
Se ano passado os nomes de Victor Carbone e da F2000 eram desconhecidos aqui no Brasil – exceto para quem acompanha este blog -, em 2011, com a ida para a Indy Lights, Carbone certamente ficará mais em evidência por aqui. Talvez, se ele tiver um bom desempenho, alguém lembre que Victor antes de assinar com a Sam Schmidt para correr na divisão de acesso da Indy primeiro participou da F2000 Championship Series, onde foi campeão.
Essa F2000 – não confundir com a USF2000, que faz parte daquele programa Road to Indy – é uma das categorias de base do automobilismo americano que atrai principalmente pilotos recém-saídos do kart ou que já fizeram um ou outro ano em uma escola de pilotagem. Em 2010, o Brasil teve dois representantes nesse certame, além de Victor Carbone, o país também contou com Fabio Orsolon. Curiosamente, ambos foram companheiros de equipe na Alegra, escuderia sediada no estado da Flórida.
Para 2011, a Alegra precisou mudar os dois pilotos. Para o lugar da antiga dupla, o time trouxe o venezuelano Angel Benítez e o brasileiro Gustavo Rizzo, de 19 anos, nascido no interior de São Paulo. Você provavelmente está se perguntando ‘quem é esse Gustavo Rizzo?’ e, acredite, eu fiz esse mesmo questionamento quando recebi a notícia. E olha, que pela minha profissão, acabo conhecendo pelo menos de nome um bom número de pilotos. Só que eu nunca ter ouvido o nome dele não é nenhum demérito. Pelo contrário, não sou parâmetro para nada.

Bom, apresentando o cara, ele nasceu em 1991 em São José dos Campos. O que explica um pouco a minha ignorância. A geração /91 do Brasil não teve tanto destaque no automobilismo porque a /92 – Felipe Nasr, André Negrão e Lucas Foresti – teve uma exposição muito grande desde o começo. Aí esses pilotos mais velhos estão agora no momento natural de se destacarem. Além de Rizzo, Nicolas Costa e Yann Cunha também são /91 e conquistaram títulos em 2010.
E falando em títulos é justamente para isso que o brasileiro foi contratado. Afinal, a Alegra é a atual campeã da categoria com o compatriota Victor Carbone. Sendo realista, para um primeiro o importante vai ser se adaptar ao automobilismo americano e terminar o maior número de corridas possível, até porque o regulamento da F2000 é bastante cruel com quem abandona provas.
Se você quiser ver a lista de pilotos confirmados até o momento para a temporada 2011 da F2000 CS, basta clicar aqui. O World of Motorsport, a exemplo de 2010, ficará de olho na categoria e sempre que algo interessante acontecer por lá, vira post por aqui.
Resposndo para vcs. O Gustavo foi para F2000, pelos dois motivos,por ter se destacado em treinos assitidos por Fabio Orsolon, que trabalha e integra a equipe. Por indicação do Darcy Marota, que é grande profissional e coach do Gustavo e pelo dinheiro que o Gustavo terá que injetar na equipe para correr. Espero que tenha ficado claro.
CurtirCurtir
Cara parabens pelo blog , muito bom !
A todos que quiserem saber mais sobre mim e a minha carreira nos Eua me sigam no twitter @gustavofrizzo e acessem meu site gustavorizzo.com.br obrigado a todos pela torcida forte abraco!!!
CurtirCurtir
Gustavo,
Obrigado pelos elogios e por visitar o blog para ajudar o pessoal aqui a conhecer um pouco mais sobre sua carreira!
CurtirCurtir
Ola Amigos!
Sobre a noticia publicada acima do piloto Gustavo Rizzo, posso concordar com voces que ele eh um piloto desconhecido no Brasil porque tem pouca experiencia no kart e outras categorias de base, mas pelo que sei e vi no seu site, correu de kart no interior de SP e Stock Jr, depois treinou com um Formula Ford, mas claro que automobilismo envolve dinheiro e patrocinio, e uma empresa (Sat Log)esta investindo nele nesta temporada. Espero que ele se destaque esse ano e defenda o titulo de 2010 da Alegra Motorsports.
CurtirCurtir
Felipe, cosiderando todos os novos pilotos nas diversas categorias de base do automobilismo, existe algum que te chame atenção? qual deles, se existe, tem potencial para brilhar tal como Senna, Piquet Pai…? Em tempo, o filho mais novo de Piquet segue o Pai no automobilismo? Mais uma vez parabéns pelo blog.
CurtirCurtir
Fabrício, olá!
Muito obrigado pelos elogio sobre o blog.
Pilotos brasileiros bons, o Brasil sempre teve. O problema agora é que, falando de F1, a gente tá em uma entressafra bastante forçada. Os últimos nomes eram Bruno Senna, Lucas di Grassi e Diego Nunes, mas nenhum deles deu certo. O único que parece ter chances de voltar à F1 é o Senna, mas não parece que ele seja melhor que um piloto mediano.
Não temos um novo Senna, nem um Piquet pai, porque nenhum país tem. O futuro da F1 é gente como Vettel e Hamilton e o Brasil tem sim alguns bons pilotos, que não é possível hoje dizer se estão no nível dos dois, mas possivelmente não.
Quanto a Nelsinho, Nelson. Segue no que? Acho que o filho tem um pouco da personalidade do pai e bastante talento.
CurtirCurtir
Felipe, não falei sobre o Nelsinho, mas o filho mais novo. Obrigado mais uma vez pela resposta.
CurtirCurtir
Faltou dizer por que ele foi convidado a fazer parte da equipe. Qual o retrospecto dele, já que ele é praticamente um desconhecido no Brasil.
CurtirCurtir
Carlos, olá!
Todas as informações que tenho estão no post. No kart eu desconheço o histórico dele e o convite na equipe eu imagino que tenha sido pelo motivo de sempre.
Ele treinou com eles e agradou e/ou levou algum dinheiro para a vaga. Só que isso é especulação apenas.
CurtirCurtir