5 futuras histórias da Nascar em 2011

 

Denny Hamlin e Jimmie Johnson
Denny Hamlin e Jimmie Johnson foi um duelo constante em 2010

Com o ano novo começando – e com a habitual falta de assuntos dessa época – a coluna da Nascar desta segunda-feira, dia 3, não vai tratar de nada do que aconteceu na categoria até agora. Pelo contrário. Para iniciar a temporada, listo os cinco principais assuntos, líderes em expectativa, que devem ser abordados em futuras oportunidades.

5) A recuperação do ano: a temporada 2009 de Kevin Harvick foi péssima. O piloto de Richard Childress não teve um bom desempenho ao longo do ano – quando passou várias corridas brigando pela 30ª colocação no máximo – e ficou de fora do Chase por cerca de 700 pontos. No ano passado, Harvick não só se classificou para os playoffs, como foi o piloto que mais pontuou ao longo das 36 provas, ao somar por volta de 1500 pontos a mais em relação à temporada anterior. De quebra, o piloto ainda encerrou um incomodo jejum de vitórias na Sprint Cup, que durava desde 2007.

Em 2011, os candidatos a dar a volta por cima são muitos. Entre os principais, destaco Dale Earnhardt Jr, que deve uma boa exibição desde que se transferiu para a Hendrick, e Brian Vickers, que ficou boa parte da última temporada afastado das pistas por conta de um problema de saúde. Além deles, Ryan Newman, Mark Martin, Martin Truex Jr, Juan Pablo Montoya e Joey Logano tiveram resultados no último ano abaixo do que já provaram serem capazes.

4) Kyle Busch triunfando na Sprint Cup: Desde que deixou a Hendrick e foi para a Joe Gibbs, Kyle Busch se transformou em uma das maiores estrelas da Nascar. Tão habilidoso quanto polêmico, o americano ficou marcado ao entrar no Chase como líder imbatível da temporada 2008 e sequer terminar o ano entre os cinco primeiros. Enquanto isso, bateu quase todos os recordes possíveis na Nationwide – onde conquistou o título de 2009 – e criou um time na Truck Series,  sendo o campeão entre os donos de equipe logo no ano de estreia.

Fazendo uma rápida analogia, é como se ao invés de LeBron James ter ido para o Miami Heat para tentar conquistar o título da NBA, o atleta optasse por retornar à liga universitária e se tornar o principal jogador da categoria, onde montaria até um time próprio.

Como ninguém quer ver LeBron se destacando em um campeonato de acesso à NBA, ninguém quer ver Kyle Busch brilhando apenas na Nationwide e na Truck Series. A expectativa é que em 2011, o piloto enfim possa repetir na Sprint Cup o desempenho apresentado nas categorias de acesso.

 

Trevor Bayne
Trevor Bayne pode virar história em 2011 caso conquiste a Nationwide Series

3) Nationwide vencida por um piloto de fora da Sprint Cup: Desde o bicampeonato de Martin Truex Jr, em 2004 e 2005, o campeão da Nationwide é um piloto que corre também de forma integral na Sprint Cup. Nesses cinco anos, Kevin Harvick, Carl Edwards, Clint Bowyer, Kyle Busch e Brad Keselowski levantaram a taça.

A invasão dos pilotos da categoria principal na divisão de acesso levou ao debate sobre a legalidade disso. Durante as discussões, o argumento de que as estrelas da Sprint Cup atraem público e televisão foi muito forte e permitiu que a situação permanecesse a mesma. Para 2011, porém, algo pode mudar.

Ainda que a Nascar não tenha se manifestado, é grande a possibilidade de os pilotos da Sprint serem liberados para competir em quantas corridas quiserem. No entanto, eles devem ser impedidos de somar pontos no campeonato. Se essa mudança ocorrer, os jovens pilotos da Nationwide passam a ter a oportunidade de brigar pelo título. Com isso, alguns nomes já se destacam: Trevor Bayne (Roush-Fenway), Reed Sorenson, Justin Allgaier e Jason Leffler (Turner) e Brian Scott (Joe Gibbs). Espero no final do ano possa não só escrever sobre o título de um deles – mesmo que por conta da limitação da Nascar –, como também de vitórias conquistadas ao longo da temporada.

2) Denny Hamlin x Jimmie Johnson: O final da última temporada da Nascar foi marcada por um excelente duelo entre esses dois pilotos pelo título. A dupla se alternou na liderança da tabela, mas no final o campeonato foi conquistado por Johnson.

Agora a expectativa é para que o duelo se repita também ao longo das primeiras 26 etapas. Afinal, com a temporada 2010 sendo definida por uma margem de pontos tão apertada, pilotos e equipes perceberam a importância dos dez pontos de bônus por vitória durante a temporada regular. Só que é bom os dois abrirem o olho. Carl Edwards, Kevin Harvick e Matt Kenseth farão de tudo para se intrometer – e vencer – esse duelo.

 

Nelsinho Piquet
Em 2011, a expectativa é para que Nelsinho Piquet - assim como Miguel Paludo vença na Nascar. A propósito, perceberam que meu blog patrocinou a A1 GP? Vejam o nome dele ali no pódio

1) Brasil no Victory Lane: Com a confirmação de que tanto Miguel Paludo quanto Nelsinho Piquet vão competir toda a temporada da Nascar Truck Series, a expectativa por um bom resultado  brasileiro cresce. Apesar de eles estarem em desvantagem em relação aos adversários devido à pouca experiência em ovais, não é impossível que eles cheguem em primeiro em alguma corrida.

Para isso, eles podem se espelhar em outro piloto que fez a transição para os ovais recentemente: Scott Speed. O ex-piloto de F1 participou de algumas provas da Truck Series, em 2008, e conquistou uma pole-position e uma vitória. Aliás, novatos vencendo corridas não é algo inédito, tampouco raro. Tomando isso por base, é possível que algum piloto brasileiro receba a bandeira quadriculada em 2011.

O único problema para as pretensões de vitória da dupla brasileira será o forte nível da Truck Series em 2011. Além disso, na briga por novato do ano, o duo verde e amarelo irá enfrentar pilotos habilidosos como Craig Goess e Joey Coulter, além dos ainda não confirmados Cole Whitt, da Red Bull e Troy Rave, da Roush.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s