Campanha Luca Filippi na Ferrari em 2012

Luca Filippi
Luca Filippi passou a vida pilotando carros vermelhos e nem para você perceber a ligação com a Ferrari! Francamente...

Pouco a pouco a rotina da F1 vai mudando para se adaptar ao treino dos novatos, que acontece logo depois do GP de Abu Dhabi. Marcado para os dias 15 a 17 de novembro, esse teste normalmente é a primeira – e, para muitos, única – oportunidade de guiar um F1 na vida.

Esses testes também servem para alimentar algumas especulações. Ano passado, por exemplo, Pastor Maldonado pilotou o carro da Hispania enquanto negava que seria contratado pela Williams. Paul Di Resta e Sergio Pérez também tiveram oportunidades de dirigir os carros de Force India e Sauber, respectivamente, com quem acabariam acertando para 2011.

Embora alguns boatos, como esses acima, acabem se concretizando, outros não têm a menor chance de ocorrer. Em 2010, Yelmer Buurman foi um dos pilotos da Force India, enquanto a Lotus teve os inesquecíveis Rodolfo Gonzalez e Vladimir Arabadzhiev. Essa presença de nomes tão incomuns acaba gerando um grande número de rumores no mundo todo.

Eu, por exemplo, escrevi sobre a possibilidade de Yann Cunha, então campeão da F3 Sudamericana se tornar um dos pilotos da Red Bull em 2011 – que você pode clicar aqui e ver tamanho absurdo. Evidentemente, eu não falava sério, mas criar esse tipo de coisa é deveras divertido.

Agora, em 2011, lanço uma campanha parecida. Peço para a Ferrari considerar a contratação de Luca Filippi para o próximo ano. O italiano, que conquistou o vice-campeonato da GP2 de forma surpreendente, escreveu esses dias no Twitter que estava bastante frustrado por não ter sido lembrado por nenhuma equipe para o treino dos novatos na F1.

Bem ou mal, Filippi é o principal piloto italiano desde Vitantonio Liuzzi, Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella (e estão todos encaminhando para a aposentadoria). Apesar disso, o cara tem uma carreira das mais irregulares da história. Depois de acumular fracassos ao longo de mais de cinco anos na GP2, Luca Filippi parece que acordou em 2011. Depois de fazer um ano burocraticamente fraco até completar 99 corridas na carreira, o italiano se transferiu para a equipe Coloni e conquistou a vitória na 100ª participação na categoria.

Depois disso, ele não parou mais de vencer. Tanto é que saltou da trocentésima posição na tabela de pontos rumo ao vice-campeonato, conquistado com todos os méritos, diga-se de passagem. Talvez depois desse bom ano em termos de resultado, Filippi possa ter acordado e, finalmente, ele tem a chance de confirmar ao mundo o motivo de um dia ter sido considerado promissor.

Enquanto Filippi busca uma vaga na F1, a Ferrari também não atravessa uma boa fase. Esse ano, a equipe italiana conquistou apenas uma vitória, então não seria tão estranho pensar em mudanças. Veja que não estou sugerindo chutar Felipe Massa e colocar o italiano, mas poderia ser interessante colocar Luca para participar dos treinos livres às sextas-feiras para pressionar a dupla titular. Quem sabe ele até poderia competir em alguns GPs no final do ano como forma de ganhar experiência para 2013.

Como um leitor atento que você é, deve estar perguntando por que a Ferrari contrataria Filippi se eles já apostam Jules Bianchi. É porque o francês não pode causar uma má-impressão logo de cara. De nada adianta jogar o garoto contra os leões sem nenhuma experiência. Mesmo mal na GP2, Bianchi é talentoso, mas ainda precisa de tempo para se desenvolver. A Ferrari pode emprestá-lo para outra equipe enquanto não define o substituto de Massa em 2013.

Filippi, por sua vez, não tem muito problema em ter essa má-impressão logo de cara, pois os últimos anos da carreira do italiano foram destinados justamente para limpar a imagem de promessa que não vingou. Ou seja, ele já está acostumado com a pressão.

Por isso mesmo, sem acreditar em uma única linha do que escrevi nesse post, lanço a campanha para que a Ferrari pense bem e contrate Luca Filippi para 2012.

4 comentários sobre “Campanha Luca Filippi na Ferrari em 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s