F1 2011 na Alemanha

Nurburgring
Nurburgring não é exatamente a pista mais emocionante do calendário da F1. Por isso, é bom que chova

Esqueça Hockenheimring! A F1 chega neste final de semana à Nurburgring para a disputa da décima etapa da temporada 2011. E, acredite, essa é a maior novidade para a corrida. Desde 2006, as duas pistas fazem um rodízio – um tanto forçado em meio a disputas judiciais e ameaça de saída de patrocinadores – para quem vai sediar o GP da Alemanha.

Quem não tem nada a ver com essa alternância de pistas é Sebastian Vettel, que corre em casa, e aparece, obviamente, como favorito absoluto à vitória. Ainda mais depois que a FIA decidiu liberar o mapeamento do motor e o difusor aquecido desde que não haja mudanças na configuração entre o treino classificatório e a corrida.

Apesar disso, a verdade é que Sebastian Vettel jamais venceu na Alemanha. Então, tanto faz se a prova for em Hockenheimring ou em Nurburgring, em qualquer uma das duas o piloto estará na seca. Aliás, o piloto da Red Bull já chegou em primeiro em 12 das 20 pistas que compõem o calendário 2011 da F1, podendo alcançar uma 13ª nesse final de semana.

Apesar desse jejum, o desempenho de Vettel em Nurburgring, nas categorias de acesso, é animador. O atual campeão do mundo triunfou uma vez por lá correndo de World Series by Renault, em 2007, e duas na temporada 2006 da F3 Euro Series. Em Hockenheimring, por outro lado, o alemão só acumula uma única conquista.

Ainda falando sobre a casa rubro-taurina, Mark Webber foi o último vencedor em Nurburgring, em 2009, e pode se inspirar nessa conquista para tentar repetir o resultado neste final de semana. O australiano chega duplamente pressionado para essa décima etapa. Em um primeiro momento, ele é o único dos cinco pilotos que brigaram título de 2010 a não ter vencido na atual temporada. Além disso, a polêmica quanto à ordem de equipe em Silversonte trouxe novamente à tona a discussão sobre se existe segundo piloto na Red Bull. Caberá a Webber mostrar se tem, ou não e por quê.

Ferrari e McLaren, evidentemente, chegam como principais desafiantes à Red Bull. As duas necessitam de fatores externos para ter melhor desempenho, do contrário a tendência é um passeio da equipe austríaca. A McLaren espera que o retorno do mapeamento do motor volte a deixar a equipe com um bom rendimento na Alemanha. O resultado em Silverstone, quando só Hamilton pontuou chegando em quarto, pode ser considerado um fiasco para qualquer possibilidade remota de título para os ingleses.

A Ferrari, por sua vez, torce para que chova, assim eles não precisam usar o pneu duro – ponto fraco do time italiano, que não consegue desenvolver aderência com tal composto. O lado bom é que a previsão é realmente de pista molhada. Aí sim, como diriam por aí, ‘temos uma corrida’.

No meio do pelotão, o destaque fica para Mercedes, Force India e Toro Rosso. Na primeira, o fator casa pode ajudar Nico Rosberg e Michael Schumacher conseguirem resultados melhores que a sétima e oitava posição. Em caso de pista molhada, aliás, a dupla pode até mesmo entrar na briga por pódio, como já aconteceu em situações parecidas. A Force India, que tem aliança com a Mercedes, espera do mesmo fator casa para vencer. Além de Adrian Sutil e Nico Hulkenberg terem nascido por aquelas terras, Paul Di Resta é o atual campeão do DTM e, portanto, conhece essas pistas como a palma da mão.

Na Toro Rosso a graça é a disputa pela sobrevivência. Jaime Alguersuari está dando um banho em Sébastien Buemi nas últimas etapas e já começa a dar de ombro para os treinos classificatórios. O espanhol parece ter se tornado um mago da economia de pneus e mesmo com eles mais desgastados consegue ser mais rápido que o companheiro de equipe. Era tudo o que o suíço, antes favorito a continuar em 2012, não queria.

Nas nanicas, será interessante ver como Karun Chandhok se comporta na Lotus. O indiano precisa apagar o acidente do treino em Melbourne se quiser ser considerado por Tony Fernandes para a vaga de Jarno Trulli em 2012.

A minha previsão furada é que Sebastian Vettel quebra o jejum em Nurburgring, seguido pelos dois carros da McLaren.

3 comentários sobre “F1 2011 na Alemanha

  1. Chandhok também esteve bem, ficando a cerca de 8 décimos de Kovalainen, ou seja, fez melhor do que Trulli estava a fazer na qualificação.

    O indiano não tem o nível de um Bruno Senna ou Alvaro Parente (pilotos que o bateram de forma esmagadora quando foram colegas de equipa dele no GP2 – o brasileiro na iSport, o português na Ocean) mas tem ainda assim valor mais do que suficiente para estar na F1.

    Curtir

    1. Tenho que dar a mão à palmatória: a corrida do indiano em Nurburgring provou que ele não está preparado para correr na F1, pelo menos entrando a meio da época, sem testes. Mas ele até tinha feito alguns treinos livres com o carro e mesmo assim… foi um descalabro!

      Entrando no início de uma temporada é muito mais favorável, mas há certamente muitos pilotos com mais valor que merecem muito mais do que o indiano uma verdadeira oportunidade (Bruno Senna, Romain Grosjean, Lucas di Grassi, Alvaro Parente, etc…)

      Curtir

  2. A propósito das nanicas, temos um dado interessante no fundo da tabela: Karthikeyan, substituído por Ricciardo em Silverstone, fez o primeiro treino livre de Nurburgring e deu 7 décimos de segundo ao australiano. Ou seja, bateu de forma clara um piloto que rivalizou com Vettel em velocidade pura nos testes de Abu Dhabi, com um Red Bull nas mãos. Não há dúvida que o HRT não serve mesmo para avaliar o potencial de um piloto. O problema não é o Ricciardo, que tem muito potencial, tal como o Bruno Senna também o tem. Com um Red Bull nas mãos seria igualmente bastante rápido, como o Ricciardo. Tal como foi rápido com o Honda, ficando muito perto do Button sem qualquer experiência, e com o Renault, andando ao nível do Heidfeld com o mesmo tipo de pneus.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s