Zach Veach
Uma foto do carro do Zach Veach para ilustrar. Juro que procurei do Vinícius, mas não existe

Se em 2010 Lucas Foresti foi o responsável por conquistar a primeira vitória brasileira no automobilismo já no dia 17 de janeiro, este ano o primeiro triunfo do país aconteceu ainda mais cedo.

Competindo no festival de inverno da USF2000, Vinícius Perdigão, logo no dia 3 de janeiro, conquistou a vitória na prova de abertura do evento, em Sebring.

Seja lá quem for o dono da ideia de criar um campeonato logo no terceiro dia do ano, saiba que não deu certo. A rodada de abertura do torneio de inverno reuniu um grid cheio. Seis pilotos apenas, sendo que um deles era da categoria Light – e depois a gente reclama do F3 Brazil Open que consegue quase o dobro disso.

Mesmo com tão poucos carros, o torneio é interessante devido à participação da dupla da Andretti, formada pelos jovens Zach Veach e Spencer Pigot. Tanto é que os dois dominaram todas as atividades, e Veach marcou a pole-position para a primeira corrida.

Na prova, os americanos mantiveram a ponta desde a largada com Vinícius aparecendo logo em seguida. Só que na metade da corrida, em voltas consecutivas, tanto Veach quanto Pigot foram obrigados a abandonar por causa de problemas na caixa de câmbio. Com as falhas, o piloto brasileiro pulou para a liderança e cruzou a linha de chegada em primeiro.

Além de ser a primeira vitória do Brasil em 2011, também é o primeiro triunfo da carreira de Vinícius Perdigão, que fazia a corrida de estreia nos monopostos. Até 2009, ele ainda competia no kart.

Na segunda corrida do festival, disputada na terça-feira, o grid de largada foi ainda menor, já que um dos pilotos não pôde correr pois destruíra o carro em um dos treinos livres. Com apenas cinco competidores, sendo um da categoria Light, Veach repetiu o domínio e, sem problemas mecânicos dessa vez, venceu de ponta a ponta. Pigot terminou em segundo e Vinícius Perdigão foi o terceiro. Com os resultados, o brasileiro ainda é o líder da competição, que volta às pistas nos dias 12 e 13 de janeiro, para mais três corridas em Homestead-Miami.