Por que a melhor opção da Ferrari é manter Felipe Massa para 2012

Felipe Massa
Vendo a complexidade do mercado de pilotos e o atual plantel da Ferrari, é uma besteira o time de Maranello liberar Felipe Massa

As especulações envolvendo a segunda vaga da Ferrari – a de Felipe Massa – ganharam um novo capítulo com o nome de Jenson Button sendo ventilado. O piloto da McLaren entra em uma sucessão que já teve Sebastian Vettel, Robert Kubica e Nico Rosberg como principais concorrentes a companheiro de Fernando Alonso em 2012.

De todos, o inglês é o que faz mais sentido. A Ferrari precisa de alguém que se encaixe com o espanhol, algo quase inexistente na F1. Por encaixar, entende-se saber que as atenções e melhores equipamentos vão estar à disposição do asturiano, mas que a cobrança de resultados será igual para os dois.

Button vive algo semelhante na McLaren. Em grau menor, é difícil ver o time inglês abrindo mão de Hamilton para dedicar-se ao companheiro, a menos que seja uma final de campeonato com Lewis fora do páreo. Só que nesse cenário é importante ressaltar dois aspectos. A McLaren nunca falou abertamente em privilegiar um piloto, tampouco Button ou Hamilton tenha reclamado de falta de atenção do time. E segundo, Jenson é identificado com a McLaren. Tem bom relacionamento com o time, com os patrocinadores e é um inglês correndo em uma equipe inglesa.

Assim, a menos que Button tenha algum tipo de desejo de realmente pilotar pela Ferrari, uma transferência só deve acontecer por uma substancial quantia. Por outro lado, a McLaren já avisou que pretende renovar tanto com Hamilton quanto com Button.

Caso Button realmente esteja interessado em ir para a Ferrari, ele vai encontrar um time que, se já não foi construído para priorizar Alonso, tem o espanhol totalmente adaptado. Aí o retrospecto na F1 pode pesar. O asturiano teve seis companheiros na F1 desde que chegou à Renault: Trulli, Fisichella, Hamilton, Piquet, Grosjean e Massa. Dois tiveram a carreira destruída, um saiu de da equipe reclamando do espanhol, um só ficou na equipe porque Fernando foi para outro time e um conseguiu a proeza de expulsar Fernando da equipe em um dos piores anos da história da tal organização. O outro é Felipe Massa.

Ou seja, Button vai precisar ter muito sangue frio, pois a história indica que ele não terá vida fácil caso escolha uma transferência para a Ferrari. Por outro lado, a equipe italiana tem Felipe Massa. O brasileiro é identificado com a equipe – assim como Button é com a McLaren – e tem uma relação muito boa com os patrocinadores. O que pese o interesse de todos eles em investir no Brasil (não só no automobilismo), se aproveitando da figura de Massa como um semi-ídolo nacional.

Felipe Massa
Felipe Massa tem o trunfo de ser adaptado à equipe, gozar de uma boa relação com patrocinadores e representar um dos mercados que mais cresce no mundo

É verdade que Massa não vive seu melhor momento na F1, mas abrir mão da vaga na Ferrari talvez não seja tão interessante. É claro que é impossível determinar hoje quais são as possíveis vagas que o brasileiro teria no mercado. Mesmo que as outras quatro grandes equipes da categoria – McLaren, Red Bull, Renault e Mercedes – possam ter vagas abertas, Massa pode não ser um favorito na lista desses times. Além disso, se o brasileiro pudesse escolher deixar a Ferrari para buscar uma chance de título longe de Fernando Alonso, seria difícil, a situação que ele encontraria na McLaren de Hamilton ou na Red Bull de Vettel não seria tão diferente.

O último fator que pesa é o contrato de Alonso. O espanhol renovou recentemente até 2016. Então, quem for para a Ferrari precisa saber que durante cinco anos o número 1 do time já foi escolhido. Ou seja, talvez para a Ferrari fosse mais interessante manter Massa por mais alguns anos, apostando também em uma recuperação do brasileiro. Digamos que Felipe renove até 2014. A Ferrari poderia estudar lançar uma jovem promessa na equipe a partir de 2015 pensando já na aposentadoria do bicampeão.

Esse cenário não seria algo tão novo no time. Felipe Massa quando entrou na Ferrari foi para substituir o próprio Barrichello na reestruturação que o time sabia que iria passar após o fim da era Schumacher. Por outros fatores, Felipe ainda chegou a ser companheiro de Schumacher por uma temporada, em 2006, quando Rubens Barrichello optou por transferir-se para a Honda.

Com a dificuldade que é lidar com Alonso, com os valores comerciais envolvidos e com a complexidade do mercado de pilotos para os próximos anos, a melhor opção para a Ferrari é manter Felipe Massa.

4 comentários sobre “Por que a melhor opção da Ferrari é manter Felipe Massa para 2012

  1. Tenho uma solução para a Ferrari. Contrata o Tarso Marques para ser companheiro do Alonso. Já se conhecem e são amigos (Alonso o considera o melhor companheiro que já teve). E a própria Ferrari já teve interesse no brasileiro lá no seu início de carreira. Além do mais, a suspensão por doping foi abreviada, “deixando Tarso livre para guiar na F1 novamente”…

    Curtir

  2. Caro Felipe, parabéns pelo blog ! Excelente o post sobre as grandes temporadas e também sobre a trajetória dos pilotos. Neste aqui, só não entendi quando diz que “Massa e Schumacher foram companheiros por duas temporadas…”, não teria sido só em 2006 ? Ou estamos contando 2003 quando o brasileiro era piloto de testes ? Fora isso, a conclusão à que chego é a de que Massa talvez seja a melhor opção para a Ferrari por ser o mais suscetível à submissão, dentre todos os candidatos apresentados… creio que Button aos poucos poderia até conquistar na Ferrari muito mais espaço do que Felipe conseguiu, até por ter, no momento, uma pilotagem muito melhor que o brasileiro. Um abraço !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s