Circuito de rua de Valência
A F1 ainda não teve uma corrida emocionante em Valência. Quebrará o tabu em 2011?

A F1 chega à cidade de Valência para a oitava etapa da temporada 2011 da categoria, em mais um capítulo de ‘todo mundo contra Sebastian Vettel’. Pode até parecer exagero, mas o mais interessante de se acompanhar na pista europeia será ver sem alguém vai conseguir parar o piloto da Red Bull tanto nas pole-positions como na briga pela vitória.

A tendência, porém, é que o domínio rubro-taurino continue. Apesar de se tratar de um circuito de rua, a pista de Valência teve lá o dedo de Herman Tilke, isto é, requere um carro com bastante downforce, em que a Red Bull já se mostrou superior.

Só que pela primeira vez no ano, os taurinos entram pressionados. Com o anúncio do banimento do difusor aquecido começando no GP da Inglaterra – e sabendo que a Red Bull é a maior beneficiada dessa invenção –, a equipe austríaca, assim como Sebastian Vettel, entrou naquela fase de começar a pensar em somar pontos importantes para o campeonato, de olho em uma vantagem que pode ser perdida nas próximas etapas, enquanto o time não se adapta ao novo regulamento.

Por outro lado, é difícil apontar quem pode parar a Red Bull. Embora o nome da McLaren seja óbvio nessas horas, seria interessante, por exemplo, que Lewis Hamilton conseguisse terminar as corridas antes de tentar vencer Vettel. Mesmo assim, um ponto para ficarmos atento durante este GP da Europa é as possíveis intervenções do safety-car, que podem definir a corrida. Aproveitar o momento certo para colocar os pneus mais macios – ou um jogo menos desgastado – pode significar ganhar ou perder posições.

A pista de Valência ainda não deu à F1 uma grande corrida, mas a edição de 2011 deve ser um pouco melhor, principalmente por conta de todos esses novos artifícios, como o pneu Pirelli que se esfarela, o Kers e a asa traseira móvel. Por se tratar de um circuito de rua que fica em um meio termo entre o apertado Mônaco, em que ninguém passa ninguém, e Montreal (que não é um circuito de rua), mas sendo um convite às ultrapassagens, será interessante ver como os pilotos vão fazer uso desses artifícios na hora de ganhar posição, evitando os acidentes.

Meu palpite furado é mais um passeio da Red Bull, com pole-position e vitória de Vettel, seguido por Webber e Button. O óbvio.

P.S.: ano passado Webber deu um voo sensacional durante essa etapa depois de acertar o carro de Heikki Kovalainen. Alguém aqui aposta em algo semelhante esse ano?