O que esperar da Danica na Nascar em 2012?

Danica Patrick
Danica Patrick tem boas razões para chegar confiante à Nascar

Finalmente Danica Patrick resolveu revelar ao mundo o que todos já sabiam: ela deixa a Indy e vai correr na Nascar Nationwide de forma integral em 2012.

A princípio, a Indy não depende mais tanto dela. Se há alguns anos a categoria mal conseguia colocar 15 carros na pista e via em Danica o único jeito de atrair novos fãs, hoje o campeonato vive uma melhor situação com longos grid de quase 30 participantes. É claro que a categoria sai perdendo ao se despedir da principal estrela, mas esse episódio passa longe de ser uma crise. Como consequência imediata, quando muito o mercado de pilotos se agita com uma vaga se abrindo em uma equipe de ponta como é a Andretti.

Do outro lado da decisão da americana, o que se pode esperar de Danica na Nascar em 2012? Sendo direto, a expectativa é unicamente que ela brigue pelo título da próxima temporada. Qualquer coisa diferente disso pode ser considerada frustrante.

Em 2010, a americana decidiu dividir o tempo entre Indy e Nascar, mas o começo não foi promissor. Em 13 corridas, a piloto só terminou uma vez na volta do líder e teve a 28ª colocação como média de chegada.

Na atual temporada, porém, a situação mudou sensivelmente. Danica começou o ano conquistando a quarta colocação no grid de largada em Daytona e finalizando a prova em 14ª. Depois foi 17ª em Phoenix, antes de conseguir o melhor resultado de uma mulher na história da Nascar ao finalizar a etapa de Las Vegas na quarta colocação. Após essas três corridas, a pilota era a quarta colocada na tabela de pontos. Com o 33º lugar em Bristol, ela caiu para o nono posto e deixou a categoria após quatro etapas para se dedicar à Indy.

Danica ainda retornou em Chicago e em Daytona, quando conseguiu dois décimos lugares e brigou pela vitória de forma intensa na segunda etapa.

Com essa melhora em relação ao ano de estreia, o que se pode esperar para 2012 é que a piloto siga evoluindo na categoria, ainda mais podendo participar de todas as etapas, tendo mais tempo no carro. E se ela deixou a temporada 2011 brigando pela quarta colocação na tabela de pontos, o próximo passo só pode ser disputar o título.

Danica, aliás, não esconde de ninguém que 2012 é apenas um ano de transição e que – caso o mundo não acabe até lá – a Sprint Cup será o destino daqui a dois anos. Considerando essa pressa, pilota e equipe devem entrar motivados para tentar levantar a taça no fim da temporada.

A ainda atual pilota da Andretti, no entanto, não deve ter vida fácil em 2012. Ricky Stenhouse Jr e Trevor Bayne devem voltar para a disputa do título. Austin Dillon e James Buescher devem se graduar da Truck Series, além de uma série de outros pilotos ainda vai fechar acordos para competir de forma integral no próximo ano.

Sendo realista, portanto, a expectativa é que Danica brigue pelo título, mas continuar em um duelo pela quarta colocação na tabela, além de fazer uma temporada sem erros parece um resultado bastante promissor para a nova estrela da Nascar.

Um comentário sobre “O que esperar da Danica na Nascar em 2012?

  1. Acho que ela nao brigará pelo titulo, mas para estar entre os 15 primeiros, se tiver um carro bom. Estou acompanhando a Truck Series com o NELSINHO e o PALUDO, e vejo que a coisa é bme mais embaixo, ou seja, o Nelsinho, que correu de F1, e foi campeao praticamente em todas as categorias que passou está sofrendo com os momentos de pressao e relargadas nas corridas, onde a adrenalina vai la em cima, e vejo que a Danica nao terá controle dessa situação quando tiver brigando com os ‘cobras’ da Nascar. O Nelsinho anda bem sozinho, no treino, faz tempos ótimo, mas na corrida, com todos envolta ele sofre o problema da ‘manha’ que é andar no bolo, coisa que precisa de muito tempo para aprender, e por isso acho que a Danica nao terá sucesso como todos imaginam.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s