Nascar em Dover: Johnson começa a se recuperar

Dover Monster Mile
Kurt Busch roubou pontos preciosos de Jimmie Johnson em Dover

A terceira etapa do Chase da Nascar, realizada no domingo, dia 2, em Dover, serviu para embolar um campeonato, mas que de forma contraditória começa a se decidir.

Antes da etapa na Monster Mile, Jimmie Johnson tinha uma desvantagem de 29 pontos para o então líder Tony Stewart. Kurt Busch aparecia ligeiramente melhor, com 28 pontos a menos que o bicampeão.

A corrida teve Johnson, Kurt Busch e Carl Edwards se alternando na primeira colocação, com o piloto da Ford sendo punido por excesso de velocidade nos boxes, o que o obrigou a fazer uma prova de recuperação. Mesmo com o contratempo, Edwards terminou em terceiro e pulou para a co-liderança do campeonato – ao lado de Kevin Harvick.

Sem o rival da Ford, Johnson parecia imbatível com o ar limpo, mas errou em uma relargada, permitindo que Kurt Busch assumisse a ponta e aproveitasse a vantagem aerodinâmica. Assim, o piloto da Penske, que não era um dos favoritos para a prova, conseguiu a vitória e se recuperou no campeonato.

Tony Stewart, por outro lado, teve um dia para esquecer. Depois de vencer em Chicagoland e em New Hampshire, o bicampeão teve problemas durante todo o dia e terminou duas voltas atrás de Busch. Como resultado, o piloto viu a vantagem de sete pontos na tabela se transformar em um déficit de nove.

Kurt Busch, Jimmie Johnson, Dover
Kurt Busch e Jimmie Johnson precisavam de um bom resultado em Dover para se recuperarem no campeonato

Como dito antes, Busch conseguiu um grande resultado em Dover, pois pôde se recuperar no campeonato. O piloto estava 28 pontos atrás de Stewart, uma diferença de certa forma considerável para ser retirada. Com o triunfo, porém, Kurt recuperou todo esse terreno e empatou com o bicampeão. Os dois estão empatados em terceiro a nove pontos de Harvick e Edwards.

Recuperação semelhante teve Johnson, que agora está 13 pontos atrás. O problema para o atual pentacampeão é que perder a vitória em Dover significou quatro pontos a menos na tabela e uma chance desperdiçada de alcançar os ponteiros. Para ser franco, esse é o melhor momento do Chase, enquanto o carro 48 ainda não disparou na pontuação. Todo ano JJ começa mal a fase a final para fingir que vai ter alguma emoção e é isso o que está acontecendo agora.

O problema para os demais 11 adversários é que Jonhnson é favorito para as etapas do Kansas, Charlotte, Martinsville, Texas e Phoenix. Cinco das últimas sete que restam. Nas demais, em Talladega e em Homestead-Miami, o piloto tem uma vitória e um top-5 nas últimas vezes em que pilotou nesses circuitos.

Apesar disso, o campeonato não está decidido a favor do bicampeão. Qualquer piloto pode ensaiar uma arrancada e levar o título. Resta saber quem é capaz disso. Tony Stewart começa a ficar em situação perigosa após amarelar em Dover. Dale Earnhart Jr, Ryan Newman e Denny Hamlin tão fora, enquanto Jeff Gordon e Kyle Busch precisam urgente de um grande resultado.

Olhando a tabela, o principal adversário de Johnson parece ser Carl Edwards, como o final de 2010 indicou. Na atual temporada, o piloto da Roush tem apenas uma vitória a exemplo do pentacampeão, mas acumula 14 TOP 5 e 20 TOP 10. Além disso, ele é o único que terminou as três corridas do Chase no TOP 10.

Edwards tem bom desempenho nas etapas do Kansas, Texas, Phoenix e Homestead-Miami, além de ser o atual vencedor do AllStar, em Charlotte. No entanto, não é novidade para ninguém que Dover é a sua pista forte na fase final. A co-liderança, portanto, pode significar que Edwards apenas conseguiu somar pontos onde era favorito e agora passa a ser uma presa fácil nas próximas etapas.

Kevin Harvick, por fim, está longe de demonstrar a consistência da última temporada quando chegou até Homestead-Miami com chances de conquistar o título. Se o piloto da RCR é o líder do campeonato, é graças às quatro vitórias obtidas na temporada regular. Dentro do Chase, o segundo lugar em Chicagoland animou, mas os resultados seguintes foram ruins. A dúvida que fica é se Harvick é um piloto que pode repetir a vitoriosa primeira fase do campeonato dentro dos playoffs, ou se o desempenho de Dover e de New Hampshire é o verdadeiro.

Para responder isso, pese o fato de Dover ser a pior pista de Harvick na fase final e este ano ele foi capaz de salvar um top-10. No entanto, o piloto vai precisar continuar se superando nas próximas corridas se quiser ter chance de título. Afinal, é favorito apenas em Talladega, embora tenha vencido em Martinsville no início do ano.

A próxima etapa do Chase é no Kansas, onde o resultado da corrida é normalmente surpreendente. Tony Stewart é o favorito, mas seguido de perto por Johnson, Keselowski e pelos pilotos da Ford.

4 comentários sobre “Nascar em Dover: Johnson começa a se recuperar

  1. Para mim é uma pena que o Dale Jr. não esteja mais lutando pelo título. E tá difícil do cara conseguir uma vitória. Já se vão, sei lá, acho que mais de 120 corridas sem vitória.
    Dentre os que lutam pelo caneco, vou torcer pelo que acho menos mascarado, o Kurt Busch. Vai ser broca, mas vai que dá, né?
    Abraço!

    Curtir

  2. Eu vou torcer para a minoria do grid, que são dos Dodges, fora isso minha preferência (de sempre) é o JG.

    Fora isso vou torcer para os carros, cujo os números terminam em 8 kkkk.

    Curtir

  3. Concordo com a sua avaliação. Apesar de vc não apostar muitas fichas em Stewart, acho que o título está entre ele, Edwards e JJ com mais chances para o último que é muito frio nos momentos decisivos. Abraço!

    Curtir

  4. Em sua avaliação, dias atrás…sobre os favoritos, eu disse que vc esqueceu o Carlos Eduardo!!!! Ele tem potencial para ser campeão!!! Agora, apesar de torcer para o JJ e Bushinho..este segundo me parece que amarelou novamente!!!!!…Viva JJ que fará história!!!! E benvindo Carlos Eduardo!. Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s