a Red Bull.

Mais interessante que a disputa pela segunda colocação no Mundial é o duelo entre Lewis Hamilton e Felipe Massa. Os dois pilotos já se enroscaram em seis oportunidades ao longo de 2011 e podem fazer a Marina de Yas o novo capítulo de conflito. Essa é sem dúvida a história mais legal do final de semana. Todo mundo quer ver quem se os dois conseguem dividir uma mesma curva e sair ilesos. Eu, particularmente, duvido disso. Torço para mais um toque em nome da diversão.

Quanto a Senna e Barrichello, Abu Dhabi não significa muito. Dificilmente o resultado de ambos muda alguma coisa na situação para 2012. Se eles vão continuar na F1 ou não, já é questão de outros fatores, além de desempenho em uma única corrida no meio do Oriente Médio.

Continuando entre as equipes medianas, a Toro Rosso merece destaque. Faz algumas semanas que Jaime Alguersuari disse que o objetivo é terminar o ano entre os dez primeiros. Parecia algo distante, mas agora o catalão soma 26 pontos, contra 34 de Nick Heidfeld, que não deve mais correr. Alguer, portanto, precisa de um sétimo e um oitavo lugar, no mínimo, para terminar no top-10, além de torcer para tropeços de Adrian Sutil e de Kamui Kobayashi.

Entre as equipes do final do pelotão, a corrida de Abu Dhabi será marcada pelas caras novas. Eu tinha escrito aqui no World of Motorsport sobre a possibilidade de os quatro principais pilotos da World Series by Renault disputarem a F1 em 2012. Bom, isso não deve acontecer, mas os quatro estarão na Yas Marina. Alexander Rossi vai testar pela Lotus; Robert Wickens pela Virgin; Jean-Eric Vergne, pela Toro Rosso e Daniel Ricciardo corre pela Hispania. Apenas o americano tomará parte apenas dos testes dos novatos. Os demais estarão na pista no treino livre de sexta-feira (e Ricciardo pelo restante do final de semana também).

Por fim, a grande expectativa para a etapa de Abu Dhabi não é nada do que eu disse até agora. O aspecto mais importante desse final de semana é ver se as duas zonas de uso da asa traseira móvel conseguem salvar a pista. Depois da corrida do ano passado, quando ninguém passou ninguém, os sheiks resolveram esperar para fazer as reformas no traçado e querem ver se a asa móvel e os pneus Pirelli garantem uma boa corrida. Acredito que seja possível, vamos torcer.

Meu palpite furado para a corrida é Vettel, Button e Hamilton, o mesmo pódio do ano passado.

Um comentário sobre “F1 2011 em Abu Dhabi

  1. acho que para o Rubinho já era, mas para o BS é importantissimo ele andar bem nessas duas corridas que faltam…pq o que mostrou até agora foi muito fraco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s