
Ricky Stenhouse Jr conquistou na etapa de Iowa, no último domingo, dia 22, a primeira vitória da carreira na Nationwide Series. Este, também, foi o primeiro triunfo de um piloto que disputa somente a categoria de acesso desde a conquista de Justin Allgaier na etapa de Bristol em março de 2010, ou seja, mais de um ano atrás.
Assisti pouco da corrida por conta do Bump Day em Indy e do GP da Espanha da F1, mas confesso que torci para que Carl Edwards e Brad Keselowski batessem. Evidentemente, não tenho nada contra esses dois pilotos, mas cada vez fica mais chato o envolvimento dos atletas da Sprint Cup nas divisões de acesso.
Não que essa participação tenha sido uma exclusividade da corrida de Iowa. Pelo contrário, é justamente nas etapas em que a Sprint e a Nationwide dividem a mesma pista, no final de semana, que a invasão é maior. Mas em Iowa, a situação foi diferente pois eram apenas os dois: Edwards e Keselowski. Os demais pilotos e equipes optaram por tirarem um dia de descanso depois da All Star Race.
Ainda que a presença da dupla seja justificada pelos argumentos de sempre (aumento da audiência, pressão dos patrocinadores, maior nível da competitividade) é bastante desagradável pensar que levou 14 meses para que um piloto da Nationwide conseguisse vencer na própria categoria. Por curiosidade, nesse tempo, Kyle Busch venceu 17 vezes; Carl Edwards, seis; e Brad Keselowski, outras seis.
No entanto, mesmo com esse domínio cada vez maior dos pilotos da Sprint na divisão de acesso, Iowa segue com um curioso tabu: os atletas da divisão principal tem enorme dificuldade para ratificar o favoritismo. Mesmo quando apenas a corrida da Nascar East x Nascar West era disputada no local, as estrelas do esporte não tiveram vida fácil. Em 2007, Kevin Harvick terminou a corrida do East x West na segunda colocação. O vencedor foi o então ainda promissor Joey Logano. Em 2008, foi a vez de Kasey Kahne encerrar a etapa novamente na segunda posição, que teve Brian Ickler como vencedor. No ano seguinte, no entanto, nao teve jeito e o vitorioso foi Kyle Busch. Na Nationwide, a situação é parecida. Em três etapas já disputadas, duas tiveram um vencedor da categoria somente. Brad Keselowski triunfou em 2009, enquanto Stenhouse foi o vencedor neste ano.
Ainda que o tabu exista, a participação de pilotos da Sprint é um exagero. Ao menos uma vez no ano seria interessante deixar os garotos correrem, só eles, assim como acontece na Nascar East x West. Até porque, se mantivermos esse ritmo, só daqui 14 meses teremos um novo triunfo de um piloto regular da Nationwide.
Parabens pelo blog…passo aqui todos os dias depois que soube no blog do FG…Abs
CurtirCurtir