Richard Bradley se tornou campeão da F-BMW do Pacífico
Sempre efusivo nas comemorações, Richard Bradley se tornou o campeão da temporada 2010 da F-BMW do Pacífico

É inegável que a temporada 2010 da F-BMW do Pacífico foi a consolidação da categoria asiática. O bom trabalho de Rio Haryanto – campeão do certame asiático em 2009 – na GP3, quando terminou na quarta colocação, aumentou o interesse pelos pilotos que correm do outro lado do mundo.

Em 2010, o certame contou com Dustin Sofyan – amigo de longa data de Haryanto – além de Nabil Jeffri, que se tornou a pessoa mais jovem a pilotar um carro de F1, ao guiar a Lotus aos 16 anos de idade. Somados à dupla estavam uma série de pilotos vindos dos países da Ásia e da Oceania, além do colombiano Óscar Tunjo e do inglês James Birch.

Como já havia acontecido no ano anterior, vários pilotos convidados participaram das etapas ao longo do ano, com destaque para Danil Kyvat, Michael Lewis e Carlos Sainz Jr (todos da Eurointenational no campeonato europeu) e para Fahmi Ilyas e Hannes van Asseldonk (também vindos do europeu).

 

Carro de Richard Bradley
Mesmo contra os carros convidados, Richard Bradley conquistou três vitórias

Apesar do domínio desses convidados, a experiência que eles trouxeram para os asiáticos é importante. Porém, como esses pilotos não somam pontos no campeonato, a disputa ficou entre os candidatos regulares.

Depois de seis rodadas, passando por importantes pistas da Ásia, como Sepang e Marina Bay, o cingapuriano Richard Bradley, de 19 anos, sagrou-se campeão. O piloto venceu sete corridas – e somou os pontos do vencedor em outra -, marcou duas pole-positions e cravou três voltas mais rápidas. Até o momento, Richard somou 216 pontos, contra 140 de Tunjo e 122 do australiano Jordan Oon.

Apesar de 19 anos, Bradley fazia a estreia nos monopostos comeptindo pela equipe filipina Eurasia Motorsport. Mesmo com o título já decidido, ainda resta uma corrida: a tradicional prova de Macau, quando os pilotos convidados devem fazer mais uma aparição na categoria. Para o novo campeão, a próxima temporada será importante para ver se ele será em capaz de seguir o caminho de Haryanto.