O paradeiro de Bruno Bonifácio

Bruno Bonifacio
Bruno Bonifacio surpreendeu ao nao aparecer para correr na F3 Sudamericana em Campo Grande. O piloto se mandou e foi para a F-Abarth

Quando a organização da F3 Sudamericana anunciou que Luir Miranda, um dos destaques da F-Futuro, iria participar da rodada de Campo Grande competindo em um carro da Cesário na divisão Light parecia que a categoria não só trabalhava para novamente preencher o grid como novos talentos como também teria pela primeira vez no ano (salvo Interlagos) uma verdadeira disputa na Light.

Para a tristeza de quem esperava por isso, Bruno Bonifácio, líder da Light até o momento, não apareceu para correr no Mato Grosso do Sul. O piloto de apenas 16 anos parece ter se enchido de competir sozinho na subdivisão, resolveu arrumar as coisas e se mandou para buscar novos ares na carreira.

Com o título da Light praticamente garantido, Bruno surpreendeu ao aparecer na Áustria nesse final de semana, onde a F-Abarth disputa a rodada do Red Bull Ring. O brasileiro se juntou à equipe Prema – a mesma que lidera a F3 Italiana, Euro Series e International – para competir em terras rubro-taurinas.

No primeiro treino, o brasileiro terminou na oitava colocação. Ficou 0s3 atrás do companheiro Luca Ghioto, mas superou a bela Vicky Piria. De quebra, foi o melhor entre os três pilotos que estreiam na categoria na Áustria. O destaque, porém, foi sido quase 1s mais rápido que Nicolas Costa, que teve problemas.

Na segunda sessão de treinos livres, Bruno caiu para a décima colocação, sendo 0s7 mais lento que Ghioto, mas continuou como melhor entre os três novatos. O piloto, aliás, voltou a ser o melhor representante do Brasil, já que Nicolas mais uma vez teve problemas e só completou quatro voltas. O treino classificatório será realizado neste sábado, dia 27, assim como a primeira corrida do final de semana.

A F3 Sudamericana merece um monte de críticas, mas esses dois episódios em separado (a entrada de Luir e a saída de Bruno) mostram que ela ainda funciona no que é mais importante, revelar pilotos. É curioso ver que a categoria pode se tornar um pólo para aqueles que competiram na F-Futuro, mas ainda não têm condições – financeiras e/ou técnicas – para deixar o Brasil.

Em Campo Grande, por exemplo, além de Luir, Ricardo Landucci e Guilherme Silva, que correm normalmente no campeonato de Felipe Massa, estão no grid da F3. São 3/8 ou 37,5%, um número bem expressivo. Pode ser o início de uma tendência curiosa onde a categoria maior se aproveitou da criação da menor para tentar prosperar.

Na outra história, Bruno Bonifácio, que mesmo competindo sozinho na Light disputava de igual para igual com os carros da divisão principal, mostra que aprendeu o que precisava correndo por aqui. O desempenho dele na Áustria não foi excelente, mas esteve longe de ser fraco. É necessário lembrar que ele nunca tinha visto o carro da F-Abarth antes, enquanto vários dos adversários estão no segundo ano na categoria.

Bruno é o segundo piloto do Brasil a correr na F-Abarth nas últimas etapas. Além do habitué Nicolas Costa, Victor Franzoni – também da F-Futuro – correu na etapa de Spa-Francorchamps. Será que com essas histórias o automobilismo de base no Brasil começa a dar certo, ou Luir, Victor e Bruno ainda são exceções?

UPDATE: no Red Bull Ring, Bruno abandonou a primeira corrida após um acidente com o romeno Robert Visoiu quando disputava posições dentro do top-10. Na segunda prova, o brasileiro teve um resultado melhor. Terminou em sétimo, 0s5 atrás do companheiro de equipe Luca Ghioto. Nicolas Costa, em comparação, foi o nono, mas prejudicado por um acidente na primeira volta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s