JR Hildebrand falhou ao tentar entrar na história da Indy 500

Dan Wheldon wins the Indy 500
JR Hildebrand viu Dan Wheldon ultrapassá-lo e entrar para a história

As duas provas mais importantes do calendário americano de automobilismo – a Daytona 500 da Nascar e a Indy 500 – tiveram desfechos bastante similares. Em ambas, um novato até então desconhecido pelo grande público teve nas mãos a chance de vencer a corrida da vida. Porém, somente em uma delas ele saiu-se vencedor.

No início de fevereiro, Trevor Bayne colocou o nome na história da Nascar ao segurar Carl Edwards, nas últimas curvas da Daytona 500, para vencer a corrida de abertura do campeonato. O piloto da Ford fazia apenas a segunda corrida da carreira na Sprint Cup, mas desde o início das atividades da etapa da Flórida já havia chamado a atenção. Primeiro foi Jeff Gordon (cuja carreira é mais velha até mesmo que o jovem piloto) a elogiá-lo, depois Kyle Busch e tantos outros.

Em Daytona, Bayne fez uma prova sem erros empurrando diversos pilotos para as primeiras colocações. No fim, a grande parceria acabou sendo com David Ragan. Entretanto, o piloto da Roush-Fenway cometeu um erro bobo ao queimar uma largada e perdeu a chance de brigar pela vitória. A liderança, então, caiu no colo de Trevor, que contou com um empurrão de Bobby Labonte para conquistar o cobiçado triunfo.

Não importa quantos anos se passarem, mas quando alguém for checar o livro da história da Nascar, o vencedor da Daytona 500 de 2011 sempre será Trevor Bayne, independente do que acontecer com o piloto a partir de agora. Bayne, aliás, aproveitou bem a fama ao aparecer em quase todos os grandes programas americanos e conseguir alguns patrocinadores, além de consolidar a carreira.

Trevor Bayne
Mesmo fazendo apenas a segunda corrida da carreira, Trevor Bayne conquistou o triunfo mais cobiçado na Nascar

Da mesma forma, quem checar a centenária história da Indy 500 vai ver Dan Wheldon como o vencedor da etapa de 2011. É claro que JR Hildebrand fez uma grande prova, e batida no final lhe deu muito mais visibilidade naquele momento do que o triunfo do inglês. No entanto, dentro de alguns anos, ninguém mais vai lembrar o nome do americano. Quando muito ele será tratado como ‘aquele cara que bateu na última volta de uma Indy 500 um ano aí’.

Hildebrand ainda terá participação garantida em todas as compilações de batidas, finais de provas dramáticos e fails, mas a história da Indy ainda não o pertence e se é que um dia vai pertencer. (Não quero parecer duro, mas é fato que o segundo colocado não tem um lugar reservado na história, independente de que forma ele chegou a tal posição).

JR Hildebrand falhou em tentar dar à Indy algo similar à Baynemania na Nascar. Ainda que a personalidade dos dois pilotos seja completamente diferente, o novato dos monopostos ainda não terá a chance da causar o frisson movido pelo triunfo do compatriota. O piloto da Panther está nos registros da mesma forma que David Ragan está: ao perder uma corrida.

Talvez, se não fosse por esse post, você não se lembrasse mais que o então líder David Ragan foi punido com um drive-through, na Daytona 500, ao queimar uma relargada justamente para trabalhar com Bayne faltando duas voltas para o final. Esse erro, na ocasião, foi o suficiente para colocar o garoto na frente da corrida e seguir para a bandeira quadriculada. Agora, Hildebrand está destinado à nuvem do esquecimento. Uma pena para um piloto promissor, que chegou perto de ter a vida completamente modificada neste 29 de maio.

3 comentários sobre “JR Hildebrand falhou ao tentar entrar na história da Indy 500

  1. acho o Hildebrand um piloto promissor
    se a panther conseguir dar um carro bom novamente pra ele esse ano, acho q ele vence alguma, talvez no kentucky q ano passado a panther fez um carro ótimo
    mas essa corrida foi um tapa na cara da equipe Panther que demitiu o Wheldon justamente pra contratar o Hildebrand

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s