Petri Suvanto é o campeão da USF2000 de 2011

Petri Suvanto
Uma das principais vitórias de Petri Suvanto em 2011 foi em Road America

A Finlândia é um país um tanto distante do Brasil. A menos que você seja um profundo especialista da cultura suomi, você conhece esse país europeu por três bons motivos. O primeiro é que faz frio na Finlândia, o segundo é que uma série de bandas de rock – como Stratovarius, Shaman, Nightwish e Sonata Arctica vieram de lá – e o último é que eles realmente são bons em revelar novos pilotos ano após ano.

Por exemplo, dos países que jamais ganharam uma Copa do Mundo de futebol a Finlândia é o que conquistou a F1 com o maior número pilotos distintos. Foram três: Keke Rosberg, Mika Hakkinen e Kimi Raikkonen. Curioso não? Aliás, ainda falando em futebol, eu citei aqui três nomes de atletas que já foram campeões da F1. Você consegue citar três jogadores finlandeses de qualquer época? Não vale usar o Google!

Por que eu estou da Finlândia? Porque neste sábado, dia 3, eles conquistaram mais um título no automobilismo. O da U.S. F2000, a F-Ford dos Estados Unidos. O responsável pela façanha foi Petri Suvanto, de apenas 18 anos, que competiu pela equipe Cape Motorsports w/ Wayne Taylor.

O curioso dessa conquista é que ela aconteceu nos EUA. Quer dizer, achar um piloto finlandês fazendo carreira nas categorias de acesso da F1 não é nada difícil. Só na GP3 tem três (Valtteri Bottas, Aaro Vainio e Matias Laine), mas nos Estados Unidos a coisa é um pouco mais complicada.

Na Indy (IRL), nenhum finlandês competiu ao longo da história. Na Champ Car foram quatro: J.J. Lehto, Mika Salo e os menos conhecidos Tero Palmroth e Juho Annala. Juntos contabilizaram 36 participações, mas apenas um pódio (de Salo).

Nas categorias de acesso, o principal nome do país foi Markus Niemela, que conquistou o título da F-Atlantic em 2008. Só que o piloto deu azar de competir na época do fim da Champ Car, por isso ficou sem ter onde correr depois de levantar e taça e acabou voltando à categoria no ano seguinte, quando terminou em sexto antes de cair no ostracismo. A carreira, porém, deu certo e ele compete em Sprint Cars (favor não confundir com Sprint Cup) nos ovais de terra nos EUA, além de apresentar um reality show na Finlândia. (!!!)

Vendo esse panorama, a menos que Petri Suvanto queira se tornar o Pedro Bial finlandês, o garoto não tinha porque ir competir na USF2000 nesta temporada.

Shannon Mac e Petri Suvanto
O cara tinha uma companheira de equipe em 2011 e a gente aqui se perguntando por que ele foi para os EUA...

Petri correu na F-BMW europeia no ano passado, em uma temporada que o grid já sofria com a debandada de pilotos. O finlandês foi um dos novatos do certame ao lado de gente como Carlos Sainz Jr, Daniil Kyvat e Hannes van Asseldonk. Assim como os contemporâneos, Petri não teve sucesso logo de cara, mas ao invés de competir na F-Renault em 2011 como boa parte dos colegas, o garoto resolveu arrumar as malas e ir correr nos Estados Unidos.

No início do ano, o finlandês fechou um contrato com a equipe de Wayne Taylor sem muita badalação. Os favoritos para a temporada incluíam Wayne Boyd (que foi companheiro de Adriano Buzaid na F3 Inglesa), Cole Morgan (rival de Victor Carbone no título da F2000 CS na temporada passada) e Zach Veach e Spencer Pigot, ambos escolhidos a dedo pela Andretti como os jovens americanos mais promissores da geração.

Suvanto, portanto, pode ser considerado uma zebra na conquista do título, mas o piloto fez por merecer. Venceu cinco vezes nas primeiras onze etapas – em pistas heterogêneas como São Petersburgo, Lucas Oil, Mid-Ohio e Road America – e só não subiu ao pódio em uma única oportunidade.

Com a taça de campeão, o finlandês está valorizado no mercado e pode escolher onde correr no próximo ano. Ele pode tentar um pulo para uma Star Mazda, por exemplo, que seria o caminho natural ou arriscar um retorno à Europa para correr de GP3 ou alguma F3, aproveitando que o mercado europeu está cada vez mais ligado ao americano.

3 comentários sobre “Petri Suvanto é o campeão da USF2000 de 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s