O estranho grid da 100th Indy 500

Indy 500
Quem poderia imaginar que o grid da Indy 500 teria Alex Tagliani, Scott Dixon e Oriol Servià na primeira fila

O surpreendente grid de largada para a centésima edição da Indy 500, com Alex Tagliani na pole-position e dividindo a primeira fila com Scott Dixon e Oriol Servià fez chegarmos a algumas conclusões:

1) Talvez os melhores pilotos não estejam nas melhores equipes

O fraco resultado de Penske e Andretti, principalmente, comparado ao bom desempenho de gente como Tagliani, Servià, Buddy Rice e Dan Wheldon faz questionar se, por acaso, essas equipes grandes não tenham escolhido mal o plantel de pilotos. Na Penske, por exemplo, Ryan Briscoe é extremamente questionado e vai precisar se classificar no bump day. Helio também não faz um bom ano (de novo) e apenas Will Power tem salvado o time. Na Andretti, a vitória de Mike Conway – que também parece longe de fazer a 500 – foi um oásis no fraco desempenho do time até o momento no ano.

2) Bom ver os oldschools da CART na frente

Para quem assistia à CART/Fórmula Mundial na década de 90 é sempre legal ver Alex Tagliani e Oriol Servia indo bem. Afinal, os dois sempre se mostraram bastante rápidos, mas nunca conseguiram uma grande conquista na carreira. Depois de rodarem por 23842384 times, parece que tanto o canadense quanto o espanhol conseguiram se estabilizar na Sam Schmidt e na Newman/Haas, respectivamente. Já bastante experientes, pode ser a hora do sucesso para eles.

3) Deveria haver mais corridas em ovais longos no calendário da categoria e menos provas em mistos em que ninguém passa ninguém

A Indy é extremamente incoerente em se tratando do calendário onde corre. A categoria, que vive pregando a máxima de altas velocidades e disputas emocionantes, anda em lugares como St. Pete, Barber e Mid-Ohio, onde ninguém passa ninguém. Sem Kers, pneus Pirelli e asa móvel fica difícil boas corridas nesses lugares. Enquanto isso, as provas em ovais, geralmente decididas na última volta, acontecem com uma frequência cada vez menor. Chicagoland e Kansas deram adeus ao calendário. Auto Club e Michigan não devem retornar. Assim, enquanto acontece um treino sensacional em Indianápolis, nas demais etapas sabemos de cor e salteado que Will Power vai largar na frente.

4) Will Power está cada vez mais adaptado aos ovais

Will Power é o mestre dos circuitos mistos, mas não leva muito jeito para correr em ovais. Foi assim que ele perdeu o campeonato de 2010. Só que o australiano está melhorando. Em Indianápolis foi o melhor carro da Penske na classificação. Único a avançar à decisão da pole-position. Levando em conta que Ryan Briscoe e Helio Castroneves são especialistas em ovais, o feito de Power parece ainda maior. O australiano, assim, parece caminhar mais tranquilo para o campeonato.

5) Essa Indy 500 está com cara de Ganassi, embora nunca seja bom subestimar a Penske

Com os problemas da Penske e da Andretti e com o domínio das equipes menores nos treinos, a única grande que se salvou foi a Ganassi. Em uma longa corrida de 500 Milhas, o trabalho da equipe é importantíssimo. Por isso, Dario Franchitti e Scott Dixon levam vantagem ante às menos temidas Sam Schmidt, Newman/Haas, Panther e Bryan Herta. Por outro lado, excluir a Penske da vitória é um erro. Em 2001, o time retornava à disputa da tradicional prova pela primeira vez desde o vexame de 1995. Como preparação, eles participaram da etapa de Phoenix da IRL e fizeram feio. Na classificação, Gil de Ferran terminou em quinto (mesma posição de Power, hoje) e Castroneves, em 11º. O resultado da prova foi a dobradinha brasileira com Helio em primeiro.

4 comentários sobre “O estranho grid da 100th Indy 500

  1. “Ninguém passa ninguém”? Você realmente tem acompanhado as corridas da Indy? “Will Power está mais adaptado aos ovais”? A última corrida dele em um oval foi quando perdeu o campeonato em Homestead… não acredito que ele possa ter tido uma gigante adaptação desde então, uma vez que as quatro primeiras etapas da Indy em 2011 foram em circuitos mistos…

    Curtir

    1. Ninguem passa ninguem:
      Em 2011
      St. Pete 3 mudanças de liderança entre 2 pilotos. Se voce viu a corrida, sabe como aconteceram.
      Barber: 0 mudança de liderança
      São Paulo: 2 mudanças de liderança ente 2 pilotos. A exemplo de St. Pete metade nos boxes.

      Em 2010:
      Todas as corridas em ovais longos tiveram ao menos 10 mudanças pela liderança.
      CQD.

      Não sou contra os mistos. Mas acho que poderia ter pistas melhores que St. Pete, Barber, Mid-Ohio, Sonoma e Edmonton no calendário.

      Curtir

      1. Poderiam trocar St. Pete, Mid-Ohio, Sonoma, Barber e Edmonton por Laguna Seca, Portland, Elkhart Lake, Houston (a pista era uma merda mas sempre dava acidentes) e Montreal.

        Curtir

  2. – NA era Pré-Ruptura a equipe Menard ia bem rápido nos treinos da Indy-500, mas ia caindo na corrida. Não me parece ser amesma coisa, pois Sam Schimdt parece que achou o caminho, mas como seguro morreu de velho…
    -A Andretti ainda corre risco (pequeno acho eu) de ter um dia de penske-95. Deve se classificar no grid, com a inestimavel ajuda da equipe de JAy Penske (?) e de Scott Speed (sic), mas deve repensar sua organização. Mas que fase.

    -È, vendo por este lado Tony Kanaan se deu bem…

    -também tenho saudade dos ovais longos. MAs a definição do calendário tem haver com o cruzamento de propriedade dos circuitos, não? Alguns donos de circuitos tem opção de querer corrida da Indy, outros da NAscar. Talvez sejam opções além do esportivo…

    – Tëm mistos que mesmo não velozes tiveram corridas assaz interessantes, como the Glen e Cleveland. Incluem-se no ponto anterior tanto na propriedade, talvez. MAs na saudade, acho que sim…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s