Novas opções para a BMW no DTM 2012

BMW DTM
A BMW surpeendeu ao anunciar três jovens pilotos para o próximo treino da montadora no DTM

Embora ainda falte uma etapa a ser disputada – em Hockenheimring –, a temporada 2011 do DTM já foi decidida a favor de Martin Tomczyk. Mesmo assim, o ano ainda não acabou e os próximos meses serão decisivos para que os detalhes do próximo campeonato fiquem mais claros.

Em 2012, o DTM estreia um novo carro – que terá os mesmos padrões do SuperGT japonês e da GrandAM –, além de contar com a chegada de uma terceira montadora: a BMW.

E é justamente falando na montadora de Munique que 2011 ganha ainda mais importância. Até o momento, a BMW anunciou apenas dois pilotos para a próxima temporada: Andy Priaulx e Augusto Farfus. Assim, restam ainda quatro vagas.

Para preencher esses lugares, a montadora está realizando uma série de testes com piloto que já estão sob contrato. Além de Farfus e Priaulx, Jorg Muller, Dirk Muller e Dirk Werner têm testado o novo carro do DTM e esperam uma chance de voltar a pilotar pela montadora. (Ainda que estejam na Le Mans Series).

Só que a BMW não está olhando somente dentro de casa. Para a próxima atividade, em Lausitz, a montadora anunciou a presença de Jorg Muller e Werner, além de surpreender promovendo as estreias de Renè Rast, Richie Stanaway e Jean-Karl Vernay.

BMW DTM
Até o momento a BMW só confirmou Andy Priaulx e Augusto Farfus no DTM, mas Bruno Spengler é dado como certo

Rast é alemão, tem apenas 24 anos e atualmente compete na Porsche Supercup, aquela categoria de turismo que acompanha a F1 durante toda a fase europeia da categoria. Rast é o atual campeão do certame e se aproxima de conseguir o bicampeonato. Além das glórias na Porsche, o piloto também já triunfou em um certame alemão promovido pela Volkswagen.

A contratação de Rast poderia ser bastante interessante para a BMW. Se trata de um alemão bastante jovem e já habituado aos carros de turismo. Serviria até mesmo como uma aposta a longo prazo da montadora e, de quebra, um golpe na rival Porsche/Volkswagen/Audi que perderia um promissor piloto para a rival.

Jean-Karl Vernay tem 23 anos e foi o campeão da Indy Lights em 2010. O francês, no entanto, não conseguiu o pulo para a categoria principal e ficou perdido no automobilismo até fechar com a Peugeot na Le Mans Series. Vernay é da mesma geração de Edoardo Mortara na F3 Euro Series e pode seguir os passos do italiano, que passou a se dedicar ao DTM com relativo sucesso, tendo conseguido dois pódios esse ano.

É mais um nome interessante para a BMW. Assim como Rast, a montadora poderia optar por alguém jovem para as vagas restantes tendo em vista um planejamento mais extenso. Vernay correu junto com Mortara na F3 e não fez feio, embora tenha amarelado em momentos decisivos como em Macau, em 2009, ao perder a vitória justamente para o italiano – que estava na GP2. Chegar ao DTM serviria como prêmio de consolação de JK, que passou longe de arrumar uma vaga na Indy.

O último nome é o de Richie Stanaway, neozelandês de 19 anos e atual campeão da F3 Alemã. Não sei se o teste na BMW serve como prêmio pela conquista da categoria, mas Stanaway não deve disputar o DTM na próxima temporada justamente pela precocidade na carreira. Ainda que o piloto tenha vencido 13 das 18 corridas da temporada da F3, sendo campeão com autoridade, é muito cedo para um pulo para os carros de turismo visto a carreira promissora que ele pode ter nos monopostos.

No entanto, se falamos em aposta a longo prazo no caso de Rast e de Vernay, Stanaway seria de longuíssimo. O garoto deve disputar a GP3 no próximo ano e, dependendo dos resultados, poderia cogitar fazer em 2013 um calendário similar ao de Christian Vietoris, que se divide entre GP2 e DTM pela Mercedes.

No final, é bom ver que a BMW também cogita outros pilotos a não ser os que já têm contrato com a montadora. É bom para a própria categoria, que cada vez mais atrai o interesse internacional. No entanto, ainda que Rast, Vernay e Stanaway tenham sido confirmados para o treino, isso não indica que eles estarão no grid de 2012.

Afinal, até agora apenas Priaulx e Farfus foram confirmados e existe a possibilidade de a BMW anunciar Bruno Spengler assim que 2011 acabar. Além disso, a montadora também negocia com Christian Klien e Nick Heidfeld. Os três garotos, portanto, poderiam estar brigando por uma única vaga.

3 comentários sobre “Novas opções para a BMW no DTM 2012

  1. Obrigado pela atenção , minha cabeça ta abrindo mais pro automobilismo agora , corrida não se limita so a F 1 .Pedro Paulo – Goiânia .

    Curtir

  2. Eu to acompanhando as categorias de turismo tem pouco tempo , e tenho varias dúvidas em relação com a DTM , esses carros são bolhas ou própriso modelos de fábrica ? Em relação a essas categorias to começamdo a assistir a V 8 supercars achei o maximo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s