F1 no Brasil

Traçado da pista de Interlagos
Para mim, Interlagos é um dos melhores traçados da F1, e por algum motivo, os pilotos estão destacando as curvas 6 e 7, a Ferradura e o Laranjinha. Aliás, só eu que acho que o mapa está de cabeça para baixo?

A F1 chega a Interlagos para mais um momento de decisão. Nos últimos quatro anos, a pista brasileira decidiu o campeão. Em 2010, isso está mais difícil de acontecer, já que a vantagem de Fernando Alonso não é tão elástica e ainda resta mais uma corrida, em Abu Dhabi.

No Brasil, a previsão é a mesma dos últimos GPs: a chance de chover é grande. Com pista molhada ou não, a Red Bull é favorita. Talvez apenas um combinado de fatores, como aconteceu na última semana em Yeongam, ou safety-car somado às condições climáticas inconstantes – como foi dois anos atrás na mesma pista brasileira – poderá tirar a vitória dos taurinos.

Ainda quanto à Red Bull, eles não decidiram se vão priorizar Mark Webber ou Sebastian Vettel. Eu acho que isso não vai mudar nada e Fernando Alonso será campeão do mesmo jeito. Só que matematicamente, o australiano tem vantagem em relação ao alemão.

Falando no espanhol, nesta terça-feira, dia 2, Felipe Massa afirmou não se importar das críticas da imprensa e do público caso o GP do Brasil termine em jogo da equipe da Ferrari. Não que vá acontecer algo como foi na Alemanha, mas pode ser que a eventual mudança de posições aconteça nos boxes, como já ocorreu antes envolvendo o próprio brasileiro e Kimi Raikkonen.

A McLaren corre por fora na disputa pelo título. Lewis Hamilton sabe que jogou todas as chances de título no lixo com os abandonos na Hungria, na Itália e em Cingapura, já Button apela para o discurso de repetir o que Raikkonen fez em 2007 (quando tirou 17 pontos em duas corridas), mas certamente se conformou em ser o escudeiro do companheiro nas corridas finais.

Rubens Barrichello não é o favorito de outrora, mas pode surpreender e fazer uma boa corrida. E por favor, sem “chuva é bom para o Rubinho”. Afinal, quantos GPs do Brasil tivemos debaixo de chuva e em quantos ele teve um desempenho melhor que no seco? Eu aposto no bom resultado devido à capacidade como piloto aliada ao fato de conhecer a pista como poucos. No meio do pelotão, o outro destaque é Kamui Kobayashi, que retorna ao local de estreia na F1.

Lucas Di Grassi e Bruno Senna seguem o martírio de sempre. Se o fator casa se aplica a Barrichello, para ambos vale o mesmo. Depois de duas corridas (?) sofríveis, o piloto da Virgin pode emplacar o melhor resultado do ano, no Brasil. Apesar de o carro inglês não ser bom, certamente já é mais estável que antes e Di Grassi pode se inspirar no conhecimento que tem do circuito, além do apoio da torcida para superar também as Lotus, fora Timo Glock.

No momento, dos quatro brasileiros, Lucas é o que tem a situação mais complicada em relação a 2011, já que Glock renovou com a equipe e Jérôme D’Ambrosio afirma estar 95% (o que não quer dizer muito) fechado com a Virgin. Bruno Senna, por outro lado, se tornou um forte concorrente a substituir Jarno Trulli na Lotus. Ponto para o brasileiro, que poderá pilotar para uma equipe que tem perspectivas de crescimento e larga de uma vez a carroça da Hispania. De Senna, pouco espero no Brasil. Melhor sorte em 2011, se estiver no grid.

Agora aos palpites furados. Jenson Button vence na chuva com a Williams completando o pódio. Red Bulls vão se tirar da corrida e Ferrari vai dar mancada com Alonso. O resto vai ficar perdido na chuva. Ok, sem viajar muito, aposto em Vettel, Webber e Alonso só para embolar o campeonato.

Ah sim, o site Grande Prêmio está praticamente com a equipe toda em São Paulo para a cobertura da corrida. Pelo que já foi produzido nesses dois dias, dá para  se ter uma ideia do que virá durante o GP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s