Miguel Paludo na Nascar em 2011

Miguel Paludo na Red Horse Racing
Miguel Paludo acertou com a Red Horse Racing para a temporada 2011 da Nascar Truck Series

Com Miguel Paludo confirmado para a temporada 2011 da Nascar Truck Series, é evidente que o interesse pelo piloto aumente. Afinal, quem é esse primeiro brasileiro a competir uma temporada completa na Nascar?

Miguel Paludo nasceu na cidade gaúcha de Nova Prata, no dia 26 de julho de 1983. Como todo aspirante a piloto, fez a carreira no kart, conseguindo algum destaque em campeonatos regionais.

Mas ao contrário do caminho natura daqueles que querem seguir no automobilismo – quando depois do kart rumam para alguma categória de fórmula barata – Paludo foi competir na Campeonato Gaúcho de Marcas, em 2005, a bordo de um Corsa. O piloto conseguiu algumas vitórias, se credenciando a correr no ano seguinte na Copa Clio, que fazia parte daquele Renault Speed Show, a versão brasileira da World Series by Renault.

Em 2007, Paludo largou os pouco potentes Clios para competir em verdadeiras máquinas de corrida: os Porsche 997 da Porsche GT3 Cup. O gaúcho foi um dos responsáveis, ao lado de Constantino Jr, pela popularização da categoria entre os fãs do automobilismo brasileiro.

 

Miguel Paludo na Porsche GT3
Miguel Paludo foi bicampeão da Porsche GT3

Durante a temporada de 2008, a disputa entre os dois foi apertada com o executivo da GOL conseguindo um maior número de vitórias (9 contra 3 do gaúcho) . Entretanto, os compromissos empresarias e a boa forma do adversário fizeram com que o mineiro perdesse o título por 11 pontos

No ano seguinte, é possível dizer que Miguel Paludo esteve no auge de sua carreira no Brasil. O piloto somou dez vitórias na Porsche Cup, derrotando Constantino por 79 pontos e conquistando o bicampeonato. Além disso, o gaúcho ainda disputou doze corridas no GT3 Brasil, somando quatro triunfos ao lado de Ricardo Maurício e garantindo o campeonato para a equipe WB.

Aqui vai um dado curioso que muita gente não sabe. As 14 vitórias de Miguel Paludo em 2009 o colocoaram como o maior vencedor do ano entre os pilotos brasileiros de todas as grandes categorias mundiais, além de estar entre os 20 primeiros do mundo – excluindo apenas divisões de acesso bem obscuras dos esportes a motor.

 

Carro de Miguel Paludo e Ricardo Maurício na GT3 Brasil
Carro de Miguel Paludo e Ricardo Maurício na GT3 Brasil, com o qual o gaúcho alcançou a última das 14 vitórias em 2009 (clique na imagem para ampliar)

Neste ano, o piloto de Nova Prata assinou com a Germain Racing para a disputa da Nascar East, que teve cobertura extensiva aqui no blog. Em uma das gerações mais promissoras dos últimos anos, o brasileiro terminou o campeonato no 15º lugar, com um TOP5 e dois TOP 10 ao longo da temporada. No final do ano, o piloto estreou na Nascar Truck Series conseguindo um importante nono lugar, em Bristol, ainda competindo pela Germain Racing.

Depois terminou em 20º no Kentucky e, já pela Red Horse, em 33º no Texas ao abandonar depois de ir para o muro depois de um erro. Na prova texana, porém, o brasileiro largou da oitava posição.

Para finalizar, um outro dado curioso: durante toda a temporada da Nascar East, Miguel Paludo aparecia como piloto da cidade de New Silver, em uma tradução livre de Nova Prata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s