F1 2011 na China

Pista de Xangai de F1
A principal característica da pista de Xangai são as longas reeeeeeeeeeeeeeeeeeeeetas e a curva inclinada, aquela bolota antes da primeira reta

Com apenas uma semana de intervalo entre o GP da Malásia e o GP da China fica até fácil fazer esse post. Até porque, não há grandes variações entre as pistas de Xangai e de Sepang – sendo ambas criações de Hermann Tilke -, e o equipamento das equipes na China é praticamente o mesmo utilizado na semana anterior.

No entanto, algumas diferenças são notáveis entre os dois circuitos. Em primeiro lugar e mais importante, a temperatura em Xangai é menor do que a enfrentada em Kuala Lumpur. Assim, a tendência é que os carros parem menos nos boxes tornando possível a estratégia de duas paradas, embora, pelas características da pista, seja melhor fazer três e ter dois stints em pneus macios. Digo isso por causa das duas graaaaaaaaaaaaaaaaandes retas, que serão o lugar ideal para as ultrapassagens movidas a Kers e DRS. A asa traseira, aliás, só poderá ser usada na reta oposta.

O local da tal zona de ultrapassagem é o segundo fator decisivo na etapa chinesa. Na Malásia, a asa poderia ser usada na reta principal, que ficava logo após a reta oposta. Ou seja, a tática adotada pelos pilotos para evitarem ser ultrapassados era acionar o Kers na primeira reta e manter uma diferença superior a 1s na segunda. Assim, o DRS não poderia ser posto em prática.

Só que em Xangai, a asa traseira só poderá ser usada na reta oposta, que antecede a looonga reta dos boxes. Assim, não será mais possível se defender das ultrapassagens com a estratégia malaia. A tendência é que as disputas por posições aconteçam a rodo no primeiro trecho e a normalidade seja restabelecida na segunda parte. Como resultado, devemos ter brigas pela mesma posição por voltas e voltas para o resultado no final ser praticamente o mesmo. Algo similar ao que aconteceu entre Kobayashi e Schumacher na última corrida.

Deixando a pista de lado e falando das equipes, a Red Bull (leia-se Sebastian Vettel) começa a permitir uma maior aproximação da McLaren, que, por sua vez, anunciou atualizações para o carro já na etapa chinesa. Ao que tudo indica, parece que o treino classificatório será fundamental para definir o resultado da corrida (como sempre foi na F1). Se com os novos componentes a McLaren superar os rubrotaurinos, aí o time inglês pode, enfim, ter descoberto o caminho do ouro, principalmente porque a Red Bull ainda tem problemas no Kers.

Já a Ferrari segue naquele mesmo marasmo. O carro não é ruim, mas também não é bom. Os italianos estão espalhando para quem quiser ouvir que o carro tem um bom ritmo de prova, mas é ruim de classificação. Peraí, bom ritmo de corrida? Alguma vez nessas duas primeiras etapas tanto Fernando Alonso como Felipe Massa conseguiram seguir Sebastian Vettel? Corrigindo o que pensa Maranello, é possível dizer que o equipamento é bom para brigar pelo pódio, pelo título, não.

Aliás, é bom a Ferrari começar a identificar quem são os reais adversários. Até porque, a Renault foi superior nas duas primeiras provas. Eu tenho um palpite que o Kers do time anglo-francês é o melhor da F1 atual. O que explicaria as grandes largadas da dupla no GP da Malásia e de Petrov na Austrália, além do fato de Nick Heidfeld não ter perdido posição em Sepang mesmo diantes dos ataques de primeiro Lewis Hamilton e depois de Mark Webber. Vale ficar de olho em Xangai.

Por fim, ente as equipes que têm alguma relevância, a Williams está uma tristeza. O carro ainda não completou uma corrida sequer, algo igualado apenas pela Hispania. Fora isso, o desempenho na Malásia foi tão ruim que mesmo que o equipamento aguentasse até o fim não seria certeza de somar pontos. Entretanto, como o rendimento da equipe foi bem distinto nas duas primeiras etapas parece cedo para falar que o carro é mesmo ruim. Como a etapa chinesa se assemelha mais à australiana, então pode ser que o resultado seja um pouco melhor.

Como palpite totalmente furado, Sebastian Vettel vence mais uma, seguido por Hamilton e Alonso.

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