Nascar em Darlington: Regan Smith, brigas e diversão

Regan Smith
Regan Smith conquistou a primeira vitória da carreira na Nascar em Darlington

A etapa de Darlington da Sprint Cup, na noite deste sábado (7), comprovou o que os fãs da categoria já desconfiavam: a temporada 2011 da Nascar está cheia de corridas legais. Na prova na Carolina do Sul não foi diferente. Ao todo, durante a etapa, foram 21 mudanças de liderança entre 12 pilotos, duas bandeiras amarelas causadas por Jimmie Johnson, uma briga literal entre Kyle Busch e Kevin Harvick, além da surpreendente vitória de Regan Smith. Para quem não viu a corrida, a história com a grande qualidade de sempre pode ser vista bastando clicar aqui.

Em um resumo rápido, as primeiras 360 voltas foram boas, principalmente em se tratando de Darlington, que desde aquele clássico duelo entre Kurt Busch e Ricky Craven nunca teve um bom espetáculo. Mas o interessante mesmo foram as voltas finais, após o motor de Jeff Burton estourar.

Na relargada após o carro 31 ter recolhido às garagens, Kyle Busch bateu em Kevin Harvick, que coletou Clint Bowyer e deixou o piloto do carro número 29 puto da vida com o adversário da Toyota. O acidente fez a corrida ir para a prorrogação, com Regan Smith, que não havia parado no final, na liderança. Smith foi beneficiado por um empurrão de Brad Keselowski no último recomeço, o que bloqueou os ataques de Carl Edwards. Assim, o piloto da Furniture Row foi direto para a bandeira quadriculada, conquistando o primeiro triunfo da carreira.

A vitória de Smith pode ser explicada em dois momentos-chave. No primeiro, a importância do ar limpo, que ficou evidente em toda a corrida. Sempre que alguém assumia a primeira colocação conseguia imprimir um bom ritmo de prova para não ser incomodado por algum tempo.

No segundo, o próprio Carl Edwards admitiu que a parceria de Keselowski/Smith foi o suficiente para deixá-lo sem ação na relargada. Assim, mesmo com pneus mais velhos – o que era comprovadamente mais lento – Regan Smith pôde manter a primeira colocação. O que foi bastante importante, já que na bandeira verde tanto Edwards quanto Smith estavam lado a lado, ou seja, o ar limpo seria razoavelmente igual para ambos.

Táticas à parte, Regan Smith teve todos os méritos da vitória. Aliás, se levarmos em conta todos os pilotos que ganharam pela primeira vez na carreira nos últimos anos na Nascar, o piloto da Furniture Row é o primeiro desde Casey Mears a vencer uma corrida que não terminou antecipada por conta da chuva nem foi disputada em super-oval. E olha que nesse grupo entra gente como David Reutimann, Brad Keselowski, Joey Logano e Trevor Bayne.

Porém, embora o triunfo de Regan Smith tenha chamado a atenção, a grande atração da noite foi a briga entre Kyle Busch e Kevin Harvick. Como dito acima, nas últimas voltas da prova os dois duelaram por alguma posição intermediária e, em meio a bumps, Busch se irritou e mandou Harvick para o muro. (Aqui, é importante lembrar que na etapa de Homestead de 2010 aconteceu justamente o contrário, com Busch sendo retirado da corrida pelo adversário).

Clint Bowyer
Clint Bowyer com o bom-humor de sempre, praticando arremesso de HANS a distância

Puto da vida com o rival, Harvick passou a perseguir o carro número 18 depois da corrida, incluindo uma patética cena à Tom & Jerry na entrada dos boxes. No final, Harvick estacionou o Chevrolet no pit-lane para bloquear Busch e caminhou até o Toyota para dar uns belos sopapos no adversário. Para evitar um conflito, Busch acelerou e mandou o carro 29 para o pit-wall, .

Não sou nenhum defensor do bom-mocismo nessa hora. Acredito que em alguns momentos é difícil evitar um conflito físico, até porque isso deve fazer parte da natureza humana. Mas o que aconteceu em Darlington foi uma palhaçada. Ao invés de ficar aquele perseguição, a briga deveria ter acontecido no pit-lane logo. Aí ou os pilotos iam para as vias de fato, ou a turma do deixa disso agia rápido.

