O 114º título da carreira de Casey Stoner

Casey Stoner
Casey Stoner conquistou o 114º título da carreira, em Phillip Island

No fim do mês passado, fiz um post aqui no World of Motorsport, que lembrava quais pilotos já tiveram a sorte de conquistar um título no dia em que fizeram aniversário. Algo deveras raro, na realidade. Você pode clicar aqui para relembrar quem são eles.

Pois bem, neste domingo, dia 16, mais um piloto entrou para essa seleta lista: o australiano Casey Stoner. Nascido nessa mesma data, obviamente, mas em 1985, o piloto conquistou o segundo título da MotoGP justamente na Austrália com duas rodadas de antecipação.

É bem verdade que a temporada 2011 do australiano foi facilitada pelo fraco desempenho da Ducati de Valentino Rossi e Nicky Hayden, e dos acidentes e fraturas de Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo. Ainda assim, o retrospecto do piloto na pista não pode ser criticado. Stoner venceu nove das 16 etapas disputadas até agora, conseguiu 11 pole-position e só ficou de fora do pódio em Jerez, quando abandonou, ainda na segunda rodada.

Stoner também encerrou um jejum de títulos da Honda, que durava desde a conquista de Hayden em 2006.

Da forma dominante que aconteceu, a segunda conquista de Stoner o deixou ainda mais consolidado como um dos pilotos fora de série da MotoGP, assim como Jorge Lorenzo ou como Valentino Rossi um dia foi.

Curiosamente, Stoner nunca foi um piloto de grande destaque nas categorias menores da MotoGP. Nos seis anos em que correu entre 125cc e 250cc, o piloto no máximo conquistou o vice-campeonato da 250cc em 2005, um ano antes de subir à divisão principal. Antes disso, o australiano passou por aquela fase do ‘elevador’, digamos, em que subiu e desceu de categorias até conseguir se adaptar.

Mesmo assim, o jovem Casey Stoner foi dono de algumas marcas bastante curiosas. Claro que nenhuma chega perto da habilidade de ser campeão no próprio aniversário, mas algumas valem ser citadas. Correndo na Austrália, o piloto conquistou apenas 111 títulos dos nove aos 14 anos de idade. Não faço ideia de como isso possa ser matematicamente possível, mas creio que esses campeonatos devem ser disputados apenas em um final de semana, podendo um piloto ser campeão várias vezes no mesmo ano.

Quer dizer, Valentino Rossi é heptacampeão da MotoGP, o Brasil está rumo ao hexa do futebol e o Casey Stoner é o quê? Centésimodécimoprimerocampeão?

Bom, não sei como funcionam os campeonatos na Austrália, mas outra história curiosa mostra essa fome de títulos do piloto. Quando tinha apenas 12 anos, a família Stoner ia inscrever o pequeno Casey para mais um campeonato local. Naquele final de semana, cinco divisões distintas – todas baseadas na potência das motos – iriam ser disputadas. Por um momento, os Stoner ficaram em dúvida de qual campeonato colocar o filho, mas logo decidiram por inscrevê-lo em todos!

Cada um desses campeonatos, com sete corridas cada, obrigava o garoto usar uma moto diferente. Ou seja, durante aquele final de semana, Stoner pilotou em 35 provas valendo cinco títulos diferentes. O australiano venceu 32 corridas e levantou as cinco taças. Pensando bem, 111 títulos não parece mais tão impossível.

P.S.: o título que faltou para chegar em 114 é um conquistado na Inglaterra, aos 15 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s