O que aconteceu com a Andretti?

Andretti-Green roster
Dario Franchitti, Danica Patrick, Tony Kanaan, Marco e Michael Andretti formaram um dos melhores planteis da Andretti na Indy

A forma como se deu a saída de Tony Kanaan da Andretti e as controvérsias em que o time se meteu durante os treinos para a Indy 500 deixaram a equipe em foco. Afinal, antes do recente domínio da Chip Ganassi, a Andretti havia vencido três dos últimos quatro campeonatos. Como um time poderia cair dessa forma?

Na verdade, essa não é uma explicação fácil. Entre as possíveis causas estão a saída de Kim Green no início do ano passado como sócio do time, um menor envolvimento com a Honda (quando a fabricante japonesa só fornecia motores para a Andretti faziam motorzaços para vencer a Toyota de Ganassi e Penske, agora o equipamento é igualado por conta de fornecedor único), e a dificuldade de organização de um time de quatro carros.

O assunto do post de hoje é justamente o tamanho do plantel do time. Evidentemente, com mais pilotos, é natural que a rotatividade seja maior, mas Michael Andretti tem encontrado problemas para manter as maiores estrelas no time desde o início da empreitada na Indy.

Considerando o início da história da equipe como o ano de 2003, quando fizeram a transição da CART/ChampCar para a IRL,  foram seis mudanças de piloto até agora, além da perda de 11 patrocinadores. Saíram Michael Andretti, Dan Wheldon, Bryan Herta, Dario Franchitti, Hideki Mutoh e Tony Kanaan. Curiosamente, Wheldon e Franchitti saíram logo após os títulos. Ambos foram para a Ganassi, embora o escocês tenha passado pela Nascar antes.

Andretii green 2005
Dan Wheldon, Bryan Hertha, Tony Kanaan e Dario Franchitti: escalação estelar rendeu três títulos e duas Indy 500

Quanto aos patrocinadores, o time perdeu a Izod, 7-Eleven, Panasonic, Boost Mobile, NYSE, Motorola, Canadian Club, Argent, Klein Tools, Jim Beam e ArcaEx. Não é por acaso que apenas Danica conseguiu trocar o investidor e manter patrocínios bastante gordos. O mote da saída Kanaan foi a não continuação do 7-Eleven, enquanto Mike Conway chegou a correr com o carro limpo neste ano. Em 2010, Hunter-Reay só foi confirmado na temporada toda já na metade do campeonato e até mesmo Marco Andretti andou alguns anos perigando ficar sem dinheiro de fora (com a saída da NYSE e a transição com Meijer/Blockbuster) antes de se acertar com a Venom Energy Drink, que é uma bebida totalmente desconhecida.

Esse número e alterações, no entanto, não parece tão grande, mas comparado às duas mudanças na Penske (com a saída de um investidor apenas, mas a entrada de 204.719 novas empresas) e às quatro alterações na Ganassi (que não perdeu patrocinador) ainda que proporcionalmente a media é superior. Não é por acaso que Penske e Ganassi estejam no topo até hoje, mas a Andretti tem vitórias a conta gotas.

O resultado todos já conhecemos. A Andretti está em uma crise brava – incluindo nos postos técnicos – e depende de atuações raras e geniais de Mike Conway e Ryan Hunter-Reay. Marco, por outro lado, não consegue encaixar  uma boa atuação faz alguns anos, e a equipe ainda corre o risco de perder Danica, a principal estrela, para a Nascar.

Caso a saída da Danica se confirme, além de aumentar a estatística apresentada, é uma boa oportunidade da Andretti em contratar alguém para ser o líder da equipe e voltar a levar o time ao topo. Do contrário, caso a aposta seja em uma figura midiática ou mais um piloto limitado, a tendência é que o time siga nesse mesmo marasmo. Uma ex-equipe grande.

Um comentário sobre “O que aconteceu com a Andretti?

  1. piloto limitado? contrata o barrichelo que irá contribuir com a sua vasta experiencia no esporte a motor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s