F3 Sudam 2011

 

Yann Cunha em Interlagos
Yann Cunha foi o campeão da F3 Sudam em 2010. Neste momento o tempo parou para a categoria

A F3 Sudamericana se diz o principal campeonato de monopostos do Brasil. Ou da América do Sul, dependendo do ponto de vista. Eu acho que deve ser, já que não há outro concorrente. Mas, apenas por acaso, a temporada 2011 começa no próximo domingo, dia 27, no Velopark. Você ouviu algo sobre pilotos, regras e prêmios? Não? Saiba que não está sozinho no mundo.

Se a gente puder dizer que a F3 daqui tem uma pré-temporada, até dá para arriscar e afirmar que a de 2011 foi animada. Afinal, Fernando Kid Rezende foi confirmado na Cesário, enquanto João Leme será o piloto da Hitech. O restante do grid deve ser mistério para gerar uma maior expectativa nos fãs da categoria. Só pode ser isso.

Por pior que pareça essa situação é muito melhor que a de 2010.  Na abertura da temporada passada, ninguém sabia quem ia correr. Salvo um nome ou outro mais badalado como o de Yann Cunha – que se tornaria campeão no final do ano -, a própria categoria anunciava nomes que sequer apareciam na pista. Como, por exemplo, a sul-africana Brittany Vorster.

Mas isso ainda não é o pior. Ano passado inventaram da etapa de abertura da temporada, em Brasília, coincidir com o show da banda Living Colour, que seria realizado no próprio circuito. Os músicos aproveitaram a cidade, falaram para todo mundo que gostavam de automobilismo e se divertiram muito. Os fãs, por sua vez, foram ao autódromo Nelson Piquet para acompanhar a corrida, que seria preliminar do show (!!!). Para maquiar a situação e impressionar a extensa cobertura da imprensa [sim, fui irônico], um bando de pilotos que nunca mais apareceu na categoria foi competir naquela etapa inicial para que tanto Living Colour quanto F3 se saíssem bem na mídia.

Voltando a 2011, com o final da pré-temporada, nada mais justo que entrar no site oficial da F3 e tentar me informar sobre a categoria. Só que são dois sites! Isso mesmo. Você joga no Google ‘site oficial F3 Sudamericana’ e aparece este e este. Claramente o primeiro era sobre a temporada 2009, enquanto o segundo para 2010, só que esqueceram de apagar o antecessor. E como nada é tão ruim que não pode ficar pior, o segundo site é porcamente atualizado. Além de sequer ter o calendário de 2011, as poucas notícias da home são na base do copiar e colar do site da F3 Inglesa, sendo que não há tradução.

Aí, vem dirigente dizer que ninguém quer transmitir a F3 e que ninguém investe  no futuro do automobilismo brasileiro. Faltando uma semana pra abertura do campeonato, sendo que o site não dá informação alguma sobre a temporada e apenas dois pilotos foram confirmados. Quem vai querer colocar dinheiro nisso? Nessas horas, o Living Colour não parece tão ruim.

P.S.: No segundo site, o sobre 2010, a notícia em destaque lembra que o titulo do Yann Cunha estava sob júdice. Alguém chegou a ver alguma notícia sobre isso depois? Eu não. Será que já foi julgado?

P.S.2: Quem quiser ver o calendário de 2011 basta clicar aqui.

2 comentários sobre “F3 Sudam 2011

  1. Valeu por colocar o link do calendário aí, porque o site da categoria é uma piada mesmo. A F3 podia ser muito melhor aproveitada como uma escola pra jovens pilotos se fosse bem administrada, organizadinha e de respeito. Quem sabe alguém poderia se interessar e mostrar algumas etapas. Mas pelo que você descreveu está muito, mas muito longe disso. Abraços!

    Curtir

  2. Quem não quiser ir para o Velopark por causa da F3 pode ir por causa da F1.6, esta sim, com um site(www.formulars.com.br) atualizado e bem produzido. Não temos os mesmos recursos tecnologicos da F3, nem o mesmo charme, mas temos 20 carros no grid que apesar de antigos estão muito bem atualizados pelas equipes.Pilotos da extinta Fórmula São Paulo já começam a procurar informações sobre o mais antigo campeonato regional de monopostos do Brasil.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s