Surgiu o campeão da F3 Inglesa de 2012

Carlos Sainz Jr
Carlos Sainz Jr será um dos pilotos da Carlin na temporada 2012 da F3 Inglesa

A Carlin anunciou nesta quinta-feira, dia 3, o espanhol Carlos Sainz Jr como substituto de Felipe Nasr para a temporada 2012 da F3 Inglesa.

Faltam seis meses para o início do próximo campeonato e nem mesmo começaram os treinos coletivos de pós-temporada, ainda assim, mesmo que Sainz mal tenha participado de alguns poucos testes privados, é inegável que o espanhol assume o posto de favorito ao título de 2012.

Sainz é piloto em desenvolvimento da Red Bull, cargo em que já estiveram presentes nomes como Jaime Alguersuari, Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne. Todos competiram na F3 Inglesa pela Carlin e venceram o título na temporada de estreia na categoria. Do trio, apenas Alguersuari teve trabalho para levantar a taça, mas também foi o único que teve concorrência de outro piloto rubro-taurino (Brandon Hartley na ocasião).

O que poderia pesar contra Sainz nesse primeiro ano de F3 Inglesa é o fato de ele só ter um único título na carreira – o da inexpressiva F-Renault NEC. Quando o garoto esteve na F-BMW e na F-Renault Eurocup – competindo contra os principais nomes da geração – não conseguiu confirmar o favoritismo e ficou sem a taça no final do ano.

Alguém mais apressado poderia dizer que esse retrospecto condena Sainz, que deverá ter muitas dificuldades em 2012. Ainda que isso possa ser verdade, o espanhol não vive uma situação inédita dentro da Red Bull. Do trio Alguersuari-Ricciardo-Vergne, apenas o australiano chegou à F3 Inglesa com um título na carreira, a exemplo de Sainz, era o da menos importante F-Renault WEC.

Alguersuari, por exemplo, havia sido vice-campeão da F-Renault Italiana e apenas quinto colocado no certame europeu, enquanto Vergne acumulara vice-campeonatos na WEC e na Eurocup.

O que pode dificultar a vida de Sainz é encontrar adversários melhores preparados que os enfrentados pelos companheiros de Red Bull. Alguersuari e Vergne só tiveram novatos como concorrentes ao título. Enquanto o catalão duelou com o já citado Hartley, além de Oliver Turvey (apoiado pela Racing Steps Foundation), Marcus Ericsson e Sergio Pérez, o francês teve James Calado (também da RSF) e Oli Webb como principais rivais. Ricciardo, por sua vez, teve a vida muito mais fácil ao disputar contra nomes como Max Chilton e Walter Grubmuller, fora Renger van der Zande, que sequer participou de todas as provas.

Sainz, em 2012, cai em uma categoria que teve certa valorização nos últimos anos. O espanhol pode ter que enfrentar Jack Harvey (mais um da RSF) na luta pelo título. O inglês, que teve um 2011 bastante irregular na F3, é conhecido por demorar a se adaptar ao equipamento, mas é muito habilidoso e, em situação parecida, derrotou Sainz na F-BMW de 2010 (embora o campeão tenha sido Robin Frijns).

A chegada de Sainz, portanto, pode afetar o próprio mercado de pilotos da F3 Inglesa para 2012. Com um piloto forte – e que terá a preferência da Carlin – alguns garotos, que precisem de resultados mais imediatos na carreira, podem ser afugentados. Não seria bom, por exemplo, alguém escolher o campeonato inglês para correr caso haja a pressão de patrocinadores por títulos. Para esses, talvez fosse melhor optar por um campeonato mais equilibrado em termos de equipes.

Outros nomes já confirmados para o próximo ano incluem Alex Lynn, atual campeão da F-Renault UK, na Fortec, ao lado do brasileiro Pipo Derani. Como já é de praxe, o World of Motorsport acompanha tudo o que acontecer na F3 Inglesa em 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s