Brandon Maisano
Brandon Maisano conquistou o título da F-Abarth

No final de 2009, a Ferrari anunciou a criação do Ferrari Driver Academy como entrada da equipe italiana no mundo do desenvolvimento dos jovens pilotos. Em menos de um ano, ainda é muito cedo para avaliar se a iniciativa deu resultado. Até porque, nem mesmo o plantel do programa está claramente formado.

Enquanto o time contrata Sergio Pérez, que vai estrear na F1 em 2011 pela Sauber, os meninos de 15 ou 16 anos, que competem na F-Abarth mostram que o investimento da Scuderia começa a dar resultado. Nada mais significativo do que ser campeão em plena Itália da principal categoria de acesso do país. Neste final de semana, o francês Brandon Maisano – integrante do FDA – garantiu o título da competição, enquanto Raffaele Marciello, também do programa, finalizou entre os primeiros e foi o italiano mais bem colocado.

A partir da próxima temporada, ambos vão continuar no caminho incerto rumo à F1, mas já fizeram uma boa imagem com a equipe. Vale lembrar que o vencedor da F-Future aqui do Brasil vai ganhar uma vaga no Ferrari Driver Academy, além de uma temporada paga na própria F-Abarth. Em outras palavras, ele terá a responsabilidade de substituir Maisano e Marciello.