Nationwide em Iowa: a primeira de Stenhouse

Ricky Stenhouse Jr
Mesmo com Carl Edwards e Brad Keselowski na pista, RIcky Stenhouse Jr venceu em Iowa

Ricky Stenhouse Jr conquistou na etapa de Iowa, no último domingo, dia 22, a primeira vitória da carreira na Nationwide Series. Este, também, foi o primeiro triunfo de um piloto que disputa somente a categoria de acesso desde a conquista de Justin Allgaier na etapa de Bristol em março de 2010, ou seja, mais de um ano atrás.

Assisti pouco da corrida por conta do Bump Day em Indy e do GP da Espanha da F1, mas confesso que torci para que Carl Edwards e Brad Keselowski batessem. Evidentemente, não tenho nada contra esses dois pilotos, mas cada vez fica mais chato o envolvimento dos atletas da Sprint Cup nas divisões de acesso.

Não que essa participação tenha sido uma exclusividade da corrida de Iowa. Pelo contrário, é justamente nas etapas em que a Sprint e a Nationwide dividem a mesma pista, no final de semana, que a invasão é maior. Mas em Iowa, a situação foi diferente pois eram apenas os dois: Edwards e Keselowski. Os demais pilotos e equipes optaram por tirarem um dia de descanso depois da All Star Race.

Ainda que a presença da dupla seja justificada pelos argumentos de sempre (aumento da audiência, pressão dos patrocinadores, maior nível da competitividade) é bastante desagradável pensar que levou 14 meses para que um piloto da Nationwide conseguisse vencer na própria categoria. Por curiosidade, nesse tempo, Kyle Busch venceu 17 vezes; Carl Edwards, seis; e Brad Keselowski, outras seis.

No entanto, mesmo com esse domínio cada vez maior dos pilotos da Sprint na divisão de acesso, Iowa segue com um curioso tabu: os atletas da divisão principal tem enorme dificuldade para ratificar o favoritismo. Mesmo quando apenas a corrida da Nascar East x Nascar West era disputada no local, as estrelas do esporte não tiveram vida fácil. Em 2007, Kevin Harvick terminou a corrida do East x West na segunda colocação. O vencedor foi o então ainda promissor Joey Logano. Em 2008, foi a vez de Kasey Kahne encerrar a etapa novamente na segunda posição, que teve Brian Ickler como vencedor. No ano seguinte, no entanto, nao teve jeito e o vitorioso foi Kyle Busch. Na Nationwide, a situação é parecida. Em três etapas já disputadas, duas tiveram um vencedor da categoria somente. Brad Keselowski triunfou em 2009, enquanto Stenhouse foi o vencedor neste ano.

Ainda que o tabu exista, a participação de pilotos da Sprint é um exagero. Ao menos uma vez no ano seria interessante deixar os garotos correrem, só eles, assim como acontece na Nascar East x West. Até porque, se mantivermos esse ritmo, só daqui 14 meses teremos um novo triunfo de um piloto regular da Nationwide.

Um comentário sobre “Nationwide em Iowa: a primeira de Stenhouse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s