O ano de Mike Rockenfeller

 

Mike Rockenfeller
Apesar da temporada irregular no DTM, Mike Rockenfeller ri de 2010

Mike Rockenfeller surgiu rapidamente nas categorias de turismo alemã. O piloto pulou dos monopostos da Fórmula Konig – onde competiu em 2001 – para os pesados carros da Carrera Cup, conquisto o título em 2004. A partir daí a carreira foi meteórica. Em 2005, aos 21 anos, se tornou um piloto oficial da Porsche e conquistou o FIA GT na classe GT2, competindo pela montadora.

No mesmo ano, Rockenfeller foi o melhor classificado nas 24h de Le Mans na mesma GT2. Em 2006, o alemão competiu na ALMS, quando ficou com o vice-campeonato. Aos 23 anos, o piloto deixou a Porsche e se juntou à Audi no DTM. A esperança era de que o jovem se juntasse rapidamente aos grandes nomes da marca de quatro argolas, como Mattias Ekström e Timo Scheider.

No ano de estreia, logo na segunda corrida, Rockenfeller mostrou que toda a expectativa criada ao seu redor não foi a toa e logo alcançou um lugar no pódio ao chegar atrás apenas de Gary Paffett. Até o fim da temporada, ainda somou pontos em outras duas corridas antes de finalizar o ano em 12º, superando de longe o companheiro Lucas Luhr. Naturalmente, todos esperavam que o piloto conseguisse um melhor desempenho em 2008, quando estaria mais experiente, e pudesse enfim brilhar nas pistas alemãs.

Mike Rockenfeller pilotando o carro da Audi em Le Mans
No Endurance, Mike Rockenfeller conquistou os principais triunfos da carreira

Se Mike Rockenfeller marcou 11 pontos na temporada de estreia no DTM, nos dois anos seguintes somados, somou apenas 10. Os fracos resultados depois de três anos na categoria fizeram com que o status de promessa que não vingou – o chamado ‘foguete molhado’  – começou a incomodar o piloto.

Em 2010, Rockenfeller mudou de equipe. Ainda com algum prestígio desde a época que era considerado uma grande promessa, o piloto trocou o Team Rosberg pelo Team Phoenix, onde foi substituir Oliver Jarvis, contratado pelo oficial da Audi na categoria. A transferência deu resultado. Até o momento, já são 22 pontos somados com direito a um pódio, um resultado que não aparecia desde a temporada de estreia.

A consagração do alemão veio mesmo nas provas de endurance. Ao lado de João Barbosa, Ryan Dalziel e Terry Borcheler, o piloto conquistou as 24h de Daytona no início do ano pela surpreendente equipe Action Express. A bordo de um dos Porsche inscritos no grid, o quarteto fez uma pilotagem sem erros e ainda foram rápidos o suficiente para superar o BMW da Chip Ganassi, de Scott Pruett.

Rockenfeller retornou a uma grande prova do endurance em junho. Após a participação desastrosa da Audi em 2009, a montadora alemã decidiu fazer profundas modificações no time. Entre os contratados para a edição 2010 estava a dupla Romain Dumas e Timo Bernhard, considerada uma das parcerias mais fortes da atualidade. O terceiro piloto escalado para fechar o trio foi justamente Mike Rockenfeller. Na corrida, nenhum Peugeot chegou ao final e o trio formado pelos pilotos com passagem pela Porsche sagrou-se campeão, superando o principal time dos alemães, formado por Allan McNish, Dindo Capello e Tom Kristensen.

Vencedores das 24h de Le Mans
Mike Rockenfeller, ao lado de Romain Dumas e Timo Bernhard, comemoram a vitória nas 24h de Le Mans

Sendo um dos primeiros pilotos a conquistar essas duas importantes corridas no mesmo ano, Rockenfeller deixou as desconfianças de promessa frustrada para trás e assumiu um lugar de destaque entre os pilotos de endurance. Agora o alemão tenta levar ao DTM o bom momento que conseguiu nas demais categorias. Em 2011, não será surpresa se o piloto com agora 27 anos conseguir uma temporada sólida no turismo, ao mesmo tempo em que repete os resultados obtidos em Daytona e em Le Mans.

OBS: Por conta de uma série de compromissos, só consegui finalizar o post agora. Peço desculpas aos leitores que viram a incômoda mensagem de “volte a seguir”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s