F3 Alemã inicia 2011 com dobro do grid da ‘prima’ F3 Euro Series

Richie Stanaway
Richie Stanaway é o favorito para a temporada 2011 da F3 Alemã..

Se o último final de semana marcou o início da temporada europeia do automobilismo com as rodadas inaugurais de campeonatos como a F3 Inglesa e a World Series by Renault, este sábado, dia 23, campeonatos mais atrasados, digamos assim, iniciam a temporada 2011. Um desses certames é a F3 Alemã cuja rodada de abertura acontece em Oschersleben.

A versão alemã da F3 tenta aos poucos se estabilizar como o principal campeonato da região conhecida como norte da Europa ao atrair pilotos vindos de campeonatos disputados na Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, Finlândia, República Tcheca, Rússia e Suíça. Torneios esses como a ADAC Masters, que levou Richie Stanaway para a F3, além da F-Renault do Norte da Europa e F-BMW da Suíça.

Assim, grande parte dos inscritos para 2011 vem desses campeonatos. Mesmo que nomes anunciados durante o inverno europeu, como Daniel Aho – melhor finlandês entre Valtteri Bottas e Aaro Vainio – e Michael Lamotte – primeiro americano a ser campeão na Europa desde Scott Speed – não terem se confirmado, o grid segue bem forte. Além de Stanaway, pilotos como Patrick Schranner, Jeroen Mul, Sandro Zeller e Yannick Mettler aparecem como favoritos.

Hannes van Asseldonk, vindo da F-BMW europeia e da F-Abarth italiana, é quem corre por fora na disputa. Isso porque o jovem piloto irá correr pela fortíssima Van Amersfoort, que, vinda da Holanda, costuma dar chances a pilotos do país, embora aposte em um neozelandês – Stanaway – para o título de 2011.

Richie Stanaway
..mesmo assim Stanaway teve alguns contratempos na pré-temporada, como esse em Spa-Francorchamps

O principal nome para o novo campeonato, entretanto, é o de Tom Blomqvist, atual campeão da F-Renault britânica. Tom esnobou tanto a GP3 quanto a F3 Inglesa para correr na Alemanha pela também sueca Performance.

No entanto, a nova temporada da F3 Alemã merece destaque por dois motivos. O primeiro deles é a presença de Mikhail Aleshin na classe Light. Isso mesmo, o atual campeão da World Series by Renault, que chegou até mesmo a sondar uma ida para a F1 e ficou sem patrocinador mesmo depois de acertar com a GP2, aceitou correr por um campeonato menor nesse ano para não ficar parado. Algo bastante cruel, mas admirável em se tratando de um campeão.

O outro motivo é a presença de 23 carros na etapa de abertura. Quase o dobro dos 12 presentes na prova da F3 Euro Series, que praticamente compete nas mesmas pistas. Se antes o certame europeu era considerado o primo extremamente rico e famoso do alemão, hoje o certame da terra de Schumacher parece ensinar lições de como fazer para se reestruturar. Não é por acaso que durante a pré-temporada, a organização da Euro Series sondou sem sucesso diversas equipes, como a própria Van Amersfoort, além da HS Technik e da Performance, para um transferência.

Ainda que o campeonato alemão não tenha o mesmo destaque da própria categoria europeia ou da inglesa, parece ser o melhor caminho para os pilotos nascidos no norte do Velho Continente conseguirem dar o primeiro passo das carreiras.

Um comentário sobre “F3 Alemã inicia 2011 com dobro do grid da ‘prima’ F3 Euro Series

  1. E aí Felipe, tudo bem? Como vc avalia o grande feito do Nelsinho neste fim de semana chegando em segundo na Truck? parabens mais uma vez pelo excelente blog.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s