
O primeiro dia de treinos da pós-temporada da F-Renault é aguardado com ansiedade no mundo do esporte a motor. Como uma boa Copa São Paulo de Futebol, os treinos servem para que os olheiros das grandes empresas de gerenciamento de piloto, além de equipes da F1 e divisões menores possam conhecer as novas promessas do automobilismo, que estarão em cena nos próximos cinco a dez anos.
Esse ano, o treino reuniu expressivos 44 carros em Barcelona misturando garotos que acabam de fazer a transição do kart para o monoposto com gente que já está algumas temporadas na categoria, mas ainda não conseguiu fazer a carreira deslanchar.
Apesar disso, é inegável que a expectativa maior era em relação à estreia de Nyck de Vries nos monopostos. O holandês, de 16 anos de idade, é piloto em desenvolvimento da McLaren e tem a carreira programada nos mesmos moldes de Lewis Hamilton. Só que o time inglês não foi o único a ter representante na pista, a Red Bull também colocou dois de seus pilotos para competir.
Nessa versão júnior do duelo travado na F1, os rubro-taurinos novamente terminaram na frente. Daniil Kyvat foi o mais rápido ao superar Felix Serralles por quase 0s3. Só que o russo não é um novato a exemplo de De Vries. Em 2011, ele disputou três campeonatos, venceu nos três, mas não conseguiu ser frequentemente o mais rápido. Talvez por isso a Red Bull opte por mantê-lo mais um ano nessas categorias menores. Lembrando que Kyvat estreou na F-BMW no já distante 2010. Do contrário, pode ser que ele estivesse apenas acertando o carro da Koiranen para a próxima temporada.
De Vries, por sua vez, estreou pela Kauffmann, equipe que conquistou o título da temporada passada com o compatriota Robin Frijns. Com o bom equipamento, o garoto conseguiu uma respeitável quarta colocação, mas tomou 0s5 do companheiro de equipe, o belga Stoffel Vandoorne, uma grata surpresa da temporada 2010 da categoria, quando levou a frágil KTR a uma rotina de TOP 5 constantes.
Bom, voltando à Red Bull, o outro piloto apoiado pelos energéticos não foi bem. Campeão munidal de Kart, na categoria KF3, em 2010, Alex Albon foi somente o 34º, mesmo correndo com um carro da Koiranen. Claro que há uma diferença muito grande entre a preparação de Albon e de De Vries. O inglês recebeu aquele pacote básico da Red Bull ($ + training camp), enquanto o holandês ganhou a vida toda controlada pela McLaren. De Vries é um ano mais velho que Albon, ou seja, já deveria ter estreado nos monopostos. Esse ano que ele passou ainda no kart, certamente se preparou muito melhor que o rival para fazer a transição.

No restante do grid, a divisão entre pilotos com experiência no automobilismo e kartistas ficou evidente. Dos 20 primeiros colocados, apenas De Vries e o estoniano Martin Rump (também da Koiranen) – e que terminou com a quinta colocação – vieram direto do kart. Todos os demais já fizeram haviam completado a transição.
Entre esses 20 primeiros, dois brasileiros estiveram presentes. Depois de estrear na F3 Inglesa na última etapa, Guilherme Silva testou o carro da austríaca Interwetten e terminou na oitava colocação. Neste ano, o piloto mineiro competiu tanto na F3 Sudamericana quanto na F-Futuro. Também vindo da categoria de Felipe Massa, Victor Franzoni colocou o carro da italiana Cram na 13ª colocação.
Enquanto Franzoni foi o mais rápido no time italiano, Silva fez parte de um line-up de bastante respeito formado pela Interwetten. Além do brasileiro, a equipe também contou com o inglês Melville McKee, que chamou a atenção na F-Renault ALPS (Itália+Suíça) em 2010. Mesmo aos 17 anos, terminou o segundo ano nos monopostos, o brasileiro, com a mesma idade, estreou em 2011. Os dois tiveram o americano Gustavo Menezes (11º) como companheiro. Menezes também saiu do kart no início do ano e se dividiu entre a F-Renault – onde não teve sucesso – e a Star Mazda. O outro integrante da equipe foi o francês Pierre Sancinema (ex-F4), que terminou em 28º.
