ARCA inicia 2011 com testes em Daytona

 

Miguel Paludo
Miguel Paludo já participou de uma corrida da ARCA. Foi em 2010, no Kansas

Nesta segunda-feira, dia 10, faço uma exceção à coluna da Nascar para escrever sobre a ARCA. Mas como o assunto também aborda alguns pontos da principal categoria do turismo americano, não terá problema essa substituição.

A partir desta terça-feira, a ARCA vai realizar três dias de testes coletivos em Daytona para que equipes e pilotos possam se preparar para a corrida de abertura da temporada da categoria, no mês de fevereiro.

Como a Nascar exige que os pilotos inscritos para as corridas em super-ovais – Daytona e Talladega – tenham uma aprovação especial, uma das formas de conseguir essa permissão é participar da prova da ARCA no oval da Flórida. Por isso, esse teste ganha importância.

Sendo direto, o fato mais relevante desses treinos será a presença de Miguel Paludo. Ao menos para nós, brasileiros. O piloto vai correr em um carro preparado pela equipe Red Horse, a mesma para quem irá disputar a Truck Series, e seguirá o mesmo caminho feito por Nelsinho Piquet em 2010. Para quem não se lembra, o ex-piloto de F1 participou dos treinos e da corrida da ARCA – quando foi bastante criticado por se envolver em um acidente com Danica Patrick – antes de estrear na Nascar e terminar em sexto lugar.

 

Bobby Dale Earnhardt
Mais um Earnhardt se aventura no turismo americano. Agora é a vez de Bobby Dale Earnhardt

Paludo, aliás, não é o único piloto vindo da Nascar East a participar do treino. Além dele, Kevin Swindell, Ty Dillon e Jake Crum também vão participar da atividade. Entre todos, Crum é o menos relevante. Em 2010, fez duas corridas na East Series, brigou por TOP 10 e só. Vai testar pela Hixson Motorsport de importância também questionável.

Ty Dillon é neto de Richard Childress e vai competir pela equipe do avô. O irmão de Austin Dillon, da Truck Series, venceu as duas últimas corridas da ARCA na temporada passada e é o favorito ao título deste ano. Nesta segunda, em Daytona, foi confirmado, ao lado de Tim George Jr, pelo avô-patrão como piloto da equipe na briga pelo título da temporada 2011 da categoria.

Se Dillon já é certo, Swindell é um que ainda busca aonde correr. No último ano, o piloto participou da Nascar East e mesmo competindo por uma equipe mais fraca, a Baker-Curb, chamou a atenção ao conquistar algumas pole-positions e encerrar o ano na sétima posição. Em Daytona, estará testando para a tradicional equipe de Eddie Sharp. Ainda que os dois lados se unam em futuras corridas, Kevin não deve correr a temporada completa da categoria.

Ao lado do piloto, estará Jason Bowles, experiente piloto da Nascar West, que busca alcançar a Nationwide. Com a dupla da Eddie Sharp – ao menos para os treinos – confirmada, a ausência mais sentida é a de Brandon McReynolds, filho do comentarista Larry McReynolds. Era esperado que o piloto competisse durante toda a temporada 2011 da ARCA, mas estando fora da lista, as chances de confirmação para a corrida, assim como para o ano, diminuem. Outro de fora, mas que persegue uma vaga na Nascar, é Steve Arpin.

Além desses pilotos, os testes da ARCA servem para ver o que os confirmados para a temporada 2011 podem fazer. Só que no quesito testar a habilidade, outra figura conhecida chama a atenção entre os 60 inscritos: Milka Duno. A venezuelana vai participar tanto do treino quando da corrida pela equipe de Patrick Sheltra, atual campeão da categoria.

Por fim, mas não menos importante, um nome bem conhecido da Nascar estará na pista: Earnhardt. É Bobby Dale Earnhardt, neto do heptacampeão e filho de Kerry. Certamente é mais um que apenas se aproveita do sobrenome famoso, mas, que assim como o pai, não dispõe de muito talento.

Um comentário sobre “ARCA inicia 2011 com testes em Daytona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s