
A Red Bull passou um curioso comunicado à imprensa, nesta quinta-feira, dia 9. Ao contrário da polidez total da maioria das equipes, os rubrotaurinos não esconderam estarem putos da vida com o amadorismo na Stock Car.
A gota d’água para eles foi a punição tanto a Cacá Bueno quanto a Daniel Serra por excesso de velocidade nos boxes durante a etapa de Campo Grande. Por mais que isso seja possível, o radar da Stock Car flagrou o Cacá a 140 km/h em uma área onde a velocidade máxima é de 50 km/h. Isso até faz os 74 km/h de Daniel Serra parecerem pouco.
Só que os dois pilotos não estavam acima da velocidade. E a direção da Stock Car optou por seguir um valor absurdo ao invés de considerar um erro no equipamento.
Aí a Red Bull resolveu protestar. Não na justiça, pois lá a Stock proíbe. Mas em um comunicado deveras interessante. No melhor (ou pior) momento, disseram. “Mesmo se Cacá, em um inexplicável surto psicótico-suicida, realmente tivesse feito tal estupidez [de passar 140 km/h no pit-lane], será que essa passagem em altíssima velocidade não teria sido facilmente perceptível a olho nu? Nós temos certeza que sim.”
E os rubrotaurinos deixaram clara a insatisfação com os erros recorrentes da categoria. Depois de enumerarem algumas situações em que consideraram terem sido prejudicados por decisões controversas da direção de provas, o comunicado deixou a seguinte mensagem: “Por si só, a incoerência nos critérios já seria incompreensível. Porém, o fato de em ambos os casos a equipe Red Bull Racing ter sido diretamente prejudicada por essa inconstância serve para deixar nossas cabeças cheias de interrogações. (E nossos sacos bastante cheios, também)”.
Mas, ok, por si só a mensagem da Red Bull foi pitoresca o suficiente. Mas eis que junto com o informe, eles enviaram também fotos de Cacá Bueno e Daniel Serra. Enquanto o bicampeão aparece com a mão no rosto visivelmente se lamentando, na outra, o filho de Chico Serra está dentro do carro em uma ação promocional realizada pela empresa alguns meses atrás.

Ah, então quer dizer que eles não tinham nenhuma foto melhor, até porque o Serra não deve ser muito fotogênico, certo? Claro que não é nada disso, da mesma forma que o texto mostrou o desabafo da empresa, a foto seguiu o mesmo caminho. Genial a ideia de colocarem um balão preso no escapamento para sinalizar ‘essa é minha paciência e ela está a ponto de explodir’. Resta saber o que vai significar quando o balão estourar.