Primeiro treino da F-Renault 2012 tem Red Bull x McLaren

Daniil Kyvat
Em uma copia do duelo na F1, Daniil Kyvat colocou a Red Bull na frente, mas ele não era o principal rubro-taurino na pista

O primeiro dia de treinos da pós-temporada da F-Renault é aguardado com ansiedade no mundo do esporte a motor. Como uma boa Copa São Paulo de Futebol, os treinos servem para que os olheiros das grandes empresas de gerenciamento de piloto, além de equipes da F1 e divisões menores possam conhecer as novas promessas do automobilismo, que estarão em cena nos próximos cinco a dez anos.

Esse ano, o treino reuniu expressivos 44 carros em Barcelona misturando garotos que acabam de fazer a transição do kart para o monoposto com gente que já está algumas temporadas na categoria, mas ainda não conseguiu fazer a carreira deslanchar.

Apesar disso, é inegável que a expectativa maior era em relação à estreia de Nyck de Vries nos monopostos. O holandês, de 16 anos de idade, é piloto em desenvolvimento da McLaren e tem a carreira programada nos mesmos moldes de Lewis Hamilton. Só que o time inglês não foi o único a ter representante na pista, a Red Bull também colocou dois de seus pilotos para competir.

Nessa versão júnior do duelo travado na F1, os rubro-taurinos novamente terminaram na frente. Daniil Kyvat foi o mais rápido ao superar Felix Serralles por quase 0s3. Só que o russo não é um novato a exemplo de De Vries. Em 2011, ele disputou três campeonatos, venceu nos três, mas não conseguiu ser frequentemente o mais rápido. Talvez por isso a Red Bull opte por mantê-lo mais um ano nessas categorias menores. Lembrando que Kyvat estreou na F-BMW no já distante 2010. Do contrário, pode ser que ele estivesse apenas acertando o carro da Koiranen para a próxima temporada.

De Vries, por sua vez, estreou pela Kauffmann, equipe que conquistou o título da temporada passada com o compatriota Robin Frijns. Com o bom equipamento, o garoto conseguiu uma respeitável quarta colocação, mas tomou 0s5 do companheiro de equipe, o belga Stoffel Vandoorne, uma grata surpresa da temporada 2010 da categoria, quando levou a frágil KTR a uma rotina de TOP 5 constantes.

Bom, voltando à Red Bull, o outro piloto apoiado pelos energéticos não foi bem. Campeão munidal de Kart, na categoria KF3, em 2010, Alex Albon foi somente o 34º, mesmo correndo com um carro da Koiranen. Claro que há uma diferença muito grande entre a preparação de Albon e de De Vries. O inglês recebeu aquele pacote básico da Red Bull ($ + training camp), enquanto o holandês ganhou a vida toda controlada pela McLaren. De Vries é um ano mais velho que Albon, ou seja, já deveria ter estreado nos monopostos. Esse ano que ele passou ainda no kart, certamente se preparou muito melhor que o rival para fazer a transição.

Nyck de Vries
Nyck de Vries testou o carro campeão da Josef Kauffmann e não fez feio

No restante do grid, a divisão entre pilotos com experiência no automobilismo e kartistas ficou evidente. Dos 20 primeiros colocados, apenas De Vries e o estoniano Martin Rump (também da Koiranen) – e que terminou com a quinta colocação – vieram direto do kart. Todos os demais já fizeram haviam completado a transição.

Entre esses 20 primeiros, dois brasileiros estiveram presentes. Depois de estrear na F3 Inglesa na última etapa, Guilherme Silva testou o carro da austríaca Interwetten e terminou na oitava colocação. Neste ano, o piloto mineiro competiu tanto na F3 Sudamericana quanto na F-Futuro. Também vindo da categoria de Felipe Massa, Victor Franzoni colocou o carro da italiana Cram na 13ª colocação.

