Connor De Phillipi
Connor De Phillipi é candidato a ser o principal nome dos Estados Unidos em 2011

Quando eu fiz o post sobre Daniel Abt, falei que a Alemanha teve, durante a década, a capacidade de revelar novos pilotos ano após ano sem perder a qualidade. Era quase rotina os jovens do país abocanharem títulos nas categorias de acesso à F1.

Os Estados Unidos, de forma mais discreta, começa a viver essa realidade. Se alguns anos atrás, as revelações americanas não passavam de um ou outro gato pingado – como JR Hildebrand, A.J. Allmendinger e Graham Rahal – hoje a situação está um pouco melhor. John Michael Edwards foi o principal nome do país em 2009 e inclusive já tem a estreia na Indy especulada para as próximas 500 Milhas, pela Rahal/Letterman/Laningan.

Depois foi a vez de Conor Daly impressionar. Em 2010, o jovem dominou a Star Mazda e é disputado pelas principais equipes da Indy Lights e pela Carlin, na GP3, para seguir a carreira. Como o objetivo desta seção é falar das promessas de 2011, o assunto aqui é o sucessor de Daly: Connor De Phillipi.

Conor Daly e Connor De Phillipi
Conor Daly e Connor De Phillipi: as semelhanças vão muito além do nome

As semelhanças entre Conor Daly e Connor De Phillipi não param no nome. Os dois xarás tiveram uma trajetória muito parecida na curta carreira no automobilismo. Daly foi campeão da Skip Barber em 2008 e ainda conquistou, no Reino Unido, o Trofeu Walter Hayes de Fórmula Ford – uma das competições mais importantes da categoria. No ano seguinte, adivinha quem foi o vencedor da Skip Barber. É, foi De Phillipi. E chutem qual foi o outro triunfo dele no ano. Trofeu Walter Hayes? Exato.

Enquanto o xará mais novo seguia seus passos, em 2009, Conor Daly foi correr na Star Mazda. No ano de estreia, terminou na terceira posição, mas acumulou bastante experiência como um novato. Em 2010, Daly conquistou o título da categoria usando o que aprendera no ano anterior. E adivinhem quem foi o novato que terminou justamente na terceira colocação. É, Connor De Phillipi.

Connor De Phillipi
Curiosamente, Connor De Phillipi estampa o cavalinho da Ferrari no topo do capacete (clique na imagem para ampliar)

De Phillipi tem 18 anos recém-completados. Caso você esteja lendo ainda hoje – no Natal – esse post, então ainda há tempo para mandar os parabéns ao piloto, já que ainda é aniversário dele. Aliás, voltando a Conor Daly, sabem quando ele faz aniversário? Errado! O atual campeão da Star Mazda completou 19 anos no dia 17 de dezembro. Quase hein.

Levando em conta todas as semelhanças, Connor De Phillipi tem bons motivos para acreditar no título da temporada 2011 da Star Mazda. O piloto ainda não confirmou a participação na categoria, mas deve continuar no time JDC, onde correu na temporada passada.

O garoto evoluiu muito ao longo da última temporada. Nas primeiras dez corridas, terminou cinco vezes em quarto ou quinto, sendo esses os melhores resultados obtidos. Nas três etapas finais, De Phillipi não só subiu ao pódio pela primeira vez, como tornou isso uma constante. Foram dois terceiros lugares e uma vitória, justamente na corrida final, em Road Atlanta. Na penúltima prova, em Mosport, o piloto já havia sido o destaque do final de semana ao fazer uma corrida de recuperação, cheia de ultrapassagens, mas terminando atrás de Conor Daly.

As semelhanças entre os dois xarás, além do bom desempenho nas últimas etapas, colocam Connor De Phillipi não só como favorito para a temporada 2011 da Star Mazda como também um dos principais candidatos a se destacarem no ano. Para ler os demais textos sobre as jovens promessas para 2011, basta clicar aqui.