É ano de Copa do Mundo

Yelmer Buurman
O carro do PSV, de Yelmer Buurman, defenderá as cores da Holanda na edição da Copa do Mundo da F-Superleague

Não, eu não errei o ano quando escrevi este post. Embora a Copa do Mundo de futebol tenha acontecido em 2010, este ano irá acontecer a disputa mundial em quatro rodas. Quero dizer, nada melhor que a F-Superleague fazer da quarta temporada da história aquela em que será chamada de Copa do Mundo.

Entenderam a genialidade do negócio? A cada quatro anos tem Copa no futebol. No quarto ano da F-Superleague, os times vão ficar em segundo plano para que as ‘seleções’/’países’ entrem em cam.. nas pistas.

Tenho dúvidas reais se essa foi uma decisão genial da categoria, ou foi uma maneira de eles tentarem ganhar mercado e atrair novos fãs ao se aproveitaram da lacuna deixada pela A1GP, que se auto-denominava a Copa do Mundo do Automobilismo.

De qualquer forma, é uma ideia bem bacana. O carro do Yelmer Buurman, do PSV/Holanda, que está aí em cima, prova que alguns layouts ficaram muito bonitos. No entanto, também é uma pena que as cores dos times de futebol tenham ficado para trás. Mas época de Copa do Mundo é assim mesmo, quem se lembrava dos campeonatos estaduais em meio à convocação do escrete nacional?

No entanto, essa ideia de dar aos clubes a cor do manto nacional acabou gerando uma polêmica curiosa no Brasil. O carro do Corinthians foi pintado majoritariamente de verde, por conta da bandeira do nosso país. Desnecessário dizer a confusão que deu. A própria direção do time emitiu um comunicado afirmando que não irá permitir que a Superleague pinte o carro da equipe com a tal cor. (Para quem não acompanha futebol, o maior rival do Corinthians é o Palmeiras, sempre representado pelo verde).

Nesse momento de embate entre time e categoria, entendo que a equipe paulista esteja certa. A controversa proibição está presente no estatuto do clube, é uma tradição. A F-Superleague ganha em cima da imagem do Corinthians, então, no mínimo, deveria respeitar o que determina o participante. Aí vem aquela pergunta. ‘Como pintar o carro do Brasil sem verde?’ A Holanda, por exemplo, não tem laranja na bandeira. E, salvo aquela tarja no peito, o uniforme da Seleção Brasileira é predominantemente azul e amarelo.

Ainda no assunto Corinthians, o anúncio de Antonio Pizzonia fez com que muita gente descartasse a presença de Rafael Suzuki na categoria. Talvez, Suzuki já tivesse abrido mão de participar para correr nos Estados Unidos. Outra opção é ele já ter acertado com outro time. Seja o Flamengo, que faz parte do certame, seja de outro país.

Embora a organização tenha pisado na bola em relação a conhecer os clubes brasilieros, eles acertaram em cheio nas pistas onde vão correr nessa “Copa do Mundo”. Embora seja de lamentar tradicionais pistas europeias terem ficado de fora, Brasil (em duas oportunidades, Goiânia e Curitiba), Rússia e Qatar, sedes das copas de 2014, 2018 e 2022 (caso o mundo não acabe no ano que vem) receberam etapas este ano. As demais pistas são Zolder (Bélgica), Assen (Holanda), Beijing, e Taupo (Nova Zelândia). Assim, salvo a África, a Copa será disputada em todos os continentes.

Aliás, não seria nada mal ter a Shakira presente em todas essas etapas cantando o Waka Waka, ou o Tony Kanaan cantando Wave your flag.

Acho interessante essa determinação da F-Superleague. Torço para que essa Copa do Mundo vingue, porque, sendo sincero, Copa é sempre sensacional. Imagino que todo mundo tem alguma  grande história para contar sobre o Mundial. Eu conheço uma boa sobre o jogo de Japão e Camarões em 2010, mas fica para outra oportunide.

2 comentários sobre “É ano de Copa do Mundo

  1. Igual a A1GP não teremos. Aquela categoria era fantástica! Tinha grandes disputas por posição, ótimos pilotos, e a Superleague é um pouco monótona e com um ou outro destaque.

    Curtir

  2. Duro que parece que com essa idéia minou as chances do Rafael Suzuki.

    Afinal não creio e não faria sentido que hajam dois carros representando o Brasil.

    O Suzuki falou algo de “almoço reunião” enquanto está lá nos EUA, tomara que saia algo bom de lá.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s