Enquanto Franzoni foi o mais rápido no time italiano, Silva fez parte de um line-up de bastante respeito formado pela Interwetten. Além do brasileiro, a equipe também contou com o inglês Melville McKee, que chamou a atenção na F-Renault ALPS (Itália+Suíça) em 2010. Mesmo aos 17 anos, terminou o segundo ano nos monopostos, o brasileiro, com a mesma idade, estreou em 2011. Os dois tiveram o americano Gustavo Menezes (11º) como companheiro. Menezes também saiu do kart no início do ano e se dividiu entre a F-Renault – onde não teve sucesso – e a Star Mazda. O outro integrante da equipe foi o francês Pierre Sancinema (ex-F4), que terminou em 28º.

No geral, esse primeiro treino serve como primeira experiência competitiva dos pilotos no automobilismo. Mesmo para quem já tinha feito a transição do kart para os monopostos, como é o caso de Victor Franzoni, essa geralmente é a primeira oportunidade para poder comparar o próprio desempenho com as demais estrelas mundiais da mesma idade. Dificilmente a F-Renault tenha 44 carros por etapa em 2012 e muita gente que competiu em 2011 não participou dos testes, então não espere que todos esses nomes estejam presentes no ano que vem.

Para ver o desempenho dos 44 pilotos, basta clicar aqui para ver o resultado do segundo treino. Ou aqui, para o primeiro.

Abaixo você pode conferir alguns detalhes sobre os pilotos da F-Renault:

Daniil Kyvat Koiranen RUS Continua na Koiranen
Felix Serralles Fortec PRC Continua na Fortec
Stoffel Vandoorne Kauffmann BEL Ex-KTR
Nyck de Vries Kauffmann HOL kart/McLaren
Martin Rump Koiranen EST ex-Kart
Melville McKee Interwetten ING ex-ARTA na ALPS
Ed Jones Fortec EAU ex-Intersteps Series
Guilherme Silva Interwetten BRA ex-F-Futuro
Javier Tarancon RC ESP ex-Tech1
Mario Marasca One ITA ex-F-Abarth
Gustavo Menezes Interwetten EUA continua
Thomas Jager Arta AUT ex-Interewetten
Victor Franzoni Cram BRA ex-F-Futuro
Pierre Gasly R Ace FRA ex-F4
Meindert van Buuren MP HOL ex-F-Renault NEC
Andrea Pizzitola MP FRA ex-F4
Tomasso Menchini Tech 1 ITA Ex-F-Renault ITA
Andrea Boffo Torino ITA Ex-F-Renault ITA
Mathieu Vaxviere Tech 1 FRA ex-F4
Tristan Papavoine Arta FRA ex-F4
Ignazio D’Agosto One ITA kart
Victor Sendin R Ace FRA kart
Mikko Pakari KTR FIN kart
Alexey Chuklin MP RUS ex-F-Renault NEC
Patrick Kujala Epic FIN ex-F4
Beistke Visser RC HOL ex-kart e GT
Leo Roussel R Ace FRa ex-kart
Pierre Sancinema Interwetten FRA ex-F4
Flavio Camponeschi Cram ITA ex-kart
Gerrard Barrabieg One ESP ex-F-Abarth
Thomas Vernhes Tech 1 FRA ex-kart 14 y/o
Mauro Calamia Torino SUI ex-F-Renault ALPS
Alberto Agresta Torino ITA ex-F-Renault ITA
Alex Albon Koiranen ING ex-kart/Red Bull
Victor Colomè Epic ESP ex-F4
Nick Cassidy Fortec NZL ex-NZL
Samy Guth Arta FRA ex-F-Ford/F-Renault FRA
Reubner Kressner KEO SUE ex-JTCC
Roberto Ugena Cram ESP ex-kart
Esteban Ocon Koiranen FRA ex-kart Gravity
Mihnea Stefan Tech 1 ROM ex-kart
Yu Kanamaru KTR JAP ex-kart
Alex Loan ARTA AND ex-F4
Hodei Zubikarai Epic ESP ex-kart

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s