Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti
Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti terão a missão de fazer os fãs da Andretti Autosport se esquecerem de Tony Kanaan

A Andretti Autosport está finalizando os planos para a temporada 2011. Depois de dispensar Tony Kanaan e romper a parceria com a AFS, a equipe de Michael Andretti está montando um plantel recheado de pilotos americanos para as diferentes categorias em que compete.

Na Indy, o time continua com Danica Patrick, Marco Andretti e Ryan Hunter-Reay. Os dois primeiros se destacam nos circuitos ovais, enquanto o último foi o único a vencer – além de Kanaan – em 2010, em um circuito misto. Sem o brasileiro, um dos três vai precisar assumir o papel de líder, mas a tendência é que um empurre a tarefa para o outro.

Danica mais uma vez vai fazer algumas provas na Nascar Nationwide Series e não parece estar disposta a ser a carregar a responsabilidade de conduzir a Andretti na Indy ao sucesso. Marco ainda é inexperiente e não tem o mesmo prestígio que os ascendentes, o jovem está mais para protegido do que para líder da equipe. Por fim, Hunter-Reay é o menos conhecido do trio. Ainda que consiga os melhores resultados, o piloto sequer tem certeza de participar de toda a temporada 2011.

Marco Andretti
Só que Marco Andretti não parece muito animado para liderar o time

Se as vagas na Indy estão preenchidas, o mesmo não pode ser dito em relação às da Indy Lights. Se nos últimos três anos a equipe de Michael Andretti correu em parceria com a AFS, o mesmo não vai acontecer em 2011. Cada grupo irá inscrever dois carros. Pelo lado do time do ex-piloto de F1, cinco pilotos testaram durante a pré-temporada em busca de duas vagas: Conor Daly, Philip Major, Josef Newgarden, Tristan Vaultier e Victor Garcia.

Devido à temporada dominante na Star Mazda em 2010, Daly é o favorito, mas o americano pode acabar fechando para correr na GP3. Assim, acredito que Major e Newgarden possam ser os primeiros nomes da lista. Outro que pode acabar no time é Stefan Wilson – irmão de Justin Wilson –, que competiu para Bryan Herta, em 2010.

Sage Karam
Sage Karam é a principal aposta da Andretti Autosport para o futuro

Falando na Star Mazda, o time de Michael Andretti estreia na categoria e irá inscrever um carro para a temporada 2011. Será para Sage Karam, piloto em desenvolvimento do time, autal campeão da USF2000.

Por fim, na própria USF2000, Andretti anunciou que Zach Veach permanece no time, onde tentará vencer a temporada 2011 e terá o também americano Spencer Pigot como companheiro. Pigot é o atual campeão da Skip Barber e conseguiu bons resultados competindo de F-Ford nos campeonatos de inverno ingleses.