O fato de Kyle Busch empurrar um carro desocupado, no pit-lane, é uma irresponsabilidade tremenda. Imagina se o carro pega alguém? Seja um fiscal, um repórter, ou membro de qualquer uma das equipes, o problemão que ia dar. E não dá para alegar que a atitude foi para evitar um conflito. Ele, dentro do carro, de capacete, com aquela rede lá, estaria com medo de um soco de um piloto? Por favor né? De capacete, até eu iria brigar com Harvick que deve ter o dobro da minha altura.

Aliás, o acidente entre Kyle Busch e Kevin Harvick ainda coletou Clint Bowyer, deixando-o com um excelente humor depois da corrida. Bowyer está no último ano de contrato com a equipe de Richard Childress e está com dificuldades em renovar o contrato por questão de patrocinador. Para piorar, o piloto acabou se queimando com Harvick, no final de semana, ao faltar no briefing da Nationwide, onde iria correr pela equipe do companheiro. Com isso, Bowyer foi obrigado a abdicar a segunda posição no grid para sair em último. Kevin, que também é um cara cabeça-fria – como a briga com Busch demonstrou – foi no Twitter e esbravejou algumas palavras sendo a mais dura algo como “espero que semana que vem todo mundo consiga chegar ao briefing a tempo”.

De qualquer forma, é difícil que Bowyer saia da equipe de Richard Childress pois  não tem vaga disponível na Nascar.  Os outros pilotos que estão no último ano de contrato são Brian Vickers, Carl Edwards e Juan Pablo Montoya. Salvo uma troca com Edwards, Bowyer estaria dando um tiro na própria carreira se mudasse de equipe. E uma mudança para a Roush-Fenway é deveras improvável, até porque Edwards é o líder do campeonato e vem fazendo um grande início de 2011.

A próxima etapa da Nascar é em Dover e deverá ser vencida por Jimmie Johnson. Caso contrário, Kyle Busch e Carl Edwards têm chances. Aliás, Busch tem caso Harvick permita que ele termine a corrida.

3 comentários sobre “Nascar em Darlington: Regan Smith, brigas e diversão

  1. Bowyer pode não ser um super piloto mas ainda é melhor que o Vickers que só sabia fazer poles e desde que se recuperou da sua doença não fez nada que preste na NASCAR.

    sobre o incidente de Harvick e Busch, o Harvick claramente não aceitou ser ultrapassado pelo Busch com o carro mais lento, o que foi estranho já que estava sendo ultrapassado por outros sem resistir mto. Kyle Busch esquentado como é aproveitou que o desespero do harvick jogou o Bowyer longe pra usar isso como desculpa e na confusão jogar o 29 pra fora da pista. Só que os dois se deram mal na prova por isso, principalmente Harvick.

    Eu gosto do estilo de pilotar do Busch aempre com a faca nos dentes, mas nessa ele mandou mal.

    E a cena final foi realmente patética e muito imprudente da parte de Busch.

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  2. Jogando no fogo… Fosse o Childress trocaria Bowyer pelo Vickers? Apesar da fraca passagem pela Hendrick eu trocaria. Acho que o Bowyer já deu o que ‘não’ tinha para dar.

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    1. O Bowyer é bom, eu não trocaria não. Acho que não é vantagem para ele sair nem para a equipe perdê-lo. Eu analiso o mercado nesse momento da seguinte forma: Kevin Harvick, Jeff Burton e Paul Menard têm contratos de longa duração (Burton encerra em 2014 e os outros dois também deve ser nessa época embora nada em oficial), mas a RCR precisa abrir espaço para Austin Dillon em uns dois anos. Visivelmente, eu diria que a tendência é ele entrar no lugar do Burton a partir de 2015, mas talvez seria interessante o time manter uma vaga – a do Bowyer – já para 2014 se for o caso.

      Por outro lado, Clint Bowyer é um piloto respeitado na garagem. Ele sabe que tem cacife para correr por Hendrick/Gibbs/Roush. Em 2011, Hendrick, Roush, RCR, Earnhardt Ganassi e Red Bull estavam com pilotos em último ano de contrato. Só que Burton e Biffle renovaram, enquanto Kahne e Martin devem trocar de vagas – com Kasey, hoje, já fechado com a Hendrick para 2012 e Mark possivelmente indo para a Red Bul -, assim as opções para mudar de equipe ficaram bastante travadas.
      Dessa forma, seria interessante para Bowyer renovar com a RCR por um período em que quando estiver livre do contrato coincida com todas essas vagas novamente em aberto.

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