O balanço da primeira metade da F1 2011 – parte 3

Daniel Ricciardo
Na briga entre as equipes pequenas, Daniel Ricciardo serviu para mexer no campeonato e colocar ainda mais pressão na Virgin e na Toro Rosso

Aproveitando que a F1 ainda está de férias, o World of Motorsport faz um balanço da primeira parte da temporada para cada uma das 12 equipes, além de avaliar o que o time pode fazer para a segunda parte do campeonato fora as mudanças em relação a 2012. Para terminar, agora é a vez de Toro Rosso, Hispania, Lotus e Virgin.

Toro Rosso: O desempenho da Toro Rosso impressiona. O time satélite da Red Bull costuma cair sempre no Q1 do treino classificatório, mas está conseguindo terminar as corridas dentro da zona de pontos. Esse ressurgimento, aliás, aumentou a dúvida em relação a qual dos pilotos vai continuar na equipe em 2012, já que Jaime Alguersuari virou o jogo e passou de quase eliminado para sensação da equipe.

Alías, Alguersuari e Sébastien Buemi estão em uma engraçada disputa para tentar justificar a contratação. Sempre quando eles têm a oportunidade, fazem de tudo para enaltecer os feitos e dizer porque o companheiro não deve ser contemplado com a vaga.

Na pista, seja lá o que a Toro Rosso tenha descoberto, está dando certo e o time está pontuando. Isso não parece ser um problema tão grande para as próximas etapas, mesmo em pistas que exigem menos downforce.

Em 2012: como Alguer e Buemi vão fazer dois anos e meio como dupla na Toro Rosso, um deles deve cair fora para a chegada de Daniel Ricciardo. Apesar disso, a cúpula da equipe está bastante dividida sobre qual piloto merece ficar. Por conta disso, essas últimas corridas devem ser interessantíssimas para ver esse duelo na pista em busca da sobrevivência na F1.

Lotus: A Lotus está cada vez mais estabelecida como melhor dentre as equipes que estrearam em 2010, mas fora isso está estagnada. O time malaio ainda não consegue duelar com as demais adversárias, mas também está muito distante de Virgin e Hispania.

Apesar disso, o desempenho está melhorando aos poucos e pode ser possível que eles comecem a incomodar o fim do pelotão nas próximas corridas, principalmente Heikki Kovalainen que está cada vez mais motivado, mesmo após ter passado por Renault e McLaren.

Jarno Trulli, por outro lado, deve anunciar a aposentadoria durante o GP da Itália, para quando o italiano já marcou uma entrevista coletiva. A vaga que se abre tem toda aquela patota de pilotos reservas – Valsecchi, Karun Chandhok, Luiz Razia e Ricardo Teixeira – de olho, mas o time pode seguir a tendência e apostar em alguém veterano para contribuir com o desenvolvimento do equipamento.

Jaime Alguersuari
De forma surpreendente, Jaime Alguersuari cai fora no Q1 do treino classificatório, mas termina na zona de pontos a corrida

Virgin: A equipe inglesa está fazendo uma grande faxina para não terminar como pior equipe do grid. Arrependidos em apostar em fazer um carro usando somente o CFD, que se mostrou um grande avanço na sustentabilidade da categoria, mas uma derrota tremenda em termos de rendimento, a direção da equipe decidiu chutar o projetista Nick Wirth, além de anunciar uma parceria com a McLaren.

Essas mudanças, claro, aconteceram pelo péssimo resultado na pista. Os anglo-russos viraram fregueses a Lotus e estão vendo a Hispania se aproximar cada vez mais. Como não há muita perspectiva de melhora, o jeito parece ser focar em 2012 desde já.

Em 2012: A boa notícia é que Timo Glock aceitou a extensão do contrato, então o alemão poderá liderar a equipe nessa reestruturação. Na outra vaga, Jérôme D’Ambrosio conta com o apoio da Gravity para permanecer na F1. O belga, porém, enfrenta concorrência pesada pelo lugar ainda a sombra de Vitaly Petrov sempre presente. Afinal, se Petrov eventualmente for chutado da Renault, o lado russo da Virgin já deu a entender que fará de tudo para que a F1 continue com um piloto da terra do Kremlin.

Outro nome que foi bastante especulado é o de Robert Wickens, que atualmente compete com o apoio da Marussia na World Series by Renault. Não seria uma surpresa tão grande, portanto, caso o canadense aparecesse na vaga que atualmente pertence ao belga.

Hispania: A equipe espanhola segue aquela bagunça de sempre. Depois de não se classificar para o GP da Austrália no início do ano, o time até conseguiu alguns resultados razoáveis levando em conta toda a limitação.

No entanto, a situação mudou totalmente no início do mês de julho. O grupo de investimento Thesan anunciou ter comprado a equipe espanhola e, aos poucos, reconstruiria o time enquanto diminuiriam com a intervenção de Colin Kolles e José Carabante. Depois, em uma surpreendente parceria com a Red Bull, a Hispania viu o cobiçado Daniel Ricciardo aterrissar em um dos carros.

Se a negociação com o grupo Thesan parece não ter dado certo – tomaram um calote, portanto, no outro ponto, Ricciardo está fazendo o que se esperava dele.  Nas duas últimas etapas, o australiano superou a Lotus de Karun Chandhok em uma e a Virgin de Jérôme D’Ambrosio, além do próprio companheiro de equipe, Vitantonio Liuzzi, na outra.

Em 2012: a Hispania é um completo mistério. O grupo Thesan valou em Javier Villa, que está no WTCC, mas se a negociação com o grupo não der certo, o espanhol segue longe da categoria.

O principal motivo para que Vitantonio Liuzzi não retorne é a necessidade de dinheiro da equipe. Com a Red Bull apostando em colocar Daniel Ricciardo na Hispania, pode ser que os jovens pilotos passem a considerar seguir os passos do australiano com maior atenção. Afinal, se a Red Bull colocou um piloto lá quer dizer que a vaga não deve ser tão ruim.

Um comentário sobre “O balanço da primeira metade da F1 2011 – parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s