No geral, esse primeiro treino serve como primeira experiência competitiva dos pilotos no automobilismo. Mesmo para quem já tinha feito a transição do kart para os monopostos, como é o caso de Victor Franzoni, essa geralmente é a primeira oportunidade para poder comparar o próprio desempenho com as demais estrelas mundiais da mesma idade. Dificilmente a F-Renault tenha 44 carros por etapa em 2012 e muita gente que competiu em 2011 não participou dos testes, então não espere que todos esses nomes estejam presentes no ano que vem.
Para ver o desempenho dos 44 pilotos, basta clicar aqui para ver o resultado do segundo treino. Ou aqui, para o primeiro.
Abaixo você pode conferir alguns detalhes sobre os pilotos da F-Renault:
Daniil Kyvat | Koiranen | RUS | Continua na Koiranen | ||
Felix Serralles | Fortec | PRC | Continua na Fortec | ||
Stoffel Vandoorne | Kauffmann | BEL | Ex-KTR | ||
Nyck de Vries | Kauffmann | HOL | kart/McLaren | ||
Martin Rump | Koiranen | EST | ex-Kart | ||
Melville McKee | Interwetten | ING | ex-ARTA na ALPS | ||
Ed Jones | Fortec | EAU | ex-Intersteps Series | ||
Guilherme Silva | Interwetten | BRA | ex-F-Futuro | ||
Javier Tarancon | RC | ESP | ex-Tech1 | ||
Mario Marasca | One | ITA | ex-F-Abarth | ||
Gustavo Menezes | Interwetten | EUA | continua | ||
Thomas Jager | Arta | AUT | ex-Interewetten | ||
Victor Franzoni | Cram | BRA | ex-F-Futuro | ||
Pierre Gasly | R Ace | FRA | ex-F4 | ||
Meindert van Buuren | MP | HOL | ex-F-Renault NEC | ||
Andrea Pizzitola | MP | FRA | ex-F4 | ||
Tomasso Menchini | Tech 1 | ITA | Ex-F-Renault ITA | ||
Andrea Boffo | Torino | ITA | Ex-F-Renault ITA | ||
Mathieu Vaxviere | Tech 1 | FRA | ex-F4 | ||
Tristan Papavoine | Arta | FRA | ex-F4 | ||
Ignazio D’Agosto | One | ITA | kart | ||
Victor Sendin | R Ace | FRA | kart | ||
Mikko Pakari | KTR | FIN | kart | ||
Alexey Chuklin | MP | RUS | ex-F-Renault NEC | ||
Patrick Kujala | Epic | FIN | ex-F4 | ||
Beistke Visser | RC | HOL | ex-kart e GT | ||
Leo Roussel | R Ace | FRa | ex-kart | ||
Pierre Sancinema | Interwetten | FRA | ex-F4 | ||
Flavio Camponeschi | Cram | ITA | ex-kart | ||
Gerrard Barrabieg | One | ESP | ex-F-Abarth | ||
Thomas Vernhes | Tech 1 | FRA | ex-kart 14 y/o | ||
Mauro Calamia | Torino | SUI | ex-F-Renault ALPS | ||
Alberto Agresta | Torino | ITA | ex-F-Renault ITA | ||
Alex Albon | Koiranen | ING | ex-kart/Red Bull | ||
Victor Colomè | Epic | ESP | ex-F4 | ||
Nick Cassidy | Fortec | NZL | ex-NZL | ||
Samy Guth | Arta | FRA | ex-F-Ford/F-Renault FRA | ||
Reubner Kressner | KEO | SUE | ex-JTCC | ||
Roberto Ugena | Cram | ESP | ex-kart | ||
Esteban Ocon | Koiranen | FRA | ex-kart | Gravity | |
Mihnea Stefan | Tech 1 | ROM | ex-kart | ||
Yu Kanamaru | KTR | JAP | ex-kart | ||
Alex Loan | ARTA | AND | ex-F4 | ||
Hodei Zubikarai | Epic | ESP | ex-